La formación del plural – Espanhol Enem

Revise as regras e acabe com as dúvidas sobre a formação do plural de substantivos no espanhol!

Você certamente tem acompanhado as notícias sobre a crise de refugiados na Europa e sabe que frente à gravidade da situação, diversos jornais do mundo criaram seções especiais para abordar o assunto.

O El País, por exemplo, reúne as reportagens sobre o tema na seção “Crisis Refugiados Europa”.

Note que o veículo não está fazendo referência a outras crises (plural), e sim à crise (singular) de refugiados na Europa. Então, por que o emprego da palavra crisis? Porque no espanhol, crisis é um exemplo de sustantivo (substantivo) que mantém a mesma grafia no singular e no plural.

E nesses casos, o artigo é o elemento que pode indicar se estamos diante de uma crise (una/la crisis) ou de várias crises (unas/las crisis). Mas não desanime! Já que no geral o espanhol tem regras fáceis para o plural – e, se revisadas, farão você ficar craque no assunto! Vamos conferi-las?

1. Substantivos (sustantivos) que terminam com vogal ganham “s” ao final

la cama/las camas (a cama/as camas)
la calle/las calles (a rua/as ruas)
la metrópoli/las metrópolis (a metrópole/as metrópoles)
el periódico/los periódicos (o jornal/os jornais)
el espíritu/los espíritus (o espirito/os espiritos)

Atenção! No caso de substantivos que terminam com vogal “i” ou “u” tônicas , o plural admite “s” ou “es”. O plural da palavra tabú (tabu), por exemplo, pode ser tabús ou tabúes. O mesmo ocorre com jabalí (javali): jabalís ou jabalíes. Mas atenção, pois a norma culta privilegia o uso de “es” na formação do plural de substantivos desta natureza: tabúes, jabalíes.

2. Substantivos (sustantivos) que terminam com consoantes ganham “es” ao final

el joven/ los jóvenes (o jovem/os jovens)
el profesor/los profesores (o professor/os professores)
la ciudad/las ciudades (a cidade/as cidades)
el reloj/los relojes (o relógio/os relógios)
el árbol/los árboles (a árvore/as árvores)

3. Nos substantivos (sustantivos) que terminam com “z” o plural segue esta fórmula: troca-se o “z” pelo “c” + “es”

la actriz/las actrices (a atriz/as atrizes)
un lápiz /dos lápices (um lápis/dois lápis)
la nariz/las narices (o nariz/os narizes)
la voz/las voces ( a voz/as vozes)

Bom, agora que você já viu as regras que funcionam para formar o plural da maioria dos substantivos terminados em vogais e em consoantes, que tal relembrar casos específicos?

Há substantivos que mesmo terminando em consoante recebem um tratamento diferente. É o caso daqueles que terminam em “s” ou “x” e que a última sílaba não é tônica: eles são invariables – ou seja, mantêm a mesma grafia no plural e no singular (como crisis, lembra?): el virus/los virus; el paréntesis/los paréntesis; el tórax/los tórax; el atlas/los atlas; el paraguas/los paraguas; la tesis/las tesis; el análisis/los análisis.

Dica: Os dias da semana (exceto sábado e domingo) são também exemplos de palavras que, no espanhol, têm a mesma grafia no plural e no singular; e, portanto, dependem do artigo para indicar o número: el lunes/los lunes; el martes/los martes…

Atenção: Alguns substantivos do espanhol são usados somente no singular (la sed; el dinero; el caos); e outros normalmente no plural, mesmo quando fazem referência a um ou mais objetos, como las gafas.

Para continuar aprendendo, assista a nossa videoaula!

Para finalizar, selecionamos duas questões de vestibulares que abordaram, nas provas de espanhol, a formação do plural.

1. (UECE-2010 Espanhol) La forma plural de la palabra “espécimen” es

a) especímenes
b) espécimens
c) especimenes
d) especimens

2. (PUC-MINAS 2010 Espanhol) Todas las palabras siguientes forman el plural siguiendo la misma regla, EXCEPTO

a) jugador
b) chico
c) infantil
d) balón

Respostas: 1-a; 2-b.

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui:

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Gratuito com todas as matérias e dicas de Redação.
Os textos e exemplos acima foram preparados por Vássia Silveira para o Blog do Enem. Vássia Silveira é formada em Letras (Espanhol) pela Universidade Federal de Santa Catarina; e mestranda em Estudos da Tradução na mesma universidade. Facebook: https://www.facebook.com/vassia.silveira
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel