Milton Hatoum e o romance Dois Irmãos – Literatura contemporânea

O autor Milton Hatoum é um dos expoentes na Literatura Contemporânea no Brasil. Virou tema frequente nos vestibulares, e pode cair no Enem também.

Então, é ler e estudar a obra de Míton Hatoum. Ele é um dos expoentes da Literatura Contemporânea no Brasil. Super cotado para o Enem e os Vestibulares.

Muito se fala dos clássicos da Literatura Brasileira, mas que tal prestar um pouquinho de atenção em produções literárias escritas recentemente? Milton Hatoum é um dos grandes destaques da literatura contemporânea. Veja algumas características das obras (em especial do romance Dois Irmãos) desse autor e esteja preparado para o Enem e vestibular.

Natural de Manaus, o autor Milton Hatoum é um dos autores brasileiros ainda vivos mais referenciados e reconhecidos. Ele é descendente de libaneses e foi professor de Literatura na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e na Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos.

Entre as temáticas abordadas em seus livros uma que é recorrente trata de conflitos familiares. No estilo do autor uma característica que logo percebemos é a mistura de experiência e memórias pessoais com o contexto sociocultural da Amazônia e do Oriente. Seus livros já venderam mais de 200 mil exemplares no Brasil e foram traduzidos em oito países, como Itália, Estados Unidos, França e Espanha.

Literatura - Milton Hatoum

Obras:
Relato de um Certo Oriente (1990)
Dois Irmãos (2000)
Cinzas do Norte (2005)
Órfãos do Eldorado (2008)

A Cidade Ilhada (2009)

Um Solitário à Espreita (2013)

Veja aqui uma resenha sobre o livro Dois Irmãos:
O romance de Milton Hatoum narra uma história de ódio familiar. No enredo acompanhamos a conflituosa relação de ódio entre irmãos gêmeos, Yaqub e Omar, nascidos numa família de origem libanesa que vive em Manaus.

Literatura - Dois Irmão

Assista à videoaula do professor Nelsinho Bulhões, com uma análise sobre o contexto e o enredo do romance Dois Irmãos:

O narrador da história é Nael, que tenta descobrir de qual dos gêmeos ele é filho. O ambiente que forma o pano de fundo do romance é o de imigrantes que se dedicam ao comércio, numa cidade que vê aprofundar-se sua decadência, após o período de grande efervescência econômica e cultural vivido no início do século XX.

Aime Reis, estudante de Letras da Unesp, publicou no canal do Youtube No corujal, a análise dela contando o enredo do romance Dois Irmãos, vale a pena conferir:

Na elaboração desse post consultamos o site Guia do Estudante, o conteúdo sobre o romance Dois Irmãos pode ser lido no link:
http://guiadoestudante.abril.com.br/estude/literatura/materia_419529.shtml

Dica 1: Literatura: Estudar Literatura vai além do vestibular ou Enem. Veja! https://blogdoenem.com.br/literatura-vestibular-enem/
Dica 2: Literatura – Figuras de Linguagem: revise o conteúdo com Aula Grátis – https://blogdoenem.com.br/literatura-figuras-linguagem-revise-conteudo-aula-gratis/
Dica 3: Literatura: Ariano Suassuna e os encantos do Auto da Compadecida: https://blogdoenem.com.br/literatura-ariano-suassuna/
Amanda Enem Literatura
Este post foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel