Futuro Imperfeito do Indicativo: verbos regulares no Espanhol

Aprenda como conjugar os verbos no Futuro Imperfeito, de maneira simples e rápida. Venha conferir estas dicas de Espanhol para gabaritar as cinco questões da prova do Enem!

Eis a solução de um dos grandes mistérios da humanidade: a mochila tem que ser grande! Por que nunca pensei nisso antes? Enfim, vou providenciar. Mas além de ter uma mochila grande, a personagem fala bonito, não é mesmo?  Revelaré é a forma verbal da qual falaremos neste post. Trata-se do futuro imperfeito do indicativo ou futuro simples. Saiba mais sobre ele neste texto.

Para expressar ações futuras na fala cotidiana, se utiliza muito a estrutura ir+a+infinitivo. Mas em espanhol, também existe o futuro imperfeito, que também é utilizado para expressar ações futuras.

O futuro imperfeito, diferentemente de outros verbos (exceto o condicional), não se forma a partir do radical, mas diretamente do infinitivo do verbo.Exemplo de uso futuro imperfeito. Fonte: https://pt.slideshare.net/elaineteixeira391/futuro-imperfecto-32548860

Ou seja, você apenas acrescenta a terminação ao verbo, sem precisar omitir nenhuma parte do mesmo. Além disso, a desinência é a mesma para as três conjugações –AR, – ER e –IR. Isso o transforma no tempo mais fácil de ser conjugado.

O futuro imperfeito é usado principalmente para expressar uma intenção ou suposição a cerca do presente ou futuro. Sua desinência, que como já foi dito é comum às três conjugações, é a seguinte: -É, -ÁS, -Á, -EMOS, -ÉIS, -ÁN. Lembrando que estamos tratando neste post apenas dos verbos regulares. Observe a seguir a conjugação do verbo:

-CANTAR = CANTARÉ, CANTARÁS, CANTARÁ, CANTAREMOS, CANTARÉIS, CANTARÁN;
-COMER = COMERÉ, COMERÁS, COMERÁ, COMEREMOS, COMERÉIS, COMERAN;
-VIVIR = VIVIRÉ, VIVIRÁS, VIVIRÁ, VIVIREMOS, VIVIRÉIS, VIVIRÁN.

Frase com uso de futuro imperfeito. Fonte: https://br.pinterest.com/spanishstone76/verbos-preterito-e-imperfecto/

Usos do Futuro Imperfeito

– Usa-se para falar de ações ou situações futuras. Informa o que certamente acontecerá amanhã, em uma semana, dentro de alguns meses… Exemplo:

Dentro de seis meses seré tío.
(Dentro de seis meses serei tio);

– Usa-se para fazer previsões. Exemplo:

En el fin de semana lloverá en la región norte del estado.
(No fim de semana choverá na região norte do estado);

– Usa-se para expressar probabilidades ou previsões no futuro. Exemplo:

Supongo que Pedro vendrá a mi fiesta.
(Suponho que Pedro virá a minha festa);

– Usa-se para expressar probabilidade no presente. Exemplo:

Pienso que la boda será dentro de dos semanas.
(Penso que o casamento será dentro de duas semanas).

No vídeo a seguir do Canal do Youtube “Espanhol para brasileiros”, você tem um apanhado geral a respeito do futuro imperfeito do indicativo:

Gostou do resumo? Ajuda você a compreender os temas do Futuro Imperfeito.

Agora, divirta-se com as questões a seguir!

TEXTO: 1 – Comum à questão: 1
¿Cómo será despertar en una ciudad de 2020?

En 2020, es muy posible que al levantarte y apagar tu despertador, automáticamente se accione la cafetera, y que al lavarte los dientes un cepillo electrónico te recuerde que hace mucho que no visitas al dentista

1 En el desayuno ____________ (mirar) la nevera y uma pantalla te ___________ (decir) que falta leche, y te _______________ (preguntar) si quieres hacer un pedido y a qué hora deseas que llegue.
La puerta de tu auto se ___________ (abrir) al detectar los latidos únicos de tu corazón. También ______________ (activar) un menú con las películas favoritas de tus hijos em los asientos traseros, y te indicará una ruta sin tráfico y el mejor lugar para aparcar.

2 Desafortunadamente, mientras conduces un mensaje de alerta podría anunciarte que tu padre se ha caído en su casa y no puede levantarse. Por el susto soltarás el volante… pero no importa, porque el auto tomará el control mientras llamas a emergencias.

3 ___________ el mensaje no te lo envió un humano, __________ un sistema integrado de salud virtual conectado a la ropa inteligente que lleva tu progenitor, capaz de detectar movimientos bruscos y patrones de tensión sanguínea irregulares.
Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/mundo/noticias/2014/02/140226_ tecnologia_ciud ad_inteligente_futuro_aa.shtml>. (Adaptado)

1 – (UNITAU SP/2015) La secuencia correcta de verbos en Futuro Imperfecto que completa los huecos DEL PRIMER PÁRRAFO es:

a) mirará, dirá, preguntará, abrirá, activará
b) mirarás, dirás, preguntará, abrirá, activará
c) mirarás, dirá, preguntarás, abrirá, activará
d) mirarás, dirá, preguntará, abrirás, activará
e) mirarás, dirá, preguntará, abrirá, activará

2 – (UNIMONTES MG/2011) Todos os verbos sublinhados estão corretamente explicados à direita, EXCETO:

a) “… ley lo único que hará…” (ref. 30) – acción futura.
b) “… no hemos avanzado demasiado…” (ref. 5) – acción pasada reciente.
c) “… la ley dice que…” (ref. 15) – acción pasada acabada.
d) “Déjenme ilustrarles el punto.” (ref. 1) – permiso.

GABARITO:

1) E
2) C

Interpretação de textos no Espanhol

Confira as dicas dos professores do canal do Curso Enem Gratuito para você mandar bem nas cinco questões de Idioma Espanhol que caem no Enem:

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Gratuito. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui.

curso enem gratuito blue fino

Os textos e exemplos acima foram organizados pela professora especialista Marcia Canto Teixeira para o Blog do Enem. Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em estudos linguísticos e literários aplicados ao ensino da língua portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel