Veja agora com as descobertas de Johannes Kepler com acontece a trajetória dos planetas. Entenda na Mecânica Celeste por que as órbitas dos Corpos Celestes são estáveis. A lua gira em torno da terra, que por sua vez gira em torno do Sol. O segredo está nas Leis de Gravitação. Vem!
Aprenda nos fundamentos da Mecânica Celeste por que o Sol e os Planetas mantêm trajetórias estáveis. Quem deu a primeira resposta científica a esta questão foi o matemático Johannes Kepler, com as três Leis sobre o movimento dos astros. Veja agora no resumo de Física sobre a Mecânica Celeste. Cai no Enem e no vestibular.
O astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler (1571-1630) é uma figura central na história da revolução da Física moderna no século XVII. Ele foi o pioneiro na explicação da Mecânica Celeste ao formular matematicamente as Leis fundamentais, e que ficaram conhecidas como As Três Leis de Kepler.
Os estudos teóricos de Kepler avançam com as descobertas de observação de Galileu Galilei na Itália e de Tycho Brahe na Dinamarca. Estes três cientistas construíram as bases para Isaac Newton formular posteriormente a teoria da Gravitação Universal.
A luneta de Galileu Galilei
Tycho estudou o movimento das fases da Lua, e Galileu Galilei apontou a luneta para o Céu, quebrando as regras do modelo astronômico de Ptolomeu, que defendia a terra como centro do universo. Galileu deu provas científicas do movimento da terra ao redor do Sol, e que já estava previsto pelo frade dominicano Giordano Bruno, que foi queimado na fogueira da Igreja exatamente por esta proposição.
A Mecânica Celeste
Veja agora com o professor Antônio Martins, o Tonho da Física, do canal do Curso Enem Gratuito, como foi que Johnnes Kepler fez os cálculos exatos da órbita dos corpos celestes.
As dicas do Tonho sobre Kepler:
- Kepler estabeleceu de forma definitiva como os planetas se movem ao redor do sol.
- Com a ajuda do astrônomo Tycho Brahe (1546-1601), que trabalhou com ele em seu observatório até sua morte, Kepler foi capaz de enunciar três leis que permanecem válidas até hoje.
- O mais incrível de tudo é que Kepler e Tycho descobriram tudo isso muitos séculos antes dos computadores e dos modernos telescópios digitais.
- Veja a videoaula novamente, para perceber como eles fizeram descobertas geniais, que mudaram a história da física e da astronomia.
A Órbita dos Planetas na Mecânica Celeste
Veja na imagem uma montagem mostrando uma pintura retratando Kepler e as órbitas dos planetas do Sistema Solar:
Veja As Leis de Kepler
- 1ª Lei de Kepler : As trajetórias dos planetas, em torno do Sol, têm forma elíptica, e o Sol ocupa um dos focos da elipse.
- 2ª Lei de Kepler : O raio vetor que une o centro de massa do Sol e o centro da massa de um planeta varre áreas iguais em intervalos de tempo iguais.
- t1 = t2entãoA1 = A2
- Como consequência da 2ª Lei de Kepler, a velocidade de translação do planeta é variável, sendo máxima no periélio e mínima no afélio.
- O movimento de translação somente seria uniforme se a órbita fosse circular.
- Na imagem a seguir você consegue ‘ver’ o ponto em que a Terra está mais próxima do Sol, no Periélio, e o ponto mais distante, no Afélio.
3ª Lei de Kepler
Para todos os planetas de um sistema solar é constante a razão entre o cubo do raio médio da órbita (semieixo maior da elipse) e o quadrado do período.
.
O esquema da Lei da Gravitação Universal
- A força gravitacional entre dois pontos materiais tem intensidade diretamente proporcional ao produto de suas massas, e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa.
- G = constante de gravitação universal.
Veja como os Satélites de comunicação ficam em órbita circular
Entenda os Satélite artificiais estacionários:
a. órbita contida no plano equatorial da Terra;
b. órbita circular para que o movimento seja uniforme;
c. período de translação igual ao período de rotação da Terra: 24 horas;
d. raio de órbita obtido aplicando-se a 3ª Lei de Kepler e comparando com a Lua.
Veja as três Leis de Newton
As descobertas no mundo das ciências acontecem por uma sucessão de contribuições, inovações, testes, validações, e algumas revoluções significativas.
No campo dos estudos de Galileu Galilei, sobre o movimento, e de Kepler, sobre a Mecânica Celeste, uma revolução que surgiu pela integração e avanço destes conhecimentos aconteceu no final do Século XVII, pelo físico Inglês Isaac Newton. O pai das Três Leis de Newton. Confira com o professor Toninho.
O essencial sobre Isaac Newton:
- As leis de Newton são conhecidas como princípios basilares da mecânica clássica (também conhecida como mecânica newtoniana).
- A Mecânica de Newton aborda o movimento e suas causas.
- O cientista Inglês Issac Newton (1643-1727) criou estes clássicos na década de 1670.
- Newton estudou no Trinity College, e na Universidade de Cambridge, ambas no Reino Unido, e entre as melhores do mundo nos rankings atuais.
- Ele publicou em 1687 o livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, que revolucionou os estudos da mecânica dos corpos.
- As leis de Newton permitem descrever e governar o movimento.
- Ele foi matemático, filósofo, astrônomo, físico, teólogo e alquimista.
- É considerado um dos maiores cientistas de todos os tempos.
Dica 1 – O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! Aproveite esta aula de revisão para Física Enem e relembre tudo sobre Dinâmica Impulsiva aqui
Exercícios sobre a Mecânica Celeste
Desafios para você responder e compartilhar a solução
Questão 01
(UDESC) Analise as proposições a seguir sobre as principais características dos modelos de sistemas astronômicos.
I. Sistema dos gregos: a Terra, os planetas, o Sol e as estrelas estavam incrustados em esferas que giravam em torno da Lua.
II. Ptolomeu supunha que a Terra encontrava-se no centro do Universo; e os planetas moviam-se em círculos, cujos centros giravam em torno da Terra.
III. Copérnico defendia a ideia de que o Sol estava em repouso no centro do sistema e que os planetas (inclusive a Terra) giravam em torno dele em órbitas circulares.
IV. Kepler defendia a ideia de que os planetas giravam em torno do Sol, descrevendo trajetórias elípticas, e o Sol estava situado em um dos focos dessas elipses.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
b) Somente a afirmativa II é verdadeira.
c) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
Questão 02
(ITA) Na ficção científica A Estrela, de H. G. Wells, um grande asteroide, passa próximo à Terra que, em consequência, fica com sua nova órbita mais próxima do Sol e tem seu ciclo lunar alterado para 80 dias.
Pode-se concluir que, após o fenômeno, o ano terrestre e a distância Terra-Lua irão se tornar, respectivamente:
a) Mais curtos – aproximadamente a metade do que era antes.
b) Mais curtos – aproximadamente duas vezes o que era antes.
c) Mais curtos – aproximadamente quatro vezes o que era antes.
d) Mais longos – aproximadamente a metade do que era antes.
e) Mais longos – aproximadamente um quarto do que era antes.
Dica 3 – Pronto para o Exame Nacional do Ensino Médio? Que tal relembrar sobre Princípio da conservação da energia nesta aula de Física Enem? – https://blogdoenem.com.br/principio-da-conservacao-da-energia-fisica-enem/
Questão 03
(UFRGS) Considere o raio médio da órbita de Júpiter em torno do Sol igual a 5 vezes o raio médio da órbita da Terra. Segundo a 3ª Lei de Kepler, o período de revolução de Júpiter em torno do Sol é de aproximadamente:
a) 5 anos
b) 11 anos
c) 25 anos
d) 110 anos
e) 125 anos
Questão 04
(UFTM) No sistema solar, Netuno é o planeta mais distante do Sol e, apesar de ter um raio 4 vezes maior e uma massa 18 vezes maior que a Terra, não é visível a olho nu. Considerando a Terra e Netuno esféricos e sabendo que a aceleração da gravidade na superfície da Terra vale 10 m/s², pode-se afirmar que a intensidade da aceleração da gravidade criada por Netuno em sua superfície é, em m/s², aproximadamente,
a) 9
b) 11
c) 22
d) 36
e) 45
Questão 05
(G1 – CFTSC)
Sobre a trajetória elíptica realizada pela Terra em torno do Sol, conforme ilustração acima, é correto afirmar que:
a) A força pela qual a Terra atrai o Sol tem o mesmo módulo da força pela qual o Sol atrai a Terra.
b) O sistema mostrado na figura representa o modelo geocêntrico.
c) O período de evolução da Terra em torno do Sol é de aproximadamente 24 horas.
d) A velocidade de órbita da Terra no ponto A é maior que no ponto C.
e) A velocidade de órbita do planeta Terra independe da sua posição em relação ao Sol.
Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!