Veja a diferença entre Consumo e Consumismo. Resumo Enem

Vivemos em um mundo onde as propagandas nos bombardeiam a todo o momento. Será que percebemos? Que estamos preparados para essa enxurrada de produtos oferecidos? E o planeta? Vamos refletir sobre consumo e consumismo.

O consumo é algo essencial a nossa vida. Precisamos de itens essenciais a nossa sobrevivência e que satisfaça nossas necessidades diárias tais como alimentos, roupas, calçados, moradia, saúde, lazer, educação, etc.

Mas e quando esses itens ficam cada vez mais crescentes e supérfluos em nossas compras? Isso é cada vez mais recorrente na sociedade contemporânea.

Mas, qual a diferença entre Consumo e Consumismo? Entenda nesta aula de Geografia.

O Consumo é o ato de adquirir produtos necessários à sobrevivência, já o Consumismo, é o ato de comprar exageradamente produtos que não tem necessidade, ou seja, consumir além do que se precisa.Consumo e Consumismo - Geografia EnemO que dita o consumo é a moda, a vaidade, a sensação de satisfação, compulsão, status, marcas, etc. e, basta entrar em um Shopping Center ou em um supermercado para perceber a quantidade de produtos que são oferecidos, de marcas e preços diferenciados, para atender a todos os gostos e “bolsos”.

Veja Alienação e Consumismo

Confira agora com o professor Alan Ghedini, do canal do Curso Enem gratuito, uma aula sensacional sobre como a Filosofia pensa a relação entre Alienação e consumismo.

As dicas do professor Alan Ghedini:

  1. O tema da aula é algo presente na vida de (quase) todos inseridos na sociedade capitalista: alienação e consumo!
  2. Ou vai dizer que você nunca comprou algo que parecia indispensável e logo depois percebeu que foi uma compra à toa?
  3. Vem discutir esse tema tão importante com o professor Alan no vídeo acima 🙂

 

Como resistir ao Consumismo?

E como as pessoas resistem a tanta oferta?Temos inúmeros Shoppings, lojas, supermercados, e compras pela internet. Enfim, liquidações, promoções, incentiva o consumidor a comprar algo que não precisa naquele momento.

Consumo e Consumismo - Geografia EnemFigura 2- Liquidações, lojas atraindo o cliente.

Endividamento…

Um dos problemas de todo esse processo, é que pessoas vão se endividando, pois a forma de pagamento é geralmente atrativa, as pessoas passam o cartão de crédito que é um “dinheiro de plástico” e não sente na hora de gastar, a fatura com a cobrança vem futuramente, e geralmente não conseguem pagar.

Esse não é uma característica isolada de uma determinada região ou país, trata-se de um fenômeno mundial.

Pesquisas revelam que consumir satisfaz necessidades e faz a pessoa se sentir mais feliz.

Mas, e você? Já parou para pensar em como tudo que é consumido e descartado, é o planeta que sofre as consequências? Afinal de onde vemtoda a matéria-prima utilizada no processo de fabricação de milhares de novos produtos que as empresas criam e lançam a todo o momento? Dos recursos do nosso planeta é claro!

Os Padrões de Beleza

Confira agora como ao longo da História vêm se modificando os padrões de beleza. As pessoas, em cada tempo, adotam determinadas estéticas dominantes. Mas isso varia de sociedade para sociedade. Nem sempre “o belo” é o mesmo para todas as culturas ou civilizações.

As dicas sobre os Padrões de Beleza

  1. Em um país de cultura tão rica como o Brasil, é fato a população seja composta por pessoas e grupos completamente diferentes entre si.
  2. Apesar da nossa enorme diversidade cultural, ainda estão presentes os padrões de beleza que refletem preconceitos como a gordofobia e o rascismo.
  3. Esses padrões de beleza são oriundos de uma moral conservadora que é replicada pelo senso comum e pelos meios de comunicação, e que acaba por oprimir aqueles que não se encaixam no padrão tido como ideal.
  4. Um tema desse porte, que envolve a discussão sobre conservadorismo, opressão e minorias pode facilmente ser contextualizado nas questões objetivas de Ciências Humanas do Enem.
  5. Pelo tamanho da polêmica, pode até mesmo cair como tema de redação! Por isso, é importante ficar por dentro do debate sobre como os padrões de beleza podem se traduzir em preconceito!
  6. Assista ao vídeo acima,  da professora Jéssica Forini,  do Curso Enem Gratuito e entenda a discussão!

 

A Sociedade de Consumo

Assim, com esse acelerado processo, nós criamos uma sociedade de consumo, tão devastadora que o planeta está em alerta. Criamos também um montante de lixo que é descartado inadequadamente. Revisão de Geografia sobre Consumo e Consumismo - Enem

Figura 3- O Planeta e os recursos cada vez mais escassos.

Acompanhe esse vídeo que aborda a questão do consumo e do prazer relacionado ao ato de comprar. Acesse:

Dica 2– você sabe quantos e quais são os continentes que compõe as terras emersas do nosso planeta? Vamos descobrir? Não perca! Cai no Enem e vestibulares! https://blogdoenem.com.br/geografia-continentes-terras-emersas/

Uma cultura equivocada…

Adolescentes e até mesmo crianças estão cada vez mais inseridos nesse processo de consumir. Estão perdendo a infância, substituindo por passeios em shoppings, usam roupas de marcas para “andarem na moda”, celulares ultramodernos, computadores, tabletes, vídeo-games, enfim.

Crianças com 2 a 3 anos já manuseiam um celular, e influenciam nas compras dos pais, esqueceu-se de brincadeiras simples com bonecas e carrinhos.E o marketing explora a influência das crianças na escohla dos pais. Revisão de Geografia sobre Sociedade de Consumo

 

Atenção à questão proposta. Leia e responda a esse desafio! É com você!

 (UFG) Leia a tira a seguir:

Revisão de Geografia sobre Consumo

QUINO. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 1993. p. 372; 411. [Adaptado]

A tira, sobretudo a fala de Mafalda, questiona o apelo ao consumo. Na perspectiva dos estudos geográficos, a generalização do consumo visa:

a) à ampliação da cidadania, por garantir mais espaços públicos do que privados nas cidades.
b) à disseminação do sistema de crédito e da propaganda, por ampliar o acesso a bens e produtos.
c) à distribuição de renda, por promover a equidade social nos países subdesenvolvidos.
d) ao aumento da produção e dos níveis de consumo nos países desenvolvidos.
e) à redução das diferenças entre cidadãos e consumidores, por equiparar o acesso ao consumo aos valores democráticos. 

Resposta correta letra B.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.