Conheça os diferentes grupos dos mamíferos

A classe Mammalia é cheia de curiosidades. Você conhece os principais grupos de Mamíferos? Não? Então revise aqui, com o Blog do Enem!

A classe dos mamíferos contém uma linda biodiversidade. Os mamíferos cativam-nos pela sua beleza e por seus curiosos comportamentos.  Nesta classe estão os seres mais complexos do Reino dos Animais, incluindo nós, seres humanos.

Você conhece os principais grupos da Classe dos Mamíferos? Não? Então fique ligado (a), pois eles podem aparecer nas questões de Biologia do Enem e dos Vestibulares!

Quando você pensa nos mamíferos, provavelmente se lembra de duas características básicas desses animais: a viviparidade e a presença de “mamas”. A viviparidade, você lembra: ela acontece quando o embrião se desenvolve dentro do corpo da “mãe”, sendo alimentado pela Placenta. Mas, nem todos os mamíferos se encaixam nessa descrição.

A presença ou não dessas duas características é, inclusive, utilizada para dividir os mamíferos em três subclasses. Veja a lista, e logo em seguida confira as características de cada uma:

  1. Prototheria
  2. Methatheria
  3. Eutheria

1 – Prototheria:

Esta é classe mais primitiva de mamíferos. Atualmente existem apenas duas espécies representando os prototérios: os monotremados ornitorrinco e equidna. Esses animais, ao contrário dos demais mamíferos, têm o sistema digestório terminado em cloaca, onde desembocam o sistema urinário, digestório e reprodutor. Mamíferos - Ornitorrinco e equidnaAlém disso, os monotremados não possuem útero e colocam ovos com casca, como os dos répteis e aves.

Outra coisa interessante sobre os ornitorrincos e equidnas é o fato de não terem “tetas” ou mamilos onde as glândulas mamárias desembocam.

O leite “vaza” das glândulas mamárias e escorre pela pele e assim os filhotes lambem os pelos das mães para se alimentarem. Os monotremados estão restritos à Austrália e à Nova Guiné.

2 – Methatheria ou Marsupialia:

Esta é a classe dos famosos cangurus! Mas, eles não são os únicos animais que carregam seus filhotes em bolsas! A Austrália e as Américas possuem aproximadamente 280 espécies desses mamíferos, inclusive, nosso simpático gambá!

Os marsupiais são animais vivíparos, porém sua placenta é bastante rudimentar e transitória. Sendo assim, os filhotes nascem pouco desenvolvidos  e precisam ficar protegidos na bolsa ou marsúpio da mãe.Mamíferos - Marsupiais Ao nascerem, os filhotes dos marsupiais rastejam da vagina até o marsúpio onde ficam abrigados, geralmente agarrados às tetas da mãe até completarem seu desenvolvimento.

3 – Eutheria:

Também chamados de mamíferos placentários, os eutérios são animais que possuem placenta bem desenvolvida e duradoura, o que permite que a gestação dure um tempo longo o suficiente para produzir filhotes já completamente formados.

Neste grupo há cerca de 3800 espécies, dentre elas nós – os seres humanos. Nesta subclasse há dezoito ordens, veja depois do vídeo com as características básicas dos seres vivos as ordens mais “populares” dos mamíferos Eutheria. Têm os Elefantes, o peixe-boi, as baleias, os golfinhos e os morcegos.

Aula Gratuita: As Características Básicas dos Seres Vivos.

Veja com a professora Juliana Evelyn Santos, do canal Curso Enem Gratuito,  um resumo completo para você mandar bem na Biologia do Enem e do Encceja:

 

Proboscidea: Os proboscídeos são mamíferos com nariz e lábio superior transformado em probóscide (tromba) utilizada para auxílio na alimentação e defesa desses animais.Mamíferos - ProboscideaNeste grupo, os animais apresentam os dentes incisivos bem desenvolvidos (presas), o que os torna muito vulneráveis a caçadores que os matam para a retirada desses dentes – o valioso marfim. Exemplo: elefante.

O Peixe boi é um mamífero do grupo Sirenia. Eles têm nadadeiras, mas não têm membros posteriores. A cauda desses animais é achatada, funcionando como um remo. Mesmo assim eles são bem ágeis dentro da água. Mamíferos - peixe-boiNão se confunda. Apesar do nome, o peixe-boi é um mamífero sim! No Brasil ele estava presente desde a costa do Espírito Santo até a Amazônia. Mas, a caça predatória foi dizimando os animais, que estão em risco de extinção.

Cetacea: Os cetáceos são mamíferos marinhos com membros anteriores em forma de nadadeira, ausência de membros posteriores e nadadeira caudal. Mamíferos - BaleiaPossuem um corpo hidrodinâmico com uma única narina atrás da cabeça. Exemplo: golfinhos e baleias.  Se liga na dica: Baleia não é peixe!!!  Já o Tubarão-Baleia, este sim, é um peixe.

Perissodactyla: Mamíferos que possuem um número ímpar de dedos (um ou três) e cascos. cavaloExemplo: cavalo, zebra, rinoceronte e anta.

Artiodactyla: Herbívoros com número par de dedos (dois ou quatro) e casco. girafasExemplo: boi, hipopótamo, girafa, cabra, lhama e carneiro.

Primates:

Os primatas são mamíferos mais complexos, com grande volume cerebral. Possuem cinco dedos nas mãos e nos pés que os ajudam a escalar árvores e manipular objetos. Primata - MamíferosOs primatas possuem unhas em vez de garras, sistemas sociais complexos, visão bem desenvolvida e postura semi-ereta ou ereta. São animais com infância bastante prolongada. Exemplo: humanos, gorila, gibão e chimpanzé.

Chiroptera: São os mamíferos voadores, com membros anteriores transformados em asas. Exemplo: morcego.morcego

Insectivora: Os mamíferos insetívoros são animais com focinho longo e pontiagudo adaptado a buscar insetos em pequenas frestas, como as toupeiras, o ouriço-cacheiro e o musaranho.ourico

Carnivora: Mamíferos com caninos bem desenvolvidos adaptados a perfurar e rasgar carne. Nos carnívoros terrestres os membros possuem garras, já os aquáticos possuem membros transformados em nadadeiras. oncaExemplo: onça, leão, lobo, raposa, hiena, morsa e foca.

Lagomorpha: São os mamíferos que possuem dois pares de incisivos na parte superior da boca e um par na parte inferior que crescem continuamente. coelhoExemplo: coelho e lebre.

Xenarthra: Esses mamíferos não possuem dentes ou possuem dentes bastante reduzidos, com garras bem desenvolvidas. tatuExemplo: tamanduá, tatu e preguiça.

Rodentia: Os roedores compõem a ordem de mamíferos com maior número de espécies. Possuem dois pares de dentes incisivos bem desenvolvidos que crescem continuamente.  capivaraExemplos: ratos, porcos-da-índia, capivara, preá, esquilo e porco-espinho.

Dica do Blog: Antes de concluir o estudo dos diferentes grupos de mamíferos, que tal revisar as principais características dessa classe? Então veja este post com dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos e vídeo-aula do professor Artur Ramos: https://blogdoenem.com.br/classe-mamiferos-biologia-enem/

Se você tiver um “tempinho” e um bocado de curiosidade, veja este interessante documentário sobre os ornitorrincos e equidnas transmitido pelo Discovery Channel em 1996 e disponível no canal Alexandre Silva do Youtube:

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel