INEP explica as 12 horas de atraso no acesso aos resultados do Enem

Dois milhões e meio de participantes do Enem tiveram que esperar 12 horas a mais para que o atraso no acesso ao resultado do Enem fosse resolvido pelo INEP. A explicação do órgão mostra problemas externos, de autenticação de usuários, e uma falha interna, no portal do próprio Instituto. Veja:

As equipes do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito estavam a postos na segunda-feira, dia 29 de março,  às 18 horas em ponto, para apoiar os participantes com informações para o acesso ao Boletim de Desempenho Individual do Enem 2020, e divulgar as possibilidades que a nota do Enem abre para estudar no Brasil ou no exterior. Mas, o que se verificou foi um inesperado atraso no acesso aos resultados do Enem.

A expectativa dos participantes era de que neste ano de 2021 não acontecessem problemas de acesso, por divresos motivos. O mais básico é de que 55%  dos participantes já tinham deixado de fazer a prova, reduzindo a carga de consultas ao sistema.

Outro fator importante é que, com a mudança nas datas das provas, o INEP, que é o órgão vinculado ao Ministério da Educação, e responsável pelo Enem,  ganhou três meses a mais para planejar o acesso aos resultados do Enem.

O atraso vivou meme na internet. Veja, por exemplo, este criado pelos alunos do Instituto Federal de Brasília, o IFB

As redes sociais do Blog do Enem e do Curso Enem Gratuito foram logo carregadas de postagens dos usuários informando que mesmo esperando por horas nas tentativas de logar no sistema, que nada acontecia.

12 horas de atraso

A noite chegou, e a madrugada também. Apenas no dia seguinte, já perto das oito da manhã de terça-feira, é que os participantes começaram a ter o acesso regularizado.

O INEP e o  atraso no acesso aos resultados do Enem

A direção do Blog do Enem fez consultas ao INEP, sobre os motivos do atraso, e recebeu a seguinte resposta, emitida como Nota de Esclareciemento à imprensa:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Restabelecimento do acesso aos resultados do Enem 2020

Após a disponibilização do sistema de divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, às 18h desta segunda-feira, 29 de março, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) identificou que o acesso.gov.br não estava respondendo à alta demanda de acessos dos participantes.

Em contato com o Serpro, responsável pela plataforma gov.br, foi identificada inconsistência técnica, que impactou o acesso dos estudantes à Página do Participante.

Após a reinicialização dos servidores que atendem à aplicação, o Serpro informou que a inconsistência apresentada foi resolvida no mesmo dia e que o acesso.gov.br foi completamente normalizado à meia noite desta terça-feira, 30 de março.

A partir daí, foi possível ao Inep identificar uma inconsistência no código do sistema de seu portal, que foi corrigida pela equipe do instituto às 7h38. Com isso, o serviço passou a ser corrigido gradativamente, até seu completo restabelecimento, às 9h30.

O Inep registra a pronta resposta e parceria que ocorreu entre o instituto, o Serpro e o Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Governo Digital, envolvendo cerca de 50 técnicos que trabalharam durante toda a madrugada, e, por mais de 13 horas, visando fornecer à sociedade os resultados do Enem 2020. (Assessoria de Imprensa do INEP – Brasília, 30 de março de 2021).

Então, o acesso agora está liberado, e você já pode fazer a sua consulta. A dica do Blog do Enem é você se ligar nas chances do SISU.

Veja 10 estratégias para vencer no SISU

Confira com a diretora de conteúdo do Curso Enem Gratuito, Jade Philippe, as melhores dicas para você conseguir a sua vaga no SISU:

Então, conferiu as melhores estratégias para vencer no SISU? Vale a pena ver de novo, porque têm dicas excelentes!

Veja também as Notas de Corte do SISU e do PROUNI

  1. Notas de Corte do SISU 
  2. Notas de Corte das COTAS 
  3. Notas de Corte do PROUNI 
  4. Como mandar bem no SISU 

 

INEp explica atraso no acesso aos resultados do Enem

Agora, é com você.

João Vianney dos Valles Santos

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Enem