10 dicas de filmes e documentários sobre atualidades para o Enem

Assistir filmes é sempre bom, certo? Melhor ainda quando você pode aproveitar esses momentos de lazer para aprender sobre atualidades para o Enem! Confira nossas dicas!

O tema da Redação só é apresentado aos estudantes na hora da prova, por isso costuma causar grande ansiedade. O único ponto concreto para a preparação para a prova é a necessidade de construção de repertório diverso, amplo e crítico. Para isso, nada melhor do que focar em atualidades para o Enem. 

Filmes, séries e documentários podem contribuir com esse conhecimento, além de ser uma forma muito mais relaxante e gostosa de estudar, concorda? 

Que tal aproveitar o final de semana para um cineminha em casa? Separamos uma lista com obras que tratam de temas bastante atuais para te ajudar. Prepare a pipoca e vem conferir 10 dicas!

1. Nada de novo no front

Com nove nomeações ao Oscar, o filme alemão é uma adaptação do romance de Erich Maria Remarque com o mesmo título e narra a jornada de um jovem chamado Paul Bäumer, que é convocado para servir na linha de frente durante a Primeira Guerra Mundial. 

A empolgação inicial de Paul e seus amigos, que se alistaram voluntariamente para lutar pela Alemanha e defender valores patrióticos, é rapidamente abalada pelos horrores da guerra.

A produção cinematográfica apresenta cenas impactantes e traz uma visão realista da vivência dos soldados nas trincheiras. Um dos aspectos mais marcantes é o contraste gritante entre a fome, sujeira e desespero, em contraponto à precariedade e falta de conforto que os cercava, enquanto os governantes, responsáveis pelas decisões sobre o conflito, desfrutavam de tranquilidade e futilidades.

Assim, Nada de novo no Front, disponível na plataforma da Netflix, representa uma valiosa ferramenta para compreender o contexto da Primeira Guerra Mundial e aprofundar-se no tema. Sua apreciação pode ser benéfica não apenas para a produção de redações, mas também para o estudo da história relacionada a esse assunto.

2. Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo

O filme mais aclamado pelas indicações ao Oscar 2023 é uma obra imperdível. Navegando pelo multiverso, diferentes realidades, ficção científica, humor e um toque de fantasia, a trama revela a vida desafiadora de uma imigrante chinesa, que se sente sobrecarregada pelas responsabilidades do cotidiano, ao mesmo tempo que enfrenta dificuldades em seus relacionamentos com o marido, a filha e o pai.

Entretanto, por trás do enredo intrigante e das cenas surpreendentes, o filme explora questões profundas, tais como saúde mental, depressão, conflitos familiares, expectativas e sonhos não realizados, a busca por aceitação e os preconceitos e desafios enfrentados por imigrantes. 

A narrativa proporciona uma reflexão profunda sobre esses temas complexos, tornando a obra verdadeiramente memorável e perfeita para estudar sobre atualidades para o Enem. 

3. A Baleia

Em “A Baleia”, somos apresentados à história de Charlie, um homem que enfrenta obesidade mórbida e trava uma difícil batalha contra a compulsão alimentar. O protagonista é um professor de redação (olha a coincidência!) que ministra aulas online com a câmera desligada, envergonhado de sua aparência.

Porém, além da evidente questão da obesidade severa do personagem, o filme nos convida a explorar uma série de outras questões igualmente relevantes e muito discutidas atualmente, incluindo as causas por trás do ganho excessivo de peso.

Com temas delicados, como transtornos alimentares, as consequências físicas e psicológicas da obesidade mórbida, a gordofobia, a religião e a alienação parental, “A Baleia” convida para uma reflexão profunda acerca de assuntos impactantes e complexos.

4. Não olhe para cima

Lançado em dezembro de 2021, o filme intitulado “Não olhe para cima” narra a história de dois astrônomos, que fazem uma descoberta alarmante: um cometa com potencial para extinguir a vida na Terra.

Apesar da gravidade dessa descoberta, a trama revela um cenário de jogos de interesses políticos, resultando na ignorância dos alertas sobre os perigos iminentes do cometa.

O filme aborda atualidades para o Enem extremamente pertinentes e relevantes para a construção de uma argumentação sólida em uma redação, destacando, principalmente, o tema do negacionismo, mas também a crise climática e o meio ambiente, as consequências da desvalorização da ciência e o combate às fake news.

Além disso, no contexto brasileiro, observou-se uma notável discussão sobre a relação entre a crítica do filme e a realidade política do país.

5. Entre Mulheres

“Entre Mulheres” é um filme inspirado no livro de mesmo nome, escrito por Miriam Toews, que retrata a vida de mulheres que vivem isoladas em uma comunidade que segue a religião da Igreja Menonita.

Há dois anos, essas mulheres passam por uma terrível situação: durante a noite, são drogadas e estupradas por homens da região, sob a justificativa de que estão sendo punidas por supostos pecados. Após a partida desses homens, elas têm um prazo de 48 horas para decidir se vão fugir, rebelar-se ou aceitar essa cruel realidade.

O filme aborda temas como feminismo, machismo, violência sexual, religião, abuso psicológico e a luta pelos direitos fundamentais, todos tratados com relevância e profundidade. Os diálogos e reflexões trazidos pelas personagens são especialmente marcantes e enriquecem a trama.

6. Eu não sou seu negro

A obra cinematográfica aborda a complexa história racial nos Estados Unidos por meio dos assassinatos de três proeminentes líderes negros: Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King, todos falecidos tragicamente antes de completarem 40 anos, em um período de apenas cinco anos.

Ao longo de 95 minutos, o filme evoca desconforto, dor e empatia pela população negra americana, cuja contribuição possibilitou o estabelecimento do “American way of life”, sustentado pela mão de obra de negros a baixo custo e pelas terras manchadas pelo sangue dos povos indígenas.

A produção apresenta fragmentos da história americana marcada pela escravidão, pelas leis segregacionistas e pela violência policial que ainda hoje ceifa muitas vidas. Em contrapartida, retrata a resistência negra, as marchas, o movimento dos Panteras Negras e o mais recente Black Lives Matter.

Nesse contexto, o filme se enquadra entre as atualidades para o Enem porque eleva o debate racial, instando os brancos a assumirem a responsabilidade pela persistente desigualdade e racismo presentes na sociedade.

7. A Onda

“A Onda” (Die Welle, em alemão) é um filme alemão de drama e thriller lançado em 2008 e dirigido por Dennis Gansel. A trama é uma adaptação do livro de mesmo nome escrito pelo norte-americano Todd Strasser.

O enredo foi inspirado em eventos reais envolvendo o professor Ron Jones, que conduziu uma experiência social com seus alunos do ensino médio para apresentar a realidade e as implicações de um regime fascista.

Através de uma mudança radical nas regras e dinâmicas da sala de aula, Rainer Wenger estabelece um sistema ditatorial no qual ele detém poder absoluto. O movimento começa a se propagar, resultando em consequências cada vez mais violentas.

Dessa forma, a obra aborda os perigos do nazismo e do fascismo, e mostra de maneira clara como as pessoas podem ser educadas e doutrinadas para o totalitarismo, mesmo aquelas que se julgam imunes. 

8. A última floresta

A etnia Yanomami é um dos maiores povos indígenas isolados da América do Sul e vive há milhares de anos na floresta amazônica. Eles preservam suas tradições e crenças, mas, infelizmente, palavras como helicóptero, espoleta, pólvora e tuberculose, incorporadas ao seu vocabulário, evidenciam o desconfortável impacto da presença de garimpeiros ilegais em seu território. 

O documentário “A Última Floresta” narra a batalha do líder Yanomami, Davi Kopenawa, em defesa de seu povo contra a exploração ilegal de minerais.

A descoberta de jazidas de ouro no território Yanomami já deixou profundas marcas na comunidade, com um impacto devastador entre 1986 e 1990, levando à morte de aproximadamente 1.800 nativos (equivalente a 20% da população) devido a doenças e conflitos provocados por 45 mil garimpeiros que invadiram suas terras.

Em 2019, com a eleição presidencial de Jair Bolsonaro, que prometeu abrir a Amazônia para exploração mineral em áreas indígenas, mais de 20 mil garimpeiros retornaram para invadir o território, desmatando, contaminando rios com mercúrio e disseminando a covid-19 nas aldeias.

O garimpo ilegal nessa região vai além da destruição do povo Yanomami, afetando também o meio ambiente, contaminando recursos hídricos essenciais e devastando a floresta. 

9. O milagre na cela 7

“Milagre na Cela 7” é um filme turco de 2019 dirigido por Mehmet Ada Öztekin e adaptado de uma produção sul-coreana de mesmo nome. 

O longa se passa na década de 80, na Turquia, e aborda de forma sensível e profunda a vivência de pessoas com deficiência, contando a história de Memo, um homem com deficiência intelectual que é injustamente preso e acusado de um assassinato que não cometeu.

A trama é cativante e emocionante do começo ao fim, levando o público a refletir sobre temas impactantes como injustiça, inocência, capacitismo (discriminação de pessoas com deficiência), falhas no sistema prisional, bem como as complexidades da maldade e da bondade humanas.

10. Depois de Lúcia

Nos últimos anos, a violência e humilhação no ambiente escolar têm sido amplamente exploradas e estudadas, gerando alertas, denúncias e, infelizmente, também banalização. 

“Depois de Lúcia” aborda os temas do bullying, do machismo e da misoginia com uma profundidade e eloquência surpreendentes. Michel Franco trabalha com não atores e extrai do filme uma crueldade quase documental, preocupado com os alarmantes índices de violência em seu país, o México. 

A história narra a vida de Roberto e sua filha adolescente, Alejandra, que se mudam de cidade em busca de uma nova vida após a morte da mãe, Lúcia, que nunca é mostrada no filme, mas cuja ausência acentua a dor da perda. 

Tudo piora quando Alejandra passa a sofrer bullying na escola devido ao vazamento de um vídeo íntimo. O machismo tem um papel decisivo na história e as ofensas são sempre de cunho sexual. 

A maior parte das situações de abuso ocorrem no ambiente escolar, com uma série de provocações e xingamentos que evolui para agressões físicas e sexuais. 

E então, gostou das indicações para estudar atualidades para o Enem? Então aproveite mais uma dica incrível para se dar bem na Redação! 

Curso Redação Enem Começando do Zero

O Curso Enem Gratuito está promovendo o Curso Redação Enem Começando do Zero. São 10 aulas ministradas pela professora e especialista em Redação Enem, Daniela Garcia.

Você vai aprender desde como aproveitar os textos motivadores para compreender o tema da redação, até a estruturar e escrever cada parágrafo, da introdução à conclusão.

Cada aula tem um resumo escrito e um vídeo relacionado ao tema de estudo. Além disso, ao fazer a sua inscrição você já pode baixar o ebook gratuito “Aprenda a escrever a Redação do Enem”

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Atualidades Enem, Enem, Redação Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel