Estudar Português é legal, ainda mais para se dar bem no Enem! Vamos estudar Morfologia (parte I), relembrando também as classes de palavras?
Morfologia: por que estudar? Estudamos morfologia porque esse ramo de estudo da língua portuguesa busca fazer uma análise reflexiva das palavras de forma isolada.
Sendo assim é importante estudar as classificações e condições das palavras para, após isso, estarmos aptos a entender a língua escrita e falada de forma crítica e entender o conceito por trás das regras. Pois não basta apenas saber a regra, mas a verdadeira aprendizagem é aquela que nos leva a pensar sobre e saber por que é que se pensa de tal forma.
Entendeu? Ainda não? Então, vamos lá continuar para você mandar bem!
A palavra MORFOLOGIA vem da palavra MORFEMA, que significa “o elemento que confere o aspecto gramatical ao semantema”. Nossa que “nomãããããooooo”, né? Mas é ele que relaciona na oração, que delimita a função ao seu significado e claro, também conhecido como o RADICAL da palavra! Ufa! Para entender melhor, veja o exemplo:
“FERR” é o morfema nesse esquema
Só que, para estudar os morfemas foi criada a MORFOLOGIA. Sabe por quê? Porque eles nos informam o gênero, o número, o tempo e o modo de um verbo, número e pessoa do verbo e a queridinha da galera: a CLASSE gramatical de uma palavra. Sendo assim, a morfologia serve para analisar a palavra de forma isolada e não a sua participação dentro de uma frase ou período. Veja de que maneira podemos classificar as palavras:
- Gênero: masculino ou feminino. Exemplo: meninoe menin
- Número: singular ou plural. Exemplo: meninoe menin
- Tempo e modo de um verbo. Exemplo: viajei = tempo: pretérito perfeito, modo: indicativo.
- Número e pessoa de um verbo. Exemplo: viajaram= número: plural, pessoa: 3ª pessoa.
- Classe gramatical de uma palavra. Exemplo: viajar = verbo; viagem = substantivo; viajante = adjetivo.
Viu como é fácil?
Agora vamos dar uma espiadinha na estrutura e formação de palavras? Vem comigo, não se perde não, logo serás expert neste assunto!
Estudar a estrutura é conhecer os elementos FORMADORES das palavras. Assim, compreendemos melhor o significado de cada uma delas. Observe os exemplos abaixo:
art-ista | brinc-a-mos | cha-l-eira | cachorr-inh-a-s |
Vamos analisar a palavra “cachorrinhas“:
Nessa palavra observamos facilmente a existência de quatro elementos. São eles:
cachorr – este é o elemento base da palavra, ou seja, aquele que contém o significado.
inh – indica que a palavra é um diminutivo
a – indica que a palavra é feminina
s – indica que a palavra se encontra no plural
Cada parte da palavra é chamada de MORFEMA: unidades mínimas de caráter significativo.
Fique ligado(a)! Existem palavras que não comportam divisão em unidades menores, tais como: mar, sol, lua, etc.
São elementos mórficos:
1) Raiz, radical, tema: elementos básicos e significativos.
2) Afixos (prefixos, sufixos), desinência, vogal temática: elementos modificadores da significação dos primeiros.
3) Vogal de ligação, consoante de ligação: elementos de ligação ou eufônicos.
“Tá tranquilo? Tá favorável?” Agora está, não é mesmo?
Para dar aquela clareada extra, dá uma espiadinha nesta videoaula sobre morfologia:
Agora que você aprimorou seu conhecimento, que tal realizar alguns exercícios?
Observe o anúncio publicitário a seguir. Depois, responda às questões:
1) Um anúncio publicitário geralmente promove um produto, uma marca, uma empresa ou uma ideia. Em relação ao anúncio lido, quem é o anunciante? O que ele promove?
2) Observe o enunciado verbal em destaque no lado esquerdo do anúncio.
a) Levantando hipóteses: o público que o anúncio pretende atingir é preferencialmente masculino, feminino ou de ambos os sexos? Justifique sua resposta com elementos do texto.
b) Interprete: Qual é o sentido da expressão “todas com complexo de economistas” no contexto?
3) No enunciado “Liquidação Eu Quero”, o verbo querer foi empregado no nome da liquidação. Observe a conjugação desse verbo no presente do indicativo: quero, queres, quer, queremos, quereis, querem.
a) Identifique a parte do verbo que se repete em todas as pessoas e que informa seu sentido.
b) Indique o que foi acrescentado a essa parte do verbo em cada uma das pessoas verbais: na: 1ª pessoa do singular, do plural, na 2ª pessoa do singular e do plural e na 3ª pessoa do singular e do plural.
c) Nos acréscimos feitos à parte do verbo que se repete, em quais pessoas aparece também o e que indica a conjugação à qual o verbo querer pertence?
GABARITO
Estuda bem direitinho, ok? Daqui pra frente é correria!