Estão abertas as inscrições no Prouni 2023

Já estão abertas as inscrições no Prouni 2023. Entenda como você pode concorrer a bolsas parciais e integrais em instituições privadas de ensino superior.

Já estão abertas as inscrições no Prouni 2023. Estudantes interessados em obter bolsas de estudos parciais ou integrais para universidades particulares podem acessar o site do programa para concorrer. 

Para a primeira edição do ano, o Programa Universidade para Todos oferece 288 mil bolsas distribuídas em 995 instituições privadas de ensino superior em todo o Brasil. São 14.346 cursos de graduação com vagas!

O período de inscrições vai de 28 de fevereiro a 3 de março. Acompanhe a leitura e saiba quem pode se inscrever e como concorrer às bolsas ofertadas pelo programa.

Como se inscrever no Prouni 2023

Agora que as inscrições no Prouni 2023 estão abertas, basta acessar o site oficial do programa para concorrer a uma das bolsas ofertadas. 

Preparamos um passo a passo completo para te ajudar com esse processo! 

Quem pode concorrer a uma bolsa de estudos do Prouni

Para se inscrever é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem antes do processo seletivo, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação. 

Segundo o edital do Prouni 2023, para concorrer a uma vaga, é necessário atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • Ensino médio integralmente em escola da rede pública;
  • Ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • Ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; 
  • Ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; 
  • Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso. Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.

Vale lembrar ainda que estudantes que realizaram o Enem como treineiros também não podem participar do Prouni. 

Confira o cronograma completo de inscrições no Prouni 2023 

As inscrições no Prouni 2023 começam em 28 de fevereiro e terminam no dia 3 de março. Fique atento ao cronograma:  

  • Inscrições: de 28 de fevereiro a 3 de março
  • 1ª chamada: 7 de março
  • Comprovação de informações da 1ª chamada: de 7 a 16 de março
  • 2ª chamada: 21 de março
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: de 21 a 30 de março
  • Prazo para participar da lista de espera: 5 e 6 de abril
  • Divulgação da lista de espera: de 10 a 19 de abril
  • Comprovação de informações da lista de espera: de 10 a 19 de abril

Tem dúvidas sobre o Prouni? Assista ao vídeo que preparamos e entenda melhor:

Tudo pronto por aí para fazer a sua inscrição? Boa sorte!

Outras formas de ingresso no ensino superior com desconto

Seu desempenho no Enem também pode ser utilizado para conseguir bolsas de estudos em instituições de ensino particulares, como a Uniasselvi e a Unicesumar

A sua pontuação no exame confere descontos progressivos, de 30% até 100% do valor das mensalidades, para fazer o curso que você sempre quis! 

Estude em uma excelente universidade, com custos reduzidos. Receba ofertas de bolsas de estudos ou descontos. 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Bolsas de Estudo, Bolsas do Prouni, Enem, Prouni
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel