O prazo para justificar a falta no Enem 2022 e garantir a gratuidade da isenção já começou! Confira o passo a passo e a lista de documentos aceitos pelo Inep.
Nesta segunda, dia 17 de abril, começou o prazo para solicitar a isenção da taxa e também para quem precisa justificar a falta no Enem 2022. Os pedidos precisam ser realizados até o dia 28 de abril.
A justificativa de ausência nas provas da edição passada é um dos requisitos para conseguir a gratuidade neste ano. Conforme o edital, os resultados serão divulgados no dia 8 de maio.
Acompanhe a leitura para conferir a lista de documentos necessários para justificar a falta no Enem 2022.
Lembre-se: você já pode começar a estudar para as provas, também de graça, com o Curso Enem Gratuito.
Como justificar a falta no Enem 2022
Se você precisa justificar a falta no Enem 2022, basta seguir o passo a passo:
- Acesse a Página do Participante e faça o login único da plataforma gov.br;
- Informe o número do CPF e a data de nascimento (os dados devem ser iguais aos cadastrados na Receita);
- Informe um endereço de e-mail válido e único e um número de telefone fixo e/ou de um celular válido;
- O sistema automaticamente identifica se você conseguiu a isenção e não compareceu aos dois dias de provas;
- Depois, é necessário conferir se você possui os documentos necessários para justificar a ausência e, se a resposta for sim, clique em “Li e concordo” para continuar;
- Informe o motivo da ausência. Cada opção de justificativa conta com a documentação necessária descrita na própria página;
- Caso não tenha justificativa, assinale a opção “Não tenho justificativa para comprovar minha ausência” e clique em continuar;
- Faça o upload da documentação nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB.
Documentos necessários para justificar a falta no Enem 2022
Justificar a falta no Enem 2022 depende do envio de documentos datados e assinados que possam comprovar o motivo da sua ausência, nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB.
Não são aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis.
Confira a lista completa, conforme o motivo:
Assalto/Furto
Boletim de Ocorrência Policial legível, com nome completo, CPF ou RG do
participante envolvido, com o relato do assalto/furto ocorrido antes das 13h (horário de Brasília – DF) em um dos dias 13 ou 20 de novembro de 2022; ou 10 ou 11 de janeiro de 2023, para os participantes da reaplicação das provas.
Acidente de Trânsito
Boletim de Ocorrência Policial legível, com nome completo, CPF ou RG do participante envolvido, com o relato do acidente de trânsito ocorrido antes das 13h (horário de Brasília – DF) em um dos dias 13 ou 20 de novembro de 2022; ou 10 ou 11 de janeiro de 2023, para os participantes da reaplicação das provas.
Casamento/União Estável
Certidão de Casamento ou Contrato de União Estável legível ocorrido entre os dias 13 e 20 de novembro de 2022 ou 10 e 11 de janeiro de 2023, para os participantes da reaplicação das provas, com nome completo do participante.
Morte na Família
Certidão de Óbito ocorrido entre os dias 13 e 20 de novembro de 2022 ou 10 e 11 de janeiro de 2023, para os participantes da reaplicação das provas, do cônjuge ou companheiro, pai, mãe, ou responsável legal, avô, avó, irmão, filho ou enteado, com documentação que comprove o parentesco.
Maternidade
Certidão de Nascimento ou de adoção legível que contemple os dias 13 ou 20 de novembro de 2022 ou 10 ou 11 de janeiro de 2023, para os participantes da reaplicação das provas, em que conste o nome completo da participante.
Paternidade
Certidão de Nascimento ou de adoção legível que contemple os dias 13 ou 20 de novembro de 2022 ou 10 ou 11 de janeiro de 2023, para os participantes da reaplicação das provas, em que conste o nome completo do participante.
Acompanhamento de familiar
Documento, expedido por autoridade constituída, que comprove o acompanhamento de familiar (cônjuge ou companheiro, pai, mãe, ou responsável legal, avô, avó, irmão, filho ou enteado) deslocado para outra cidade, entre o dia 22 de maio 2022 até o dia 11 de janeiro de 2023, com documentação que comprove o parentesco.
Privação de liberdade
Mandado de prisão ou documento congênere que ateste privação de liberdade nos dias 13 ou 20 de novembro de 2022 ou 10 ou 11 de janeiro de 2023, para os participantes da
reaplicação das provas, contendo nome completo do participante, identificação e assinatura do responsável pelo órgão competente.
Emergência/Internação/repouso médico ou odontológico
Atestado Médico ou Odontológico legível, com o nome completo do participante especificando a necessidade da internação/repouso ou CID que contemple os dias 13 ou 20 de novembro de 2022 ou 10 ou 11 de janeiro de 2023, para os participantes da reaplicação das provas.
O documento deve conter o número do Conselho Regional de Medicina (CRM) ou Registro do Ministério da Saúde (RMS) ou do Conselho Regional de Odontologia (CRO)
ou do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) ou ainda do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e a assinatura do médico ou do odontólogo ou do responsável. Também serão aceitos atestados de acompanhamento de familiar, contendo o nome completo do participante.
Trabalho
Declaração de exercício de atividade profissional que contemple os dias 13 ou 20 de novembro de 2022 ou 10 ou 11 de janeiro de 2023, para os participantes da reaplicação das provas, com número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), identificação da empresa e assinatura do empregador responsável pela declaração.
Deslocamento a trabalho
Declaração de exercício de atividade profissional assinada, contendo justificativa do deslocamento, que contemple os dias 13 ou 20 de novembro de 2022 ou 10 ou 11 de janeiro de 2023, para os participantes da reaplicação das provas, com número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), identificação da empresa e assinatura do empregador responsável pela declaração.
Intercâmbio acadêmico
Documento assinado, em língua portuguesa, da Instituição de Ensino Internacional que comprove intercâmbio, contendo identificação da Instituição de Ensino, nome completo do participante e o período do curso, que contemple os dias 13 ou 20 de novembro de 2022 ou 10 ou 11 de janeiro de 2023, para os participantes da reaplicação das provas.
Atividade curricular
Declaração ou documento assinado que comprove a participação do estudante, em atividade curricular, no Brasil ou no exterior, que contemple os dias 13 ou 20 de novembro
de 2022 ou 10 ou 11 de janeiro de 2023, para os participantes da reaplicação das provas.
Os resultados das justificativas e da isenção serão divulgados no dia 8 de maio, enquanto os recursos serão recebidos entre os dias 8 e 12 de maio. O Inep vai analisar os motivos e documentos dos recursos e divulgará a versão final do resultado em 19 de maio.
Cronograma completo do Enem 2023
- Prazo para justificar a falta no Enem 2022 e solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2023: de 17 a 28 de abril
- Resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 e justificativas de ausência na edição de 2022: 8 de maio
- Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2023: de 8 a 12 de maio
- Resultado do recurso: 19 de maio
- Período de inscrições: de 5 a 16 de junho
- Aplicação das provas: 5 e 12 de novembro
- Divulgação dos gabaritos: 24 de novembro
- Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024
Comece a se preparar agora mesmo e de graça!
O Curso Enem Gratuito é a alternativa perfeita para quem deseja se preparar com os melhores conteúdos para o exame, sem pagar absolutamente nada.
São aulas escritas, videoaulas, e-books e simulados com o que mais cai nas provas, de acordo com as últimas dez edições do das provas.
Além disso, você dita o seu próprio ritmo e organiza o seu tempo com três Planos de Estudos. As inscrições estão abertas!
Estude conosco e aumente as suas chances de se dar bem no Enem!