3.318.149 pessoas receberam a isenção do Enem 2018

Para quem não conseguiu a isenção, as inscrições para o Enem 2018 já estão abertas e vão até o dia 18 de março. O jeito é pagar os R$ 82,00. E, super dica: quem conseguiu a isenção tem que fazer a inscrição oficial também. Se liga aí.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (7 de maio) o resultado dos pedidos de isenção para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Das 3.818.663 pessoas que solicitaram isenção, 3.318.149 tiveram os pedidos aprovados.

Dentre as 500.513 que tiveram a solicitação reprovada, 35.437 entraram com recurso. Após a análise dos novos documentos, foram aprovados 26.339 recursos relacionados à isenção no Enem, elevando para 3.361.468 o número total de participantes isentos no Enem 2018.

  • Tiveram direito à isenção aqueles candidatos que:
  • estão cursando a última série do ensino médio, em 2018, em escola da rede pública;
  • obtiveram nota mínima para certificação do ensino médio nas áreas para as quais se inscreveram no Encceja 2017;
  • cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada;
  • têm renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; e,
  • tenham renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

isenção

Segundo a presidente do Inep, Maria Inês Fini, os estudantes com direito ao benefício, por lei e por decreto, ou concluintes da escola pública, continuam sendo as mesmas pessoas que sempre tiveram direito à isenção da taxa de inscrição do Enem.

“A diferença deste ano é que estamos solicitando que aqueles que fazem esse pedido e, que no ano de 2017 tiveram esse direito e não compareceram à prova, apresentem a justificativa tal qual está especificado no nosso edital”, ressaltou Maria Inês. “É nossa responsabilidade zelar pelo dinheiro público.”

Justificativa de ausência

Assim como a solicitação de isenção antecipada, a justificativa de ausência é uma novidade desta edição do Enem, sendo uma oportunidade para quem tem direito à gratuidade, e faltou por motivo justo, comprovar a situação e se beneficiar novamente da isenção.

Das 208.588 pessoas que tentaram justificar a ausência, apenas 8.486 apresentaram algum comprovante, sendo 4.345 aprovados. E 54.124 candidatos entraram com recurso para tentar justificar a ausência. Ao final, foram aprovados 1.357 recursos relacionados à ausência.

A justificativa de ausência era necessária para aqueles que tiveram a isenção no ano passado, não compareceram aos dois dias de prova e pleiteavam nova isenção. As situações que permitiam justificativa eram relacionadas a acidentes de trânsito, assalto/furto, casamento, morte na família, acompanhamento de cônjuge, problema de saúde, maternidade, paternidade e trabalho.

Inscrições Enem 2018

As inscrições para o Enem 2018 tiveram início no dia 7 de maio e seguem até o dia 18 do mesmo mês. Já o prazo para pagamento da taxa de inscrição é maior, terminando em 23 de maio. O pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) pode ser feito por meio de instituições bancárias, agências dos Correios e casas lotéricas. A 20ª edição do Enem, com provas marcadas para 4 e 11 de novembro.

Veja o passo a passo para fazer a inscrição e confira dicas de estudos para mandar bem na prova!

Clique aqui para acessar a Página do Participante

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Gratuito. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui.

curso enem gratuito blue fino

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel