Ganhe pontos na Interpretação de Textos em Linguagem Verbal, Não-Verbal, ou Mista. Aprenda a "ler" através de imagens, posturas, feições e nas entrelinhas dos textos.
Interpretação de textos não verbais: a etimologia da palavra texto está relacionada com o ato de tecer, entrelaçar, construir sobrepondo. Texto, portanto, é da mesma família de palavras como textura, tecido e tessitura.
Mas, afinal, de que é constituído um texto não-verbal? Será apenas “sem” palavras?
Interpretação de textos não-verbais e mistos
Dos anos 90 até a atualidade a concepção de texto tem sido ampliada. Consideramos um texto todo enunciado verbalizado ou não, o qual possa atender à finalidade comunicativa e constituir sentido.
Veja abaixo dois exemplos de textos não verbais capazes de comunicar algo e de constituir significado. Além desses dois tipos, nós podemos encontrar os mistos, ou seja, a mistura do texto verbal e não verbal.
Resumo rápido: Linguagem Verbal e Não Verbal
As dicas da professora Mercedes:
- A linguagem verbal, não verbal e mista são temas recorrentes no Enem e também nos vestibulares. Para entender quais são as suas características e como identificá-las, nesta aula vamos exemplificar cada um destes termos distinguindo e aproximando-as. E no final da aula acima você ainda ganha dicas de Interpretação de Textos.
- De modo rápido podemos definir a linguagem verbal como aquela que é transmitida pela voz, pela escrita e assim ela é como o próprio nome diz, verbalizada.
- Além da utilização da linguagem verbal, a sociedade contemporânea emprega cada vez mais as linguagens não verbal e mista, possibilitando novas maneiras de se comunicar e de interagir.
- Logo, essas ocorrências com as variações da Linguagem Verbal, e ocorrências das linguagens não verbal e mista acabam sendo conteúdos muito presentes nos vestibulares e nas questões do Enem. Não somente na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mas em todas as áreas do conhecimento.
Como Interpretar textos não-verbais
Interpretar textos não verbais ou mistos envolve as seguintes operações: analisar, explicar, identificar, comparar, etc. Porém esses tipos de texto requerem do estudante sensibilidade para ler outros códigos, como os gestos, as expressões fisionômicas, as cores, a própria imagem, e aquilo que está nas entrelinhas.
Na tirinha da Mafalda, como a personagem pode criticar um programa de TV, se o aparelho está desligado?
(Toda a Mafalda. Quino: [tradutores Andréa Stahel M. da Silva… et.al.]. – São Paulo: Martins Fontes, 1993. p. 393.)
Para fazer a Interpretação do Texto, é necessário ver “quadro a quadro”:
- 1º – Mafalda passa pela TV desligada;
- 2º – Considera o programa “uma droga”;
- 3º – Passa pela TV e percebe a tomada desconectada;
- 4º – Pede desculpa para a TV, pois “era força do hábito” .
Interpretação do Texto da Tirinha: Conclui-se que a personagem considera todos os programas ruins, porque nem mais os observa. Isso constitui um julgamento prévio dela.
Orientações para ler e Interpretar textos mistos:
- Olhe quadro a quadro;
- Perceba objetos, pessoas, atividades;
- Note frases e palavras;
- Observe se há intertextualidade;
- Considere as expressões faciais, os gestos, as cores e outros códigos não verbais.
Para finalizar essa aula, leia um pensamento de Machado de Assis, escritor da escola literária do Realismo.
“Eu gosto de catar o mínimo e o escondido. Onde ninguém mete o nariz, aí entra o meu, com a curiosidade estreita e aguda que descobre o encoberto.”
Resumo sobre a Interpretação de Textos
Saiba mais sobre a Interpretação de Textos não verbais veja esta aula do canal Curso Enem Gratuito, com a professora Mercedes, e disponível no Youtube.
Mandou bem a professora Mercedes. Ela tem uma didática que funciona bem, e você aprende, mesmo.
Veja o Texto Verbal; Não-Verbal; e o Texto Misto
Como vimos, um texto pode ser constituído apenas de linguagem verbal, como ocorre com a notícia, a carta ou a anedota; nesse caso, ele é chamado de texto verbal.
Também pode ser constituído de linguagem visual, como a fotografia e a pintura; ou de linguagem musical, como uma música; ou da linguagem da dança, como um espetáculo de balé. Nesses casos, ele é chamado de texto não-verbal.
E pode, ainda, ser constituído pelo cruzamento de mais de uma linguagem, como, por exemplo, das linguagens verbal e musical, como a canção. Nesses casos, temos os textos em linguagem mista.
O produto final de toda enunciação, feita em que linguagem for, é chamado de texto. Assim, são textos: um gráfico, um cartum, uma pintura, uma melodia, um poema, um filme, uma escultura, etc. em muitos casos, dependendo da situação, até mesmo o silêncio pode ser considerado um texto.
Veja as diferenças entre Charge, Quadrinho, e Cartoon
Gostou da Mercedes? Ela é mesmo show!
Agora veja outros exemplos sobre Interpretação de textos não verbais:
Leia o painel de textos a seguir: Texto I
Texto II – Cantiga pra não morrer ( Ferreira Gullar)
Quando você for se embora,
moça branca como a neve,
me leve.
Se acaso você não possa
me carregar pela mão,
menina branca de neve,
me leve no coração.
Se no coração não possa
por acaso me levar,
moça de sonho e de neve,
me leve no seu lembrar.
E se aí também não possa
por tanta coisa que leve
já viva em seu pensamento,
menina branca de neve,
me leve no esquecimento,
me leve.
Texto III – Saudade (1899), de Almeida Júnior
Vamos construir o conceito juntos?
- O texto I é organizado em sete cenas.
- Por que, supostamente, o marido se levantou da cama, na 2ª cena? Para reclamar do barulho da música que vinha do andar de cima.
- O que sugere a expressão da mulher, na 5ª cena? Sugere que ela está satisfeita pelo fato de a música ter parado.
- Compare a expressão do marido na 1ª e na 6ª cenas. Em que diferem? Na 1ª cena, ele estava zangado; na 6ª cena, ele está feliz, pois está sorrindo.
- Levante hipóteses: Aonde o marido está indo? O que teria acontecido no apartamento de cima? Ele está se mudando para o apartamento de cima, provavelmente porque lá é mais divertido ou porque conheceu alguém interessante.
- O texto “Cantiga pra não morrer” diz respeito a relacionamento amoroso.
- Que tipo de situação é imaginada pelo eu lírico do texto? Uma situação de separação entre o eu lírico e a “menina branca de neve”, provavelmente a mulher amada.
- Que apelo o eu lírico faz à “moça branca como a neve”? O eu lírico faz um apelo para não ser esquecido, ou para ela, de alguma forma, leve-o consigo.
- Dê ao menos duas interpretações ao título do texto. Entre outras possibilidades, o texto seria uma forma de canto, e cantar seria uma maneira de não morrer, talvez porque o canto possa aliviar a dor do eu lírico; o texto constitui um pedido insistente do eu lírico para não ser esquecido pela amada, o que para ele seria morrer.
- O texto 3 é uma obra do pintor brasileiro Almeida Junior (1850-1899). Nela uma mulher olha uma fotografia. Observe o título do quadro e responda:
- Que sentimentos a postura física da mulher e sua expressão facial expressam? Sentimentos de tristeza e saudade.
- Por que a mulher está vestida de negro? Provavelmente porque está de luto, pois deve ter perdido alguém querido.
- De quem você acha que é a foto? Pode ser do marido, do pai, de um filho ou de alguém que a mulher amava.
Compare os textos.
- O que eles têm em comum? Os três textos abordam a separação de pessoas queridas, voluntária ou involuntariamente.
- Em qual(is) dos textos o fim do relacionamento provoca sentimento de tristeza, saudade ou dor? Nos textos 2 e 3.
- Em qual(is) deles provoca alegria? No texto I.
Há textos que são constituídos apenas de imagem, outros apenas de palavras, outros de palavras e imagens.
- Quais dos textos são constituídos basicamente de imagens? Os textos I e II.
- Qual é constituído apenas de palavras? No texto II.
- Qual deles sugere a presença da música, por meio de notas musicais? O texto I.
Hora dos Exercícios de Interpretação de Textos!
Os exercícios sobre linguagem verbal e linguagem não verbal vão ajudar você a entender as diferentes linguagens utilizadas na comunicação.
Questão 01 – A Interpretação de TextosMineiro de Araguari, o cartunista Caulos já publicou seus trabalhos em diversos jornais, entre eles o Jornal do Brasil e o The New York Times
No cartum apresentado, o significado da palavra escrita é reforçado pelos elementos visuais, próprios da linguagem não verbal. A separação das letras da palavra em balões distintos contribui para expressar principalmente a seguinte ideia:
- a) dificuldade de conexão entre as pessoas
- b) aceleração da vida na contemporaneidade
- c) desconhecimento das possibilidades de diálogo
- d) desencontro de pensamentos sobre um assunto
Questão 02Nos quadrinhos, o uso simultâneo das linguagens verbal e não verbal contribui para a construção de sentidos do texto
Na tira do cartunista argentino Quino, utilizam-se recursos gráficos que lembram o cinema.
A associação com a linguagem artística do cinema, que lida com o movimento e com o instrumento da câmera, é garantida pelo procedimento do cartunista demonstrado a seguir:
- a) ressaltar o trabalho com a vassoura para sugerir ação.
- b) ampliar a imagem da mulher para indicar aproximação.
- c) destacar a figura da cadeira para indiciar sua importância.
- d) apresentar a sombra dos personagens para sugerir veracidade.
Questão 03 – A interpretação de textos em tirinhas:
Tirinha Garfield, de Jim Davis
Sobre a tirinha de Garfield, é correto afirmar que:
- a) A linguagem verbal é o elemento principal para o entendimento da tirinha.
- b) O uso da linguagem verbal não faz diferença para a compreensão da tirinha.
- c) O uso simultâneo das linguagens verbal e não verbal colabora para o entendimento da tirinha.
- d) A sequência cronológica dos fatos relatados nas imagens não influencia na compreensão da tirinha.
Questão 04 – Sobre as linguagens verbal e não verbal, é INCORRETO afirmar que:
- a) A linguagem verbal utiliza qualquer código para se expressar, enquanto a linguagem não verbal faz uso apenas da língua escrita.
- b) São utilizadas para criar atos de comunicação que nos permitem dizer algo.
- c) A linguagem não verbal é aquela que utiliza qualquer código que não seja a palavra, enquanto a linguagem verbal utiliza a língua, seja oral ou escrita, para estabelecer comunicação.
- d) Linguagem verbal e não verbal, quando simultâneas, colaboram para o entendimento do texto.
Questão 05Gráficos são exemplos de utilização simultânea das linguagens verbal e não verbal. É preciso analisar as duas ocorrências para a compreensão do texto
Nos gráficos, os elementos visuais e os elementos textuais são fundamentais para o entendimento total da mensagem transmitida. No gráfico em questão, a linguagem verbal e a linguagem não verbal têm como intenção mostrar ao leitor que:
- a) O número de casamentos entre pessoas acima de 60 anos diminuiu em um período de cinco anos.
- b) O número de pessoas acima de 60 anos que estão inseridas no mercado de trabalho é proporcionalmente inverso à quantidade de pessoas que se casam nessa faixa etária.
- c) Apresenta dados para o leitor que comprovam o aumento no número de casamentos entre pessoas acima de 60 anos, assim como o aumento da inserção de pessoas acima de 60 anos no mercado de trabalho.
- d) Apresenta a preocupação com a diminuição no número de casamentos entre pessoas de várias faixas etárias da população brasileira, assim como a dificuldade dessas pessoas para conseguir emprego no mercado de trabalho.
Gabarito de exercícios sobre a Interpretação de Textos verbais e não verbais
Questão 01 – Alternativa “a”. Observe que no cartum os elementos visuais e textuais estão combinados, portanto, ambos são necessários para a sua compreensão. As letras da palavra “solidão” aparecem em diferentes balões pertencentes a personagens também distintos, reforçando a ideia de que nenhum tipo de comunicação é estabelecido entre eles. Os personagens caminham em sentidos opostos, o que denota a dificuldade que os seres humanos têm de se conectarem.
Questão 02 – Alternativa “b”. Para o melhor entendimento da questão, é preciso observar todos os elementos presentes nos quadrinhos, entre eles, as linguagens verbal e não verbal. A linguagem não verbal é representada pelos recursos gráficos utilizados pelo cartunista, com destaque para a imagem da mulher que, à medida que a história é contada, sofre ampliação, simulando o efeito de close muito utilizado no cinema.
Questão 03 – Alternativa “c”. Apesar da predominância da linguagem não verbal, a linguagem verbal colabora para a construção de sentidos da tirinha.
Questão 04 – Alternativa “a”.
Questão 05 – Alternativa “c”. A intenção do gráfico é demonstrar o aumento no número de casamentos entre pessoas acima de 60 anos em relação ao número de casamentos da população brasileira fora dessa faixa etária, assim como o aumento da população acima de 60 anos no mercado de trabalho.
Espero que você tenha gostado destas super dicas! Aproveite-as bem. Bom estudo!