MEC suspende provas do Enem 2015 em cidades afetadas por enchentes. Veja.

Enchentes provocam o cancelamento da Prova do Enem 2015 em cidades alagadas. Os candidatos não serão prejudicados, pois novas provas serão aplicadas e corrigidas antes das etapas do Sisu e do Prouni.

O Ministro da Educação Aloísio Mercadante, e o presidente do INEP, professor Francisco Soares, suspenderam as provas do Enem para cidades altamente afetadas pelas enchentes no estado de Santa Catarina.

As cidades de Rio do Sul e de Taió estão com áreas inundadas que impedem a realização das provas do Enem 2015. Os candidatos, no entanto, poderão fazer novas provas até o início de dezembro, e não serão prejudicados para concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada nas universidades públicas, e nem para concorrer às vagas do Programa Universidades para Todos, com as bolsas do Prouni em universidades privadas.

rio do sul
Rio do Sul – Imagem Clicrbs

O Ministro reiterou que tanto o INEP quanto o MEC estarão de plantão para administrar eventuais novas ocorrência. Mercadante citou que em outros anos ocorreram vendavais que destelharam escolas no dia do Enem,  e que as provas ali também foram suspensas, sem prejuízo para os inscritos, que puderam fazer novas provas logo em seguida. A mesma regra vale para eventuais ocorrências no Enem 2015.

Mudança de local tem transporte garantido – Em situações onde o local de prova foi alterado o MEC e o INEP alertaram que os candidatos foram já previamente informados, e que devem se dirigir para novo local.

Nos casos especiais onde os inscritos ainda não puderam ser informados o ministério providenciou esquemas de transporte para os candidatos que chegarem dentro do horário no ‘local antigo’.

Imagens da Prova estão proibidas

Na entrevista o ministro reiterou que eventuais vazamentos de imagens das provas feitas após abrir os envelopes e a distribuição aos candidatos vão gerar punições, pois há um sistema de monitoramento constante para evitar prejuízos para todos os participantes do Enem 2015

A Polícia Federal está monitorando as redes sociais 24 horas para rastrear eventuais tentativas de fraude nas provas do Enem. A estrutura da Polícia Federal é mantida sob sigilo para garantir a maior efetividade. E, os coordenadores dos locais de prova foram treinados também para garantir os critérios de segurança.

Dicas de Redação do Blog do Enem

Veja os temas com chance de cair na Redação do Enem 2015 e as dicas para uma Redação Enem nota 1000. Veja também 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000. São textos aprovados pelo MEC com nota máxima nas edições do Enem 2014, 2013, e 2012. Acesse aqui as redações nota 1000.

redação nota 1000 horizontal
Veja 10 exemplos de textos nota máxima

Horários do Enem 2015 serão cumpridos com ‘mão de ferro’. Se liga no relógio!

Os portões serão fechados às 13 horas, pelo horário de Brasília. Não vá se perder nos horários, e confira antes o seu local de prova no cartão de inscrições. do Enem 2015.

O ministro informou que quase sete milhões dos candidatos já fizeram a impressão do cartão de inscrições.

 

 

João Vianney dos Valles Santos

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Sem categoria Tags: ,