O número de bolsas do Prouni 2022 bateu recorde como a maior oferta da história do programa. São 181.036 bolsas integrais e 91.965 parciais. Saiba como conseguir a sua!
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é a principal oportunidade de receber uma bolsa de estudos para quem deseja ingressar no ensino superior. Em 2022, são 273 mil bolsas disponíveis no Prouni. Dessas, 181.036 serão bolsas integrais e 91.965 de 50% de desconto. Confira como fazer sua inscrição!
Bolsas disponíveis no Prouni
As inscrições da primeira edição do Prouni 2022 vão de 22 a 25 de fevereiro. Quem tem renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário-mínimo por pessoa pode concorrer a uma bolsa de 100%. Mas, se sua renda familiar per capita estiver entre 1,5 e 3 salários mínimos, você pode concorrer a bolsas parciais de 50%.
Confira as suas chances agora no Simulador de notas de corte do Prouni. Assim você ganha tempo na hora de escolher a melhor oportunidade:
A inscrição é simples para as Bolsas disponíveis no Prouni. Confira aqui o passo a passo de como se inscrever.
Bolsas disponíveis no Prouni
Veja as novas regras do MEC para você conseguir uma Bolsa de Estudos do Prouni:
O critério mínimo exigido de desempenho no Enem é de 450 pontos no conjunto de provas do exame e nota superior a zero na redação.
Além do desempenho no Enem, os candidatos devem observar os critérios socioeconômicos, já que para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário-mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários-mínimos por pessoa.
Veja como calcular a Renda Per Capita
Confira com a Marianny Bittencourt, do canal do Curso Enem Gratuito, as dicas para você fazer a conta em cinco minutos. É bem simples e rápido para aprender. O resultado define que tipo de bolsa você pode conseguir.
Viu como é simples para fazer o cálculo de renda per capita? Agora é com você para conquistar uma das Bolsas disponíveis no Prouni.
Valem apenas as notas do Enem 2021
Para concorrer a uma das bolsas disponíveis no Prouni 2022 é necessário ter feito o Enem 2021. Além disso, é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, desde que na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- ser pessoa com deficiência;
- ser professor do ensino público.
Para quem comprova ser professor da rede pública não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
O Prouni é um programa de acesso ao ensino superior, destinado a quem não tem diploma de graduação, que oferece bolsas de estudos integrais, que cobrem a totalidade da mensalidade do curso, e parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade, em instituições privadas de ensino.
Cronograma Prouni 2022
- Inscrições: 22 a 25 de fevereiro
- Resultado da 1ª chamada: 2 de março
- Comprovação de informações da 1ª chamada: 3 a 14 de março
- Resultado da 2ª chamada: 21 de março
- Comprovação de informações da 2ª chamada: 21 a 29 de março
- Prazo para participar da lista de espera: 4 a 5 de abril
- Divulgação da lista de espera: 7 de abril
- Comprovação de informações da lista de espera: 8 a 13 de abril