Movimento de rotação da terra – Geografia Enem & Encceja

O fenômeno dos "dias e das noites" é uma consequência do giro diário que nosso Planeta Terra dá em torno de seu próprio eixo todos os dias. Se observado do Polo Norte, a Terra gira no sentido anti-horário e o tempo necessário para completar cada volta em torno do seu eixo é de 23 horas, 56 minutos e 47 segundos. Veja o resumo do movimento de rotação da Terra para gabaritar no Enem, no Encceja e nos vestibulares!

Salve, salve! É um prazer em te ter aqui para rever mais este assunto, o movimento de ROTAÇÃO DA TERRA, que sempre aparece com uma questão interessante e, de certa maneira, fácil. Se você quer mandar bem na prova do Enem, vamos juntos tirar qualquer pequena dúvida que possa ainda aparecer, ok?

A Terra pratica cerca de 14 movimentos. Porém, apenas dois interferem diretamente em nossas vidas: o movimento de Rotação e o movimento de Translação.  Nesta postagem, veremos apenas o movimento de ROTAÇÃO da Terra, suas causas e consequências.

O movimento de Rotação da Terra, consiste no giro em torno do seu eixo e se observado do Polo Norte, a Terra gira no sentido anti-horário e o tempo necessário para completar a volta é de 23 horas, 56 minutos e 47 segundos, arredondando para 24 horas.

A velocidade em que a Terra pratica o movimento de Rotação é de 30 quilômetros por segundo, mas essa velocidade não é exata, na verdade, sendo variável.Esse movimento tem algumas consequências, sendo algumas mais perceptíveis e outras nem tanto. Dentre as principais consequências, temos:

– A sucessão de dias e noites: já parou para pensar como o Sol “nasce” e se “põe”? É justamente pelo movimento de rotação, com um período de claridade e outro de escuridão.

– Pontos cardeais: como a Terra faz o movimento sempre no mesmo sentido, as referências de localização foram baseadas no movimento aparente do Sol.

– Ventos: com a alta velocidade do movimento da Terra, o deslocamento do ar é inevitável, por isso, temos algumas formações de ventos.

– Achatamento dos polos: os polos são achatados por conta da força centrífuga, graças ao movimento de rotação da Terra, a área equatorial vai alargando, fazendo com que os polos se achatem. Obviamente, este processo é lento, no entanto, mesmo com as imagens de satélites, é praticamente imperceptível.

Aula Gratuita sobre a Rotação da Terra

Então, restou alguma dúvida? Veja a videoaula a seguir e depois, faça os exercícios sobre o movimento de Rotação. O professor Carrieri é da equipe do canal Curso Enem Gratuito. Bons estudos!

Exercícios

1 – “O que aconteceria se a Terra parasse de girar?

Resposta na lata: tudo sairia voando!
‘É impossível que o planeta pare de girar de modo abrupto, mas, se isso acontecesse, tudo aquilo que se encontra na superfície terrestre seria arrancado violentamente: as cidades, os oceanos e até o ar da atmosfera’, afirma Rubens Machado, do departamento de astronomia da USP. (…)
TANJI, T. Revista Galileu, 09 jun. 2015. Acesso em: 10 ago. 2015 (adaptado).

A consequência da hipótese acima apresentada deve-se pela combinação entre:

a) a inércia e a alta velocidade de rotação terrestre
b) a força da gravidade e o movimento de translação
c) o eixo rotacional e o campo magnético da Terra
d) a massa da Terra e o alinhamento da órbita lunar
e) a translação e a rotação planetária

 

2 – “Sucessão dos dias e das noites, interfere na circulação atmosférica e nas correntes marítimas, achatamento dos pólos e levou a criação dos Fusos Horários.” Este importante movimento é conhecido por:

a) Translação
b) Gravitacional
c) Rotação
d) Solstício
e) Equinócios

 

GABARITO

1 – A
2 – C

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino

Acesse aqui os Aulões do Blog do Enem! São videoaulas gratuitas e completas com os conteúdos mais relevantes para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel