Os temas de Filosofia Enem: aprenda o básico que mais cai

As questões mais frequentes estão alinhadas com as raízes da Filosofia: Ética, Justiça, Democracia e o Indivíduo. Os temas buscam compreender a essência da existência humana.

A origem da arte e da ciência do pensamento está na Grécia Antiga, com os Filósofos da Natureza buscando conhecer o mundo em que vivemos. Em seguida o olhar migra para investigar a existência humana, colocando o homem no centro do pensamento. Estão aí os temas de Filosofia que mais caem.

A essência da Filosofia para você dominar e mandar bem no Enem está na construção de um conhecimento racional, lógico, seguro sobre como conhecer o mundo e compreender a existência humana.

Principais temas de Filosofia no Enem

1 – A Ética e a Justiça – Veja um resumo completo aqui

2 – A Moral (o Bem, o Belo, o Justo) – Confira aula gratuita

3 – A Natureza do Conhecimento – É a parte da filosofia que estuda o que está ao alcance do intelecto humano.

4 – Democracia – O conceito e a história, e os riscos que a democracia enfrenta.

5 – Cidadania – Na perspectiva de se constituir como um direito de todos para pertencer a uma determinada comunidade, compreendendo direitos e deveres do cidadão

A História da Filosofia também cai

Os temas frequentes nas questões de Filosofia no Enem trazem também os aspectos da linha histórica. Além dos fundamentos estabelecidos pelos pensadores gregos, caem direto no Enem os tópicos relacionados com o Renascimento no Século XVI, com destaque na passagem do Feudalismo para o Capitalismo

A Filosofia Moderna – O pensador que mais se destaca nas provas do Enem é o francês René Descartes, pois ele foi o pioneiro na proposição de que “o pensar é que dá existência” ao indivíduo enquanto um sujeito que constrói o conhecimento, e com isto a sua própria identidade

O pensamento de René Descartes está na origem da Modernidade. Ele inaugura o ciclo da Modernidade, pois ele coloca o indivíduo enquanto central, como o sujeito criador do conhecimento.

 A frase clássica é “Cogito ergo sum”, e que se traduz do Latim com “Penso, logo existo”. Ou seja, é o pensar dá sentido a você, e ao que você atribui a todas as coisas. Descartes está nos temas de Filosofia Enem que mais caem.

Veja um resumo sobre a Filosofia e o Estado Moderno, com o professor Alan Ghedini.

A Filosofia Contemporânea, que ocorre na circunstância da Revolução Francesa, é aquela que traz temas que possibilitam a convivência, de vencer os totalitarismos, de possibilitar uma linguagem que possibilite o entendimento dos seres humanos.  

Veja Jean-Jacques Rousseuau e o Iluminismo, por exemplo, e também os clássicos John Locke, Montesquieu, Voltaire, entre outros para gabaritar nas questões filosóficas dos séculos

O ser moderno é o ser que individualmente é capaz de se apropriar, de produzir, deter, e de aplicar o conhecimento. É ser sujeito do conhecimento, que passa pelo intelecto de cada um, e na interação com os demais, para a vida em sociedade.

Todos os temas e os problemas tratados pelos filósofos estão relacionados construir um conhecimento argumentado e seguro sobre a origem do mundo, sobre as coisas que estão no mundo. É disso que a filosofia cuida, de um conhecimento racional.

A pergunta original da Filosofia

O ponto de partida do pensamento filosófico é sempre uma indagação. A pergunta inicial é sempre “O que é isto?”. A pergunta acontece no sentido de partir da indagação para descobrir, desvendar, tirar o véu por sobre as coisas para que seja possível chegar à compreensão.

Um outro lado desta moeda chamada Filosofia é compreender a existência humana. Porque, diferente das coisas físicas, que “estão no mundo”, o ser humano tem uma outra dimensão, que é a de “estar no mundo”. O ser humano “é”.

O conhecimento acerca do ser humano é diferenciado do conhecimento que se busca em relação às coisas do mundo físico. Quando buscamos compreender a existência humana, cada ser humano está buscando também conhecer a si próprio.

A filosofia tem se preocupado com algumas questões fundamentais, como por exemplo a teoria do conhecimento. A busca é para identificar os métodos e os caminhos para o ser humano produzir o conhecimento.

A Filosofia da Ciência

Confira no resumo com o professor Alan Ghedini como o pensamento filosófico e o pensamento científico vêm se relacionando ao longo da história, construindo os principais paradigmas da humanidade, e dentro dos temas de Filosofia Enem mais presentes nas provas.

Gostou do resumo? Muito bom, ajuda você a ter as bases para prosseguir agora com as dúvidas principais da Filosofia.

Questionamentos básicos da Filosofia

Confira agora o principal conjunto dos temas de Filosofia Enem para a sua revisão:

1 – A ética – Como eu devo agir? Veja resumo sobre A Ética e a Justiça. na ótica do filósofo Platão.

2 – A finitude – Qual o sentido da vida? O que o ser humano pode esperar ao longo e ao final da sua existência enquanto indivíduo?

3 – O que é o Homem?

A dica de Immanuel Kant, sobre a natureza humana diz que ao buscar uma resposta satisfatória para as perguntas “Como conhece? Como agir? O que esperar?”, os seres humanos acabam por chegar à resposta sobre “O que é o Homem”.

4 – A Filosofia e Arte

Outro aspecto relevante é que ao longo do tempo a Filosofia passou a incorporar a análise da arte enquanto possibilidade de expressão da existência humana na sua relação com o mundo. A dimensão da Cultura emerge como uma dimensão, como uma sabedoria de vida acumulada, que favorece e facilita o dia a dia.

5 – A dimensão da Política

A Filosofia trata a política como necessária para a existência da convivência social, da vida em sociedade. A existência humana não se realiza no isolamento, e sim na convivência, na vida com os outros seres, e que é dada como possível a partir da política.

É importante você visitar as aulas do Curso Enem Gratuito sobre o pensamento de Nicolau Maquiavel, sobre o exercício do poder.

6 – Qual o sentido da vida?

Em síntese, na perspectiva da filosofia em direção ao ser humano, a pergunta básica é “Qual o sentido da vida’.  

E dentro desta abordagem dos problemas que ocuparam a cabeça dos filósofos que você precisa estudar os temas da Filosofia para resolver bem as questões do Enem e dos vestibulares.

Resumo sobre os temas de filosofia no Enem

Confira agora com o professor Marciel Evangelista Cataneo, do canal do Curso Enem Gratuito, uma síntese sobre a Filosofia no Enem

O conteúdo deste post foi elaborado a partir da transcrição do vídeo com o professor de Filosofia Marciel Evangelista Cataneo

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Apostilas Enem Gratuitas, Filosofia, Sem categoria
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel