Inep aprovou 2,4 milhões de solicitações de isenção da taxa do Enem 2023, além de 3 mil justificativas de ausência. Saiba como conferir!
Os resultados dos pedidos de isenção da taxa do Enem 2023 já foram divulgados. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aprovou 2,4 milhões de solicitações. Além disso, foram aceitas mais de 3 mil justificativas de ausência de estudantes que não puderam comparecer às provas em 2022.
Vale destacar que o número total de isentos deve aumentar, já que concluintes do ensino médio em escola pública declarada ao Censo Escolar também poderão solicitar a isenção durante o período de inscrição no Enem, de 5 a 16 de junho.
Com a publicação do Edital do Enem 2023, já é hora de começar a estudar! A boa notícia é que você também não precisa pagar por isso. O Curso Enem Gratuito oferece planos de estudos adequados à rotina de cada estudante, com os conteúdos que mais caem nas provas, aulas escritas, videoaulas, e-books e simulados.
Vamos saber mais sobre o Enem?
Como conferir os resultados de isenção da taxa do Enem 2023
Para conferir se você está na lista dos contemplados com o benefício de isenção da taxa do Enem 2023, basta acessar a Página do Participante e digitar os dados de login.
Para quem fez o pedido, mas não obteve o benefício, ainda cabem recursos, que devem ser enviados até o dia 12 de maio. Para isso, o candidato deve anexar documentos que comprovem o direito à isenção. Os novos resultados saem no dia 19 de maio.
Quem tem direito à isenção?
A participação gratuita no Enem é prevista para pessoas que se enquadram em, pelo menos, um dos seguintes perfis:
- Participantes que estão no último ano do ensino médio de escolas públicas;
- Alunos que estudaram durante todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais da rede privada, desde que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.980);
- Pessoas em vulnerabilidade social, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Cronograma oficial do Enem 2023
- Resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 e justificativas de ausência na edição de 2022: 8 de maio
- Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023: de 8 a 12 de maio
- Resultado do recurso: 19 de maio
- Período de inscrições: de 5 a 16 de junho
- Aplicação das provas: 5 e 12 de novembro
- Divulgação dos gabaritos: 24 de novembro
- Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024
Inscrições do Enem 2023
O prazo para a realização das inscrições foi confirmado pelo Edital, e acontece de 5 a 16 de junho. Mesmo quem obteve o benefício de isenção da taxa do Enem 2023 precisa se inscrever para fazer as provas.
Passo a passo para fazer a inscrição
Para fazer a inscrição, basta acessar a Página do Participante e fazer o login com seus dados. Caso o participante não possua cadastro, será necessário criar um para prosseguir com a inscrição.
Serão solicitados dados pessoais, como CPF, data de nascimento, cor/raça, sexo e endereço com CEP (clique aqui para consultar o seu CEP).
O Enem também oferece recursos de acessibilidade, que podem ser solicitados no momento da inscrição para pessoas:
- Surdo cegas, surdas, cegas, com deficiência auditiva, baixa visão e visão monocular;
- Autismo, deficiência intelectual, dislexia, deficiências físicas e déficit de atenção;
- Gestantes
- Estudantes de Classe Hospitalar
O Inep pode exigir uma documentação que ateste a necessidade de acessibilidade do participante.
Também será preciso preencher formulários com informações pessoais e socioeconômicas.
Para finalizar, quem não conseguiu a isenção deve efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85.
Inscrições do Enem 2023 para PPL
O Inep também já divulgou o cronograma para a participação de pessoas privadas de liberdade (PPL) no exame, que abrange as pessoas submetidas a penas privativas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade.
A aplicação das provas do Enem PPL acontece desde junho de 2010, com o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença é que são realizadas nas unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade da Federação.
Confira o cronograma:
- Inscrições: de 9 a 27 de outubro
- Aplicação: 12 e 13 de dezembro
- Divulgação do gabarito: 27 de dezembro
- Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024
Para participar, é preciso solicitar a inscrição ao responsável pedagógico da sua unidade e assinar o termo de adesão, responsabilidade e compromisso do Inep.