Formações herbáceas e arbustivas do Brasil – Geografia Vestibular e Enem.

Revise sobre a Vegetação brasileira e tire todas suas dúvidas sobre as Formações Herbáceas e Arbustivas nesta aula de Geografia para o Vestibular e o Enem. Confira as características do Pantanal, do Cerrado, da Caatinga, e dos Mangues. Veja abaixo.

Confira abaixo as características do Cerrado, do Pantanal, dos Mangues, e da Caatinga. São as Principais Formações Herbáceas e Arbustivas do Brasil. Conteúdo para questões de Ecologia e Meio Ambiente, e para Geografia no Vestibular e no Enem.

Cerrado – Caracterizado pela presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte; as raízes destes arbustos são profundas; as cascas destas árvores são duras e grossas; o cerrado é uma vegetação típica de locais com estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa.

Geografia Enem

Caatinga – A caatinga é uma formação vegetal que podemos encontrar na região do semiárido nordestino. Quando você vê pela televisão, no cinema ou na internet cenas da seca no sertão, ou as antigas filmagens do bando do cangaceiro Lampião, quase sempre são cenários da caatinga.

A Caatinga está presente também nas regiões dos extremos norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí. A caatinga é típica de regiões com baixo índice de chuvas (presença de solo seco).

Geografia Enem

Campos – Os Campos caracterizam-se pela presença de uma vegetação rasteira (gramíneas) e pequenos arbustos distantes uns dos outros. Podemos encontrar esta formação vegetal em várias regiões do Brasil (sul do Mato Grosso do Sul, nordeste do Paraná, sul de Minas Gerais e norte do Maranhão), porém é no sul do Rio Grande do Sul, região conhecida como Pampas Gaúchos, que encontramos em maior extensão.

Geografia Enem

Pantanal – Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal, estende-se pelos territórios do Mato Grosso (região sul), Mato Grosso do Sul (noroeste), Paraguai (norte) e Bolívia (leste). Ao todo são aproximadamente 228 mil quilômetros quadrados. Em função de sua importância e diversidade ecológica, o Pantanal é considerado pela UNESCO como um Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.

Dica 1 – Estude sobre as Formações Vegetais no Brasil e aprenda a identificar cada uma delas em mais uma aula de Geografia Enem – https://blogdoenem.com.br/formacoes-vegetais-brasil-geografia-enem/

O Pantanal é formado por uma planície e está situado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. Recebe uma grande influência do Rio Paraguai e seus afluentes, que alagam a região formando extensas áreas alagadiças (pântanos) e favorecendo a existência de uma rica biodiversidade. A época de chuvas e cheias dos rios ocorre durante os meses de novembro a abril.

O clima do Pantanal é úmido (alto índice pluviométrico), quente no verão e seco e frio na época do inverno.

Geografia Enem

Dica 2 – Entenda como foi o processo de Industrialização do Brasil em mais uma aula de Geografia Enem. E revise também tudo sobre Geopolítica – https://blogdoenem.com.br/industrializacao-brasil-e-geopolitica-geografia-enem/

Mangues – Podemos encontrar a vegetação de mangue nas regiões litorâneas do Brasil. Nestas áreas, a água do mar avança no solo, formando regiões alagadiças. Veja as Características principais dos mangues:

A formação vegetal do mangue (plantas e arbustos) possui raízes externas (aéreas). Como o solo do mangue é pobre em oxigênio, este é obtido pelas plantas fora do solo.
O cheiro do mangue é bem característico, em função da presença de áreas salobras (com presença de sal).

Geografia Enem

Mangue do Itacurubi – Florianópolis

Continue estudando com nossas videoaula:

Desafios para você responder e compartilhar

Questão 01

Assinale a alternativa que, na atualidade, relaciona corretamente a vegetação e a forma de ocupação do espaço no Brasil.

a) Campos – ocupados pela criação intensiva de gado bovino para exportação.

b) Caatinga – domínio das plantações de cana-de-açúcar e algodão.

c) Cerrado – ocupado tradicionalmente por pecuária extensiva e atualmente por agricultura com corretivos e máquinas.

d) Mata de Araucária – praticamente arrasada pelo desmatamento para uso agrícola, com o trigo e o café.

e) Floresta Amazônica – vegetação retirada pela extração madeireira e intensa ocupação urbana.

Questão 02

Observe as paisagens naturais do espaço brasileiro e assinale a alternativa que corresponde às respectivas formações vegetais.

1)

figura_13.jpg

2)

figura_13-b.jpg

3)

figura_13-c.jpg

4)

figura_13-d.jpg

a) 1 – Mata Atlântica, 2 – Complexo do Pantanal, 3 – Vegetação Litorânea, 4 – Caatinga

b) 1 – Mata de Araucárias, 2 – Caatinga, 3 – Mata dos Cocais, 4 – Cerrado

c) 1 – Floresta Amazônica, 2 – Cerrado, 3 – Mata dos Cocais, 4 – Caatinga

d) 1 – Mata de Araucárias, 2 – Cerrado, 3 – Mata dos Cocais, 4 – Caatinga

e) 1 – Complexo do Pantanal, 2 – Caatinga, 3 – Cerrado, 4 – Mata Atlântica

Dica 3 – Nesta segunda aula sobre Atividades Econômicas, vamos estudar os Transportes e as Atividades Agrárias, tudo para você gabaritar na prova de Geografia Enem – https://blogdoenem.com.br/atividade-economica-geografia-enem/

Questão 03

Em se tratando do bioma caatinga, analise as seguintes afirmações.

I – A caatinga é um dos biomas brasileiros mais alterados pelas atividades humanas.

II – É nessa área que estão localizados grandes espaços submetidos à desertificação.

III – A caatinga tem características fisionômicas e florísticas muito homogêneas e com muito pouca diversidade de espécies.

É correto o que se afirma:

a) em I, II e III.

b) em I e II apenas.

c) em II apenas.

d) em I apenas.

e) em I e III, apenas

Questão 04

No Brasil, os mangues se estendem desde o Amapá até Santa Catarina e, em muitos casos, representam um ecossistema com grandes problemas socioambientais a serem resolvidos.

Considerando o ecossistema mangue, é INCORRETO afirmar que:

a) desenvolve-se nos litorais protegidos de ondas e na desembocadura de rios.

b) apresenta somente plantas adaptadas ao excesso de luminosidade.

c) apresenta solo salino pela influência da maré.

d) sofre degradação pela instalação de indústrias e pela urbanização.

e) São plantas denominadas pneumatófitas, pois suas raízes fazem fotossíntese.

Questão 05

Os conhecimentos sobre as características climatobotânicas brasileiras permitem afirmar que o ecossistema do Cerrado apresenta:

a) ausência de estação seca e formação florestal densa e homogênea.

b) predomínio da massa tropical continental durante o verão e vegetação herbácea do tipo xerófita.

c) elevada umidade do ar durante o inverno e espécies arbustivas e arbóreas com troncos finos e raízes aéreas.

d) baixa amplitude térmica e formação vegetal heterogênea, com predominância de folhagem aciculifoliada.

e) verões úmidos e invernos secos, vegetação formada pela associação de árvores e de gramíneas.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel