Confira um passo a passo completo para as inscrições do Curso Enem Gratuito. Conheça esta oportunidade para estudar e se preparar melhor para as provas.
Você pode começar hoje mesmo o seu Curso Enem Gratuito. Não tem taxa de inscrição. Acompanhe a leitura e confira um passo a passo completo para as inscrições do Enem 2023, e ainda, saiba como estudar de graça com o Curso Enem Gratuito.
- Intensivo Enem 2023, mais rápido e com foco no que mais cai;
- Matemática Básica – Foco nos fundamentos para resolver a maioria das questões.
- Se preferir, tem um especial sobre Como fazer a Redação do Enem 2023.
- E você ainda têm as dicas dos Temas da Redação nos Cursos Enem Gratuitos.
- Para quem tem mais tempo livre para estudar, temos a dica também dos Planos de Estudo do Curso Enem Gratuito, com aulões com e-books gratuitos, e foco nas questões mais importantes de cada matéria.
Veja o Curso Enem Gratuito
Cronograma do Enem 2023
Fique por dentro do calendário do Enem 2023 e organize-se:
- Aplicação das provas: 5 e 12 de novembro
- Divulgação dos gabaritos: 24 de novembro
- Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024
Para mais informações, leia o Edital completo.
Quem pode fazer o Enem?
Antes de saber como funcionam as inscrições do Enem 2023, é fundamental saber quem pode fazer o exame, concorda?
O Enem pode ser feito por qualquer pessoa que esteja cursando o ensino médio em escola regular ou em uma instituição da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Também pode participar quem já tenha concluído o ensino médio em anos anteriores e que deseja utilizar o resultado do exame para ingressar em universidades públicas e privadas, ou para programas governamentais de acesso ao ensino superior, como o Sisu, Prouni e Fies.
No caso de estudantes que queiram fazer a prova, mas estão cumprindo medidas ou penas que os privem de liberdade, é preciso aguardar um edital específico para a categoria.
Vale lembrar também que os candidatos que não concluíram o ensino médio podem fazer a prova apenas como treineiros, ou seja, como uma forma de treinamento ou para fins de autoavaliação.
Passo a passo das inscrições do Enem 2023
As inscrições do Enem 2023 devem ser realizadas de 5 a 16 de junho, na Página do Participante. O processo é guiado pela assistente virtual “Nanda”, que vai apresentar todas as opções disponíveis.
Confira o passo a passo para fazer a sua inscrição:
1. Acesse a Página do Participante do Enem e clique em “Inscrição”.
2. Cumpra a etapa de segurança.
3. Em seguida, informe seu CPF, data de nascimento e clique em “Iniciar a inscrição”.
4. Confirme os dados cadastrados na Receita Federal.
5. Na próxima tela, você precisa informar seu sexo, cor/raça, estado civil e nacionalidade e os dados do seu endereço.
6. Indique se você precisa ou não de recursos de acessibilidade para a realização das provas. Caso não seja o seu caso, você seguirá para a escolha do idioma estrangeiro.
7. O próximo passo é escolher a língua estrangeira – Inglês ou Espanhol. Não é possível alterar após a inscrição.
8. Depois, informe o seu nível de escolaridade.
9. Responda em que tipo de escola você cursou o ensino médio, o tipo de ensino (regular, educação especial ou EJA) e ano de conclusão.
10. Na hora de preencher o questionário socioeconômico, o sistema solicita informações sobre escolaridade, renda, bens e gastos dos familiares para conhecer seu perfil pessoal e familiar.
11. Na próxima etapa, é preciso cadastrar um número de telefone fixo, celular e e-mail para que o Inep possa entrar em contato, caso seja necessário.
12. Selecione o estado e a cidade onde você vai fazer as provas. Esta opção pode ser alterada apenas durante o período de inscrições.
13. No próximo passo, inclua uma fotografia sua que poderá ser utilizada pelo Inep para fins de identificação.
14. Confira com atenção e confirme os dados cadastrados.
15. Antes de finalizar o processo, é preciso criar uma senha para acessar o sistema e acompanhar sua inscrição, conferir seu local de prova e também as suas notas.
16. Depois disso, faça login na Página do Participante para gerar o boleto referente à taxa de inscrição, que pode ser pago até o dia 21 de junho. Caso você tenha sido contemplado com o benefício de isenção, essa etapa não é necessária.
Como solicitar tratamento por nome social
Agora que você sabe como fazer a sua inscrição, vamos te mostrar como solicitar o tratamento por nome social no Enem 2023.
Após concluir a sua inscrição, basta acessar a Página do Participante e clicar em “Página do Participante – Entrar com gov.br”. Você será direcionado para a tela de login. Preencha com os dados cadastrados na plataforma e você será redirecionado para a Página do Participante, onde vai encontrar o menu “Tratamento pelo Nome Social”.
Basta clicar e a assistente virtual Nanda vai perguntar se você deseja o tratamento pelo nome social. Clique em “sim” para avançar e preencha as informações solicitadas.
Uma novidade desta edição é que quem optar pelo uso do nome social e o tiver cadastrado na base da Receita não precisará enviar nenhum tipo de documentação complementar.
Já quem ainda não tem o nome social cadastrado na Receita Federal, precisa comprovar a condição, conforme os itens abaixo:
- foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares);
- cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficial com foto.
Por último, basta conferir os seus dados e enviar a solicitação.
O resultado da análise da solicitação de tratamento pelo nome social no Enem 2023 será divulgado na Página do Participante, a partir do dia 26 de junho.
Caso a documentação seja reprovada, ainda é possível solicitar recurso e inserir novos documentos para análise.
Se a confirmação dos dados ou a documentação enviada não estiver em conformidade com o que é previsto no Edital do Enem, o participante será identificado pelo nome civil.
Como saber se a sua inscrição está confirmada
Após efetuar o pagamento do boleto, a confirmação vai aparecer na Página do Participante. Por conta do processamento do pagamento, essa confirmação pode demorar alguns dias. Qualquer dúvida, entre em contato com o Inep.
É importante lembrar que, caso você se inscreva e desista da prova, não terá direito ao reembolso do valor, independente do motivo.
Aplicação do Enem 2023
A aplicação do Enem 2023 acontecerá simultaneamente em todos os estados e no Distrito Federal, segundo o horário de Brasília:
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas 1º dia: 19h
- Término das provas 2º dia:18h30
O local de prova de cada participante será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que será disponibilizado na Página do Participante.
O que levar nos dias das provas do Enem?
Confira os itens obrigatórios para levar nos dois dias de provas do Enem:
- Documento original com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista, passaporte, identificação de conselhos de classes ou certificado de reservista).
- Caneta preta de tubo transparente.
Não são aceitas cópias ou outros documentos não oficiais, nem canetas de outras cores ou lápis.
É indicado levar também um casaco, uma garrafa d’água e um lanche pequeno.
Estude de graça para o Enem
Para ter um bom desempenho no Enem é preciso foco, dedicação e motivação. Afinal, a sua nota pode garantir que você ingresse no curso superior que sempre desejou, certo?
Cada pessoa se organiza da forma que mais faz sentido para si, do tempo e das ferramentas disponíveis.
Mas, lembre-se de que você pode contar com o Curso Enem Gratuito, preparado especialmente para quem vai fazer o exame, de acordo com os conteúdos que mais foram cobrados nas edições anteriores.
Tudo é organizado a partir de três opções de Planos de Estudos: Extensivo, Semiextensivo e Intensivo. Basta se inscrever, sem precisar pagar nada, e acessar as aulas escritas, videoaulas, e-books e simulados.
Comece hoje mesmo a se preparar!