A Fuvest é uma das formas de ingresso à USP. O vestibular é realizado em duas fases: uma objetiva e outra dissertativa. Confira como ficaram as notas de corte na 1ª fase.
A Fuvest divulgou nesta terça-feira (13/12) as notas de corte por carreira da primeira fase do vestibular 2023. Na lista é possível consultar quantos pontos são necessários para avançar para a segunda fase da seleção. O vestibular da Fuvest é responsável por selecionar parte dos candidatos que irão ingressar na Universidade de São Paulo (USP).
Neste ano, a USP oferece 11.147 vagas, sendo 8.230 delas com ingresso por meio do vestibular. As 2.917 restantes serão distribuídas pelo sistema Enem-USP, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É a primeira vez que o novo sistema de seleção será utilizado, pois a instituição fazia parte do Sisu até 2022.
Maiores e menores notas de corte na 1ª fase da Fuvest
Medicina foi o curso que exigiu as notas mais altas dos candidatos. No campus de São Paulo foi necessário fazer, pelo menos, 81 pontos para passar para a próxima fase na ampla concorrência. Já nos campi de Ribeirão Preto e Bauru, os candidatos a Medicina precisaram acertar 79 e 78 questões, respectivamente. Outras carreiras que exigiram um grande número de acertos foram Engenharia Aeronáutica (73), Psicologia (68 em São Paulo e 65 em Ribeirão Preto) e Relações Internacionais (67).
Já as menores notas ficaram para cursos como Lazer e Turismo, Licenciatura em Matemática/Física, e Química. Para passar para a 2ª fase nesses cursos foram necessários apenas 27 acertos. Também houve cursos em que foi possível avançar com 28 pontos, como Gestão Ambiental e Ciências dos Alimentos no campus de São Paulo, e Fonoaudiologia em Ribeirão Preto.
Confira aqui a lista completa das notas de corte da 1ª fase da Fuvest.
Como funciona o vestibular da Fuvest
O vestibular da Fuvest possui duas fases. Na primeira, os candidatos devem responder a 90 questões objetivas em 5 horas de prova. São cobradas todas as disciplinas do ensino médio e há questões interdisciplinares. Em 2022, a primeira fase ocorreu no dia 4 de dezembro.
Os aprovados passam para a segunda fase, que é composta por dois dias de prova e as questões são todas dissertativas. No primeiro, são 10 questões de português e uma redação. No segundo dia, são 12 questões que podem ser de duas a quatro disciplinas, despendendo da carreira selecionada. Nesta edição, as provas ocorrem nos dias 8 e 9 janeiro.
Saiba como escrever a redação da Fuvest com o vídeo da professora Dani do Curso Enem Gratuito: