Locais de prova do Enem 2023: pedidos para realização do exame em data alternativa devem ser feitos até 17 de novembro

Para os candidatos do Enem 2023 com locais de prova distantes, o Inep oferece a opção de realizar o exame em dezembro. Os pedidos para essa mudança devem ser feitos até 17 de novembro. Saiba quem tem direito e como solicitar!

Desde a revelação dos locais de prova do Enem 2023, as redes sociais receberam uma enxurrada de preocupações por parte dos estudantes. Para aproximadamente 50 mil candidatos, a perspectiva de enfrentar distâncias superiores a 30 km entre suas residências e os locais de prova levantou uma série de desafios logísticos.

A boa notícia é que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) oferece uma solução compassiva. Os candidatos nessas condições terão a opção de realizar a avaliação em uma data alternativa: 12 e 13 de dezembro, em locais que ainda serão divulgados. 

Mas para isso, é obrigatório solicitar a mudança da data do exame, no período de 13 a 17 de novembro. Se este é o seu caso, acompanhe a leitura e entenda como proceder! 

Local de prova do Enem 2023: quem tem direito à mudança 

Após a liberação do cartão de confirmação de inscrição, cerca de 50 mil candidatos inscritos descobriram que precisariam percorrer distâncias superiores a 30 km de suas residências até os locais de prova do Enem 2023. 

São estes estudantes que têm direito garantido de solicitar a realização do exame em data alternativa. 

O Inep anunciou a disponibilidade de realizar as provas nos dias 12 e 13 de dezembro, em locais que ainda serão informados, assegurando assim uma solução acessível para esse grupo.

Como solicitar a nova aplicação 

Os candidatos interessados em solicitar a nova aplicação e, consequentemente, um novo local de prova do Enem 2023, devem acessar a Página do Participante no site oficial do Inep

Na plataforma, ficará disponível uma aba específica para a realização desses pedidos. Neste espaço, será possível submeter as informações necessárias para a análise do sistema. 

É importante destacar que as solicitações precisam ser feitas obrigatoriamente no período de 13 a 17 de novembro.

Igualdade de condições

Para assegurar a igualdade de condições entre todos os participantes do Enem 2023, é importante destacar que a metodologia utilizada no exame, conhecida como Teoria de Resposta ao Item (TRI), permite a comparabilidade das notas. 

Isso significa que, mesmo em datas diferentes de aplicação, a avaliação será equitativa e justa, garantindo que os resultados reflitam de forma precisa o desempenho de cada candidato

Portanto, ao optar pela nova data em dezembro, os candidatos não estarão em desvantagem e poderão participar do exame em condições ideais para demonstrar todo o seu potencial.

Consulte o seu local de prova

Se você ainda não conhece o seu local de prova do Enem 2023, basta acessar o cartão de confirmação de inscrição, disponível na Página do Participante. 

Efetue o seu login, utilizando o CPF e a senha cadastrada, e clique na notificação em destaque, que vai direcioná-lo para a consulta do cartão.

Embora a impressão do cartão não seja obrigatória, o Inep sugere que o candidato faça a impressão e o leve nos dias do exame (5 e 12 de novembro). 

No cartão, além do local onde você fará as provas, constam informações sobre o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira, as datas da avaliação e solicitações de atendimento especializado

Após acessar o cartão de confirmação, é recomendável seguir os seguintes passos:

  • Verificar o endereço do local de prova.
  • Avaliar a distância e o tempo estimado de deslocamento.
  • Se viável, considerar a realização de uma simulação do trajeto.

Calendário do Enem 2023

Fique atento ao calendário de provas do Enem 2023, bem como aos horários de abertura e fechamento dos portões nos locais de prova. 

5 de novembro

  • 45 questões de linguagens (sendo 40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
  • 45 questões de ciências humanas;
  • Redação.

12 de novembro

  • 45 questões de matemática;
  • 45 questões de ciências da natureza.

Horários de aplicação (fuso horário de Brasília)

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

É importante lembrar que os candidatos poderão deixar os locais de prova do Enem 2023 com o Caderno de Questões apenas nos últimos 30 minutos.

Ficou claro para você como a solicitação de alteração de data de aplicação do Enem deve ser realizada? Seja este o seu caso ou não, o momento é de intensificar a preparação! 

Aproveite os Aulões Enem 2023, do Curso Enem Gratuito, para revisar os conteúdos mais cobrados nas provas! Acesse o canal oficial no Youtube, inscreva-se e ative as notificações para receber alertas sempre que houver novidades! 

Estamos com você, boa sorte!

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel