Revisão de Geografia sobre Consumo e Consumismo – Enem

Vivemos em um mundo onde as propagandas nos bombardeiam a todo o momento. Será que percebemos? Que estamos preparados para essa enxurrada de produtos oferecidos? E o planeta? Vamos refletir?

O consumo é algo essencial a nossa vida. Precisamos de itens essenciais a nossa sobrevivência e que satisfaça nossas necessidades diárias tais como alimentos, roupas, calçados, moradia, saúde, lazer, educação, etc.

Mas e quando esses itens ficam cada vez mais crescentes e supérfluos em nossas compras? Isso é cada vez mais recorrente na sociedade contemporânea.

Mas, qual a diferença entre Consumo e Consumismo? Entenda nesta aula de Geografia.

O Consumo é o ato de adquirir produtos necessários à sobrevivência, já o Consumismo, é o ato de comprar exageradamente produtos que não tem necessidade, ou seja, consumir além do que se precisa.

Consumo e Consumismo - Geografia Enem

Figura 1 – Consumismo exagerado.

O que dita o consumo é a moda, a vaidade, a sensação de satisfação, compulsão, status, marcas, etc. e, basta entrar em um Shopping Center ou em um supermercado para perceber a quantidade de produtos que são oferecidos, de marcas e preços diferenciados, para atender a todos os gostos e “bolsos”.

E como as pessoas resistem a tanta oferta?Temos inúmeros Shoppings, lojas, supermercados, e compras pela internet. Enfim, liquidações, promoções, incentiva o consumidor a comprar algo que não precisa naquele momento.

Consumo e Consumismo - Geografia Enem

Figura 2- Liquidações, lojas atraindo o cliente.

Endividamento…

Um dos problemas de todo esse processo, é que pessoas vão se endividando, pois a forma de pagamento é geralmente atrativa, as pessoas passam o cartão de crédito que é um “dinheiro de plástico” e não sente na hora de gastar, a fatura com a cobrança vem futuramente, e geralmente não conseguem pagar.

Esse não é uma característica isolada de uma determinada região ou país, trata-se de um fenômeno mundial.

Pesquisas revelam que consumir satisfaz necessidades e faz a pessoa se sentir mais feliz.

Dica 1– Você sabe tudo sobre a Região Nordeste? Clique aqui e descubra as dicas que preparamos para nesta aula de geografia! https://blogdoenem.com.br/geografia-nordeste/

Mas, e você? Já parou para pensar em como tudo que é consumido e descartado, é o planeta que sofre as consequências? Afinal de onde vemtoda a matéria-prima utilizada no processo de fabricação de milhares de novos produtos que as empresas criam e lançam a todo o momento? Dos recursos do nosso planeta é claro!Assim, com esse acelerado processo, nós criamos uma sociedade de consumo, tão devastadora que o planeta está em alerta. Criamos também um montante de lixo que é descartado inadequadamente.

 Revisão de Geografia sobre Consumo e Consumismo - Enem

Figura 3- O Planeta e os recursos cada vez mais escassos.

Acompanhe esse vídeo que aborda a questão do consumo e do prazer relacionado ao ato de comprar. Acesse:

Dica 2– você sabe quantos e quais são os continentes que compõe as terras emersas do nosso planeta? Vamos descobrir? Não perca! Cai no Enem e vestibulares! https://blogdoenem.com.br/geografia-continentes-terras-emersas/

Uma cultura equivocada…

Adolescentes e até mesmo crianças estão cada vez mais inseridos nesse processo de consumir. Estão perdendo a infância, substituindo por passeios em shoppings, usam roupas de marcas para “andarem na moda”, celulares ultramodernos, computadores, tabletes, vídeo-games, enfim. Crianças com 2 a 3 anos já manuseiam um celular, e influenciam nas compras dos pais, esqueceu-se de brincadeiras simples com bonecas e carrinhos.

Revisão de Geografia sobre Consumo e Consumismo - Enem

Figura4-Pesquisa: Influência das crianças nas compras dos pais.

Atenção à questão proposta. Leia e responda a esse desafio! É com você!

 (UFG) Leia a tira a seguir:

Revisão de Geografia sobre Consumo e Consumismo - Enem

QUINO. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 1993. p. 372; 411. [Adaptado]

A tira, sobretudo a fala de Mafalda, questiona o apelo ao consumo. Na perspectiva dos estudos geográficos, a generalização do consumo visa:

a) à ampliação da cidadania, por garantir mais espaços públicos do que privados nas cidades.
b) à disseminação do sistema de crédito e da propaganda, por ampliar o acesso a bens e produtos.
c) à distribuição de renda, por promover a equidade social nos países subdesenvolvidos.
d) ao aumento da produção e dos níveis de consumo nos países desenvolvidos.
e) à redução das diferenças entre cidadãos e consumidores, por equiparar o acesso ao consumo aos valores democráticos. 

Resposta correta letra B.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.