Sisutec – Informática é o curso técnico com mais estudantes no país

Está pensando em fazer sua inscrição no Sisutec hoje, mas não sabe qual curso escolher? Confira a lista dos 10 cursos técnicos com mais estudantes no país.

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec) abriram hoje e muitos candidatos se interessaram pela oportunidade, mas, ainda tem dúvidas de qual curso escolher. O UOL elaborou uma lista dos 10 cursos técnicos com mais matrículas na rede pública, baseada no Censo Escolar e no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, e o Blog do Enem decidiu postar aqui para tentar ajudar quem ainda não conseguiu definir o curso para se inscrever no Sisutec.

Se você já escolheu seu curso e está com dúvidas apenas sobre as regras do programa, nós já publicamos aqui no Blog do Enem um post sobre isso! Acesse em  https://blogdoenem.com.br/sisutec-regras/ e saiba mais. Para quem ainda não escolheu, veja abaixo a lista dos 10 cursos técnicos com mais matrículas na rede pública do Brasil:

1. INFORMÁTICA 

Informática foi o curso técnico com mais matrículas em escolas da rede pública em 2012, segundo dados do Censo Escolar. O curso registrou 88.734 alunos que buscavam uma formação para desenvolver programas de computador, sistemas, sistemas operacionais e bancos de dados, realizar testes de programas de computador e executar a manutenção de programas de computadores implantados.

2. ADMINISTRAÇÃO

O segundo curso técnico com mais matrículas em escolas da rede pública registrou 84.696 alunos em 2012, segundo o Censo Escolar. O profissional formado no curso técnico de administração executa as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoques, opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material e utiliza ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais.

3. AGROPECUÁRIA

Ocupando o terceiro lugar da lista, o curso técnico em agropecuária registrou 48.098 matrículas no ano de 2012.O profissional formado planeja, executa, acompanha e fiscaliza todas as fases dos projetos agropecuários, administra propriedades rurais, elabora, aplica e monitora programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial. Também fiscaliza produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial, realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais e atua em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

4. ENFERMAGEM

O quarto lugar da lista registrou 34.740 matrículas na rede pública em 2012. O técnico em enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença, colabora com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias, promove ações de orientação e preparo do paciente para exames, realiza cuidados de enfermagem (curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros) e presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos.

5. EDIFICAÇÕES

O curso técnico de edificações registrou 31.200 matrículas em 2012 na rede pública. O profissional desenvolve e executa projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica, planeja a execução e elabora orçamento de obras, presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações, orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações e orienta na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.

6. ELETROTÉCNICA

Foram 26.314 alunos registrados na rede pública para o curso técnico de eletrotécnica em 2012, segundo dados do Censo Escolar. O técnico em eletrotécnica trabalha com instalação, operação e manutenção de elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, participa na elaboração e no desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações, atua no planejamento e execução da instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas, aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas, participa no projeto e instala sistemas de acionamentos elétricos e executa a instalação e manutenção de iluminação e sinalização de segurança.

7. CONTABILIDADE

O curso técnico de contabilidade registrou 25.979 matrículas na rede pública no ano de 2012. O profissional formado efetua anotações das transações financeiras da organização e examina documentos fiscais e parafiscais, analisa a documentação contábil e elabora planos de determinação das taxas de depreciação e exaustão dos bens materiais, de amortização dos valores imateriais, organiza, controla e arquiva os documentos relativos à atividade contábil e controla as movimentações, registra as operações contábeis da empresa, ordenando os movimentos pelo débito e crédito e prepara a documentação, apura haveres, direitos e obrigações legais.

8. MECÂNICA

24.933 foram as matrículas registradas na rede pública para o curso técnico de mecânica em 2012, segundo o Censo Escolar. O profissional atua na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos, planeja, aplica e controla procedimentos de instalação e de manutenção mecânica de máquinas e equipamentos conforme normas técnicas e normas relacionadas à segurança, controla processos de fabricação, aplica técnicas de medição e ensaios e especifica materiais para construção mecânica.

9. LOGÍSTICA

O nono lugar da lista registrou 22.506 matrículas na rede pública em 2012. O técnico em logística aplica os principais procedimentos de transporte, armazenamento e logística, executa e agenda programa de manutenção de máquinas e equipamentos, compras, recebimento, armazenagem, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos, colabora na gestão de estoques, presta atendimento aos clientes, implementa os procedimentos de qualidade, segurança e higiene do trabalho no sistema logístico.

10. SEGURANÇA DO TRABALHO

Por fim, o curso de segurança do trabalho, que ocupa o décimo lugar da lista, registrou 22.160 matrículas na rede pública em 2012. O  profissional formado atua em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho, desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho, orienta o uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva), coleta e organiza informações de saúde e de segurança no trabalho, executa o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.

E aí, essa lista te ajudou a escolher suas opções de curso para o Sisutec e te ajudou a conhecer um pouco mais sobre os 10 cursos listados? Então corra e se inscreva já no programa para não perder essa chance!

As inscrições para o Sisutec começaram hoje e terminam dia 13 de agosto. Apenas quem fez o Enem 2012 e não zerou a redação do exame pode se inscrever. Se você está por fora e não sabe muito sobre o Sisutec, acesse esse post do Blog do Enem e saiba mais https://blogdoenem.com.br/sisutec-criacao-do-sistema/.

Sisutec

Confira o Simulado Enem 2013  – Clique AQUI.

Confira Como se preparar para o Enem 2013 – Clique AQUI.

Agora que você já sabe tudo sobre o Sisutec, que tal conhecer nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E, claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos. Nossas redes sociais:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem

Fonte: UOL

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel