Sisu – Sistema de Seleção Unificada. Veja como funciona.

Veja como conquistar uma vaga em Universidade Pública através do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Você disputa através das Notas de Corte do Enem. Aprenda como funciona para não errar na hora do jogo!

Com a sua Nota do Enem você pode conquistar uma vaga em Universidades Pública. Vale para todos os cursos, Veja como funciona o SISU – Sistema de Seleção Unificada.

Já fique de olho no calendário. Todo ano acontecem duas rodadas de inscrições no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Em janeiro as universidades federais, institutos federais, e universidades estaduais que adotaram o Sisu em substituição ao vestibular colocam as vagas em disputa. São 200 mil vagas em janeiro e 50 mil e julho.

Sisu aprenda destacada

Você só poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu se tiver uma nota válida no Enem do ano anterior. Ou seha, em 2016 você concorre com a nota do Enem 2015. Em 2017, com a nota do Enem 2016, e assim sucessivamente.  E, nao vale ter tirado zero na redação. Só pode concorrer quem tiver uma nota válida tanto nas Objetivas quanto na Redação.

Veja nesse vídeo como funciona o Sisu

https://youtu.be/EZUX7HCwfUQ

Chance em dobro – você concorre em dois cursos diferentes. Muita gente não entende este critério, mas é real. Na inscrição do Sisu você pode se inscrever em até 2 (duas) opções de vaga. Ao se inscrever deve especificar em ordem de preferência: suas opções de vaga em instituição, local de oferta, curso, turno; e a modalidade de concorrência.

Vamos traduzir para descomplicar: Você pode concorrer para Medicina na UFRJ e concorrer para Arquitetura na UFRGS. As suas notas do Enem entram no sistema e participam do leilão de vagas nas duas instituições, em cursos diferentes. Você confere a cada dia da corrida do Sisu onde você está com mais chances, e vai ‘jogando’ com a sua nota. E, é claro, se quiser trocar de curso ou de instituição você também pode fazer isso de maneira bem simples.

Dicas do Blog do Enem:

Veja como fazer a Inscrição no Sisu:

sisu passo a passo pequeno
Aprenda tudo sobre o Sisu

Confira o Passo a Passo completo do Sisu.

Aprenda a fazer desde a inscrição, como alimentar os dados no sistema, e como jogar com a sua noa do Enem para vencer as Notas de Corte do Sisul As dicas ajudam você a não errar e perder a vaga.

Veja as Notas de Corte do Enem e calcule suas chances

Confira quantos pontos você precisa para passar em Administração, Engenharias, Medicina, Pedagogia e todos os cursos de graduação. Tabelas completas com o resultado oficial do Ministério da Educação. Veja aqui as Notas de Corte do Enem.

notas de corte funil

Veja o site oficial do Sisu no Ministério da Educação

Sisu
site oficial do Sisul Veja.

A sua Nota do Enem vale também para disputar as Bolsas de Estudo do Programa Universidade para Todos, o Prouni. Vale também para concorrer às vagas de Cursos Técnicos no Pronatec, e funcionam como critério classificatório para os financiamentos através do Fies.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel