Fies – Quais os tipos de fiança e o que é o FGEDUC?

Conheça as formas de fiança para aderir ao Fies e como você pode recorrer ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC).

Nem sempre é possível arcar com todas as mensalidades do curso que você escolheu para ingressar no Ensino Superior, mas, antes de aderir ao Fies e financiar o valor da sua faculdade, saiba o que é preciso para atender a um item importante da seleção para o Fies: o fiador.

Com exceção de alunos que já sejam bolsistas parciais do Prouni ou alunos matriculados em cursos de licenciatura (ambos possíveis de recorrer ao FGEDUC, você precisará de um ou mais fiadores para aderir ao Fies.

Dica 1: Fies, o que é? – Veja como fazer faculdade agora e pagar depois: https://blogdoenem.com.br/fies-faculdade-pagar/

Há dois tipos de fiança, convencional e solidária:

Convencional: é aquela prestada por até dois fiadores apresentados pelo estudante ao Banco (Caixa Econômica ou Banco do Brasil), observadas as seguintes condições: os fiadores deverão possuir renda mensal bruta conjunta pelo menos igual ao dobro da parcela mensal de cada semestre. Por exemplo, se a sua mensalidade for de R$700,00, seus dois fiadores devem ter uma renda mensal bruta conjunta de pelo menos R$1.400,00.

Solidária: É um tipo de fiança em que você pode reunir um grupo de três a cinco outros estudantes financiados pelo Fies, sendo que cada um do grupo se compromete como fiador solidário do total de valores devidos individualmente pelos demais. O grupo de fiadores solidários deve ser apresentado no Banco no ato da contratação do financiamento. Cada estudante poderá participar de apenas um grupo de fiadores solidários, não podendo ser fiador novamente de algum estudante do FIES.

No caso do grupo de fiança solidária, não é exigida comprovação de rendimentos dos integrantes. Todos os membros do grupo devem obrigatoriamente ser estudantes da mesma instituição de ensino, matriculados no mesmo local de oferta de cursos.

Dica 2 : Veja aqui como financiar 50% ou 100% do curso pelo Fies – https://blogdoenem.com.br/fies-financiar-50-100-curso-fies/

O que é FGEDUC ?

É o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo, também conhecido como Fundo Garantidor. O FGEDUC é uma opção para os estudantes que gostariam de aderir ao Fies, mas encontram dificuldades em conseguir fiador. O Fundo garantidor só pode ser recorrido pelos seguintes estudantes:

  • Matriculado em curso de licenciatura.
  • Estudante com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio.
  • Bolsista parcial do Prouni que opte pela inscrição no Fies no mesmo curso em que possui a bolsa.

Caso você se enquadre nos itens acima, deve solicitar o FGEDUC no momento da inscrição, verificando se a faculdade que você escolheu possui a opção do FGEDUC, pois a adesão ao Fundo pelas instituições é voluntária.

Dica 3: Fies – Lista completa de instituições conveniadas ao programa: http://www.blogdofies.com.br/fies-instituicoes-conveniadas/

Post produzido por Carol Grechi.

Fies

Curso Gratuito por um mês- Clique AQUI.
Confira o Simulado Enem 2013  – Clique AQUI.
Confira Como se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio 2013 – Clique AQUI.

Agora que você já sabe tudo sobre o Fies, que tal conhecer nossa rede de blogs?

Blog do Fies | Blog do Prouni | Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais.

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)
Twitter: @RedeEnem | Canal no Youtube: Rede Enem | Google+ : Rede Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel