Faltam:
para o ENEM

Revise os principais grupos de Mamíferos – Biologia Enem

A classe Mammalia é cheia de curiosidades. Você conhece os principais grupos de Mamíferos? Não? Então revise aqui, com o Blog do Enem!

A classe dos mamíferos contém uma linda biodiversidade. Os mamíferos cativam-nos pela sua beleza e por seus curiosos comportamentos.  Nesta classe estão os seres mais complexos do Reino dos Animais, incluindo nós, seres humanos. Você conhece os principais grupos da Classe dos Mamíferos? Não? Então fique ligado (a), pois eles podem aparecer nas questões de Biologia do Enem e dos Vestibulares!

Dica 1: Antes de continuar estudando os mamíferos, que tal revisar as características gerais do Filo dos Cordados? Então veja este super post com vídeo-aula do professor Zé Rucker e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-filo-cordados-enem/

Quando você pensa nos mamíferos, provavelmente se lembra de duas características básicas desses animais: a viviparidade e a presença de “mamas”. Mas, nem todos os mamíferos se encaixam nessa descrição. A presença ou não dessas características é, inclusive, utilizada para dividir os mamíferos em três subclasses: Prototheria, Methatheria e Eutheria. Veja a seguir as características de cada um desses grupos:

Dica 2: Antes de continuar estudando os diferentes grupos de mamíferos, que tal revisar as principais características dessa classe? Então veja este post com dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos e vídeo-aula do professor Artur Ramos: https://blogdoenem.com.br/classe-mamiferos-biologia-enem/

Prototheria: Esta é classe mais primitiva de mamíferos. Atualmente existem apenas duas espécies representando os prototérios: os monotremados ornitorrinco e equidna. Esses animais, ao contrário dos demais mamíferos, têm o sistema digestório terminado em cloaca, onde desembocam o sistema urinário, digestório e reprodutor. Além disso, os monotremados não possuem útero e colocam ovos com casca, como os dos répteis e aves. Outra coisa interessante sobre os ornitorrincos e equidnas é o fato de não terem “tetas” ou mamilos onde as glândulas mamárias desembocam. O leite “vaza” das glândulas mamárias e escorre pela pele e assim os filhotes lambem os pelos das mães para se alimentarem. Os monotremados estão restritos à Austrália e à Nova Guiné.

Mamíferos - Ornitorrinco e equidna

Se você tiver um “tempinho” e um bocado de curiosidade, veja este interessante documentário sobre os ornitorrincos e equidnas transmitido pelo Discovery Channel em 1996 e disponível no canal Alexandre Silva do Youtube:

Dica 3: Revise também os Peixes! Eles podem aparecer nas questões de Biologia do Enem ou de seu vestibular! Veja este super post com vídeo-aula do professor Artur Ramos e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-peixes/

Methatheria ou Marsupialia: Esta é a classe dos famosos cangurus! Mas, eles não são os únicos animais que carregam seus filhotes em bolsas! A Austrália e as américas possuem aproximadamente 280 espécies desses mamíferos, inclusive, nosso simpático gambá! Os marsupiais são animais vivíparos, porém sua placenta é bastante rudimentar e transitória. Sendo assim, os filhotes nascem pouco desenvolvidos  e precisam ficar protegidos na bolsa ou marsúpio da mãe. Ao nascerem, os filhotes dos marsupiais rastejam da vagina até o marsúpio onde ficam abrigados, geralmente agarrados às tetas da mãe até completarem seu desenvolvimento.

Mamíferos - Marsupiais

Ficou curioso em relação aos marsupiais? Então veja este vídeo sobre a reprodução dos cangurus, disponível no canal Salabioquímica no Youtube:

Dica 3: Você não lembra de quase nada em relação à Classe das Aves? Que tal dar uma revisada nas principais características destes fascinantes animais? Então veja este super post, com dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/aves-adaptacoes-voo-biologia/

Eutheria: Também chamados de mamíferos placentários, os eutérios são animais que possuem placenta bem desenvolvida e duradoura, o que permite que a gestação dure um tempo longo o suficiente para produzir filhotes já completamente formados. Neste grupo há cerca de 3800 espécies, dentre elas nós – os seres humanos. Nesta subclasse há dezoito ordens, veja a seguir as mais “populares”:

Proboscidea: Os proboscídeos são mamíferos com nariz e lábio superior transformado em probóscide (tromba) utilizada para auxílio na alimentação e defesa desses animais. Neste grupo, os animais apresentam os dentes incisivos bem desenvolvidos (presas), o que os torna muito vulneráveis a caçadores que os matam para a retirada desses dentes – o valioso marfim. Exemplo: elefante.

Mamíferos - Proboscidea

Dica 4: Revise também a Classe dos anfíbios! Veja este post cheio de curiosidades e características dessa classe com super dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-anfibios/

Sirenia: Os sirênios são mamíferos aquáticos com os membros anteriores transformados em nadadeiras e sem membros posteriores. A cauda desses animais é achatada, funcionando como um remo. Exemplo: peixe-boi.

Mamíferos - peixe-boi

Cetacea: Os cetáceos são mamíferos marinhos com membros anteriores em forma de nadadeira, ausência de membros posteriores e nadadeira caudal. Possuem um corpo hidrodinâmico com uma única narina atrás da cabeça. Exemplo: golfinhos e baleias.

Mamíferos - Baleia

Perissodactyla: Mamíferos que possuem um número ímpar de dedos (um ou três) e cascos. Exemplo: cavalo, zebra, rinoceronte e anta.

cavalo

Artiodactyla: Herbívoros com número par de dedos (dois ou quatro) e casco. Exemplo: boi, hipopótamo, girafa, cabra, lhama e carneiro.

girafas

Dica 5: Que tal revisar também os conceitos e características básicas do Reino dos Animais? Então, veja este super post com vídeo-aula do professor Rubens Oda e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos: https://blogdoenem.com.br/biologia-reino-animais/

Primates: Os primatas são mamíferos mais complexos, com grande volume cerebral. Possuem cinco dedos nas mãos e nos pés que os ajudam a escalar árvores e manipular objetos. Os primatas possuem unhas em vez de garras, sistemas sociais complexos, visão bem desenvolvida e postura semi-ereta ou ereta. São animais com infância bastante prolongada. Exemplo: humanos, gorila, gibão e chimpanzé.

Primata - Mamíferos

Chiroptera: São os mamíferos voadores, com membros anteriores transformados em asas. Exemplo: morcego.

morcego

Insectivora: Os mamíferos insetívoros são animais com focinho longo e pontiagudo adaptado a buscar insetos em pequenas frestas, como as toupeiras, o ouriço-cacheiro e o musaranho.

ourico

Carnivora: Mamíferos com caninos bem desenvolvidos adaptados a perfurar e rasgar carne. Nos carnívoros terrestres os membros possuem garras, já os aquáticos possuem membros transformados em nadadeiras. Exemplo: onça, leão, lobo, raposa, hiena, morsa e foca.

onca

Lagomorpha: São os mamíferos que possuem dois pares de incisivos na parte superior da boca e um par na parte inferior que crescem continuamente. Exemplo: coelho e lebre.

coelho

Xenarthra: Esses mamíferos não possuem dentes ou possuem dentes bastante reduzidos, com garras bem desenvolvidas. Exemplo: tamanduá, tatu e preguiça.

tatu

Rodentia: Os roedores compõem a ordem de mamíferos com maior número de espécies. Possuem dois pares de dentes incisivos bem desenvolvidos que crescem continuamente.  Exemplos: ratos, porcos-da-índia, capivara, preá, esquilo e porco-espinho.

capivara

Dica 6: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Dica 7: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! https://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.