Frases e Filósofos para citar na Redação do Enem

Veja as dicas do professor Alan Ghedini, do Curso Enem Gratuito, para você mandar bem bacana nos pontos de repertório, na hora de colocar uma referência inteligente ou uma citação de filosofia na prova de redação.

As suas melhores amigas na hora de escrever o texto da redação são as disciplinas das Ciências Humanas. Vai firme com a História, a Filosofia, a Geografia ou com a Sociologia para você enriquecer o seu texto. Ali você encontra muitas frases e filósofos para citar na redação do Enem.

O professor Alan Ghedini fez uma pesquisa e selecionou super frases que têm tudo a ver, e que você consegue encaixar bem com diversos temas da redação para tirar uma super nota.

Filósofos para citar na redação

1 – Imagine um tema relacionado às formas de governo, à democracia, de questionamento à condução da sociedade, ou de corrupção. Tem uma frase do William Shakespeare que é genial: Que época é esta, aonde os idiotas é que conduzem os cegos.

2 – Outra frase de Shakespeare, para utilizar em um tema que envolva religiosidade, fé, teocracias, de fundamentalismos, ou de uso de discursos religiosos com fins mundanos. Veja a frase: O demônio pode citar as escrituras para justificar seus fins.

3 – Se o tema da redação estiver relacionado às questões de reflexão sobre os caminhos da vida, sobre as opções do que fazer ou não fazer, há uma frase do poeta francês Arthur Rimbaud bem apropriada: Por delicadeza, perdi minha vida.

4 – Uma frase filosófica que pode ser encaixada com inteligência em vários temas de redação, e que é atribuída ao filósofo grego Sócrates, que faz pensar muito: Uma vida irrefletida é uma vida que não vale a pena ser vivida.

5 – O escritor e pensador francês Jean Paul Sartre, um existencialista, também tem passagens magistrais, que podem ajudar você na hora de incluir uma frase ou filósofo para citar na redação. Olha que frase especial: O homem está condenado a ser livre.

Mais frases e pensadores para a redação

Confira com o professor Alan, no canal do Curso Enem Gratuito,  mais frases e pensadores para citar na Redação do Enem, e veja as dicas que ele tem para você “encaixar” com pertinência as citações de acordo com o seu desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo:

Uma dica bem importante do professor Alan Ghedini é que a frase de citação precisa estar vinculada ao contexto ou aos argumentos que você construir para a sua redação dissertativa-argumentativa, e assim ganhar os pontos preciosos.

Como fazer a redação em uma hora

A professora Daniela Garcia, do Curso Enem Gratuito, preparou para você uma estratégia para dividir o tempo de faze ra redação em três etapas, com 20 minutos em cada uma:

A) Planejamento; B) Escrita; C) Revisão e Passar a Limpo.  Assim, com três etapas de 20 minutos em cada uma, você consegue fazer a Redação do Enem em uma hora.

As dúvidas de todos os candidatos são sempre muito parecidas: Por onde eu começo? Faço a redação e depois as provas objetivas? Ou, começo pelas questões objetivas e depois faço a redação? Como distinguir o enunciado do tema sem me confundir com os textos motivadores de apoio? Veja agora:

 

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Apostilas Enem Gratuitas, Filosofia, Redação Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel