O curso de graduação em Marketing ensina estratégias e técnicas para identificar necessidades de consumo e produzir a difusão de mensagens e relacionamentos para a venda de produtos, bens ou serviços. Confira como é a profissão e o mercado de trabalho.
Quem se forma no curso de graduação em Marketing tem um vasto campo de atuação, principalmente em plena era digital. Com a variedade de produtos e inovações diárias, o mercado precisa cada vez mais de profissionais capacitados para atuar nesse mercado.
Muita gente confunde ‘Marketing‘ com propaganda. Mas, a profissão é muito mais do que isso. O bom marketing começa no entendimento dos anseios e necessidades da sociedade. A propaganda é apenas um produto decorrente ao final do processo.
O profissional de Marketing
A principal missão de um profissional de Marketing é administrar negócios e aumentar vendas para um cliente. Para isso ele utiliza as diversas ferramentas aprendidas durante a formação, no intuito de potencializar o que o cliente tem de melhor, sem descaracterizar o produto. É preciso ter bastante sensibilidade para poder captar a necessidade do cliente e transferir de modo atraente para o mercado o produto a ser comercializado.
Além disso, após conquistar o mercado, a área de Marketing é responsável por trabalhar a consolidação da marca do cliente e a fidelização de mercado, além de buscar meios para aumentar o número de consumidores do produto.
O profissional de Marketing precisa diariamente se afinar com as novidades e realizar pesquisas constantes de mercado, a fim de entender as mudanças e demandas. Não é só uma missão de saber quem precisa do quê, mas instigar novas atividades e captar as chamadas demandas reprimidas, ou seja, aquelas em que nenhum outro produto atendeu.
Tudo deve ser feito de forma a respeitar os limites de recursos disponíveis, o que requer desse profissional uma excelente capacidade administrativa. Pela sua formação um profissional de Marketing pode atuar em empresas de grande e médio porte, como consultor, ou mesmo em institutos de pesquisas diversos.
Case de sucesso de quem fez Marketing
Veja neste vídeo a trajetória de sucesso de um ex-aluno do curso de Marketing. Ele terminou a faculdade e abriu uma emissora de rádio na internet, em Florianópolis. O endereço da rádio é www.radiofloripa.com e já está funcionando. Inclusive ele auxilia outras pessoas a montarem emissoras na web. Ele se formou na Unisul Virtual (campus de educação a distância da Universidade do Sul de Santa Catarina). Acesse aqui para ver o curso de Marketing www.virtual.unisul.br
Veja o que você aprende no curso de Marketing:
Existem cursos de graduação em Marketing com duração de dois a quatro anos. Os mais curtos são os cursos superiores de tecnologia em Marketing. Os mais longos são os bacharelados, com quatro anos de duração. Não há muita diferença na grade curricular, mas existe maior ênfase em segmentos como varejo e turismo.
Na grade estão inclusas disciplinas como: Comunicação Integrada, Fundamentos da Administração, Gestão de Equipes e Vendas, Marketing, Negociação Estratégica, Raciocínio Lógico, Análise de Mercados, Arte e Cultura, Estatística para Negócios, Indicadores de Gestão e Formação de Preços, Sistema de Informação de Marketing, Pesquisa de Mercado, Comportamento do Consumidor, Gestão de Canais De Distribuição, Pesquisa de Mercado, Planejamento Estratégico de Marketing, Ética e Legislação Publicitária, Gestão de Marcas, Marketing de Varejo, e Mídias Digitais e Sociais.
Quais os melhores cursos de graduação em Marketing?
Segundo os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (base 2015), o curso a distância da Unisul Virtual está entre os melhores do país. E, para quem pretende estudar presencialmente, os 5 melhores cursos tradicionais na área de Marketing eram os das seguintes instituições:
1º Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) MG
2º Universidade de São Paulo (USP) SP
3º Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) SP
4º Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) RS
5º Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) RS
Absorção no Mercado de Trabalho.
O mercado de trabalho absorve bem os profissionais que se formam no curso de graduação em Marketing. E, há diversos campos para atuação. Há grande busca principalmente em empresas de médio e pequeno porte, que visam crescimento mais rápido é sólido, em áreas como varejo, comunicação integrada, endomarketing, marketing digital e marketing de relacionamento.
Há visível crescimento no campo esportivo em eventos e, principalmente em clubes que visam reestruturar a atuação com os sócios e torcedores, além de valorizar de forma mais consistente no mercado suas marcas.
O salário inicial esta na faixa de R$ 1,5 mil em pequenas e médias cidades, podendo chega a até R$ 5 mil em capitais com São Paulo e Rio de Janeiro. Não há um limite de remuneração exato para o final da carreira. Quem chega a diretor de marketing de uma grande empresa ou de uma agência de publicidade de grande porte pode ganhar acima de R$ 50 mil mensais.
Para você entender melhor o que se estuda num curso de graduação em Marketing, veja este vídeo produzido pela Universidade do Sul de Santa Catarina, com a professora Janaína Baeta Neves.
E aí, pronto para ser um profissional do Marketing? Se esse ainda não é o seu curso, dê uma conferida no nosso Guia de Profissões.