USP fora do Sisu: universidade cria novo sistema de ingresso com a nota do Enem

A partir de 2023, a USP está fora do Sisu. Universidade anunciou a criação de um novo sistema de seleção que irá se chamar Enem-USP. Saiba mais!

A USP (Universidade de São Paulo) anunciou nesta sexta-feira (11/11) a implantação do sistema Enem-USP para ingresso de novos estudantes na instituição. Os aprovados serão convocados diretamente pela Fuvest. Dessa maneira, a USP está fora do Sisu (Sistema Unificado de Seleção) e não aceitará mais esta forma de seleção.

USP fora do Sisu

O Conselho Universitário da USP aprovou a medida para que os candidatos que prestarem a Fuvest e o Enem possam realizar a matrícula na mesma data. Assim, a instituição não precisará se adequar ao calendário do Sisu e poderá agilizar o trabalho das comissões de heteroidentificação. Essas comissões são as responsáveis por confirmar a autodeclaração dos convocados para as vagas reservadas para pretos e pardos.

É isso que destaca o pró-reitor de Graduação, Aluísio Segurado:

“O objetivo do novo sistema é agilizar o processo de integração e inclusão dos novos alunos, de tal sorte que todos comecem as atividades acadêmicas ao mesmo tempo, tenham a oportunidade de participar da Semana de Recepção aos Calouros [com atividades culturais e científicas organizadas pelas Unidades de Ensino e Pesquisa], reforçando junto a eles o sentimento de pertencimento à Universidade”.

Assim, a partir de 2023, a USP está fora do Sisu. No entanto, os candidatos do Enem não precisam se preocupar porque poderão disputar vagas na instituição.

Um edital com as regras específicas do sistema Enem-USP, com calendário e instruções sobre a inscrição, ainda deve ser publicado. Toda a sistematização do processo seletivo ficará sob a responsabilidade da Fuvest.

Número de vagas

Em 2023, a USP irá oferecer um total de 11.147 vagas. Entre elas, 8.211 continuarão a ser disponibilizadas via vestibular da Fuvest. Com a USP fora do Sisu, as 2.936 vagas restante serão oferecidas através do sistema Enem-USP.

Seguindo as normas da lei de cotas, 1.237 vagas são reservadas para estudantes escola pública e outras 1.093 para as cotas raciais.

Como o Sisu funciona

O Sisu é um sistema no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para quem prestou o Enem. As inscrições são todas feitas no site oficial do Sisu.

Lá você vai poder se inscrever em duas opções de curso. Se você não for aprovado na 1ª opção, ainda tem chance de ser aprovado na 2ª. Geralmente as inscrições do Sisu duram 4 dias. Durante esse período você pode monitorar sua classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção.

Depois que termina o período de inscrições do Sisu, basta aguardar pelo dia do resultado da primeira chamada. Se não conseguir passar em nenhuma das opções, você pode se inscrever na lista de espera.

Saiba mais com o vídeo do Curso Enem Gratuito:

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel