Nouns: Veja os Substantivos Compostos – Inglês Enem

Vem com a gente revisar os substantivos compostos para garantir uma boa pontuação em Inglês no Enem! E no final, tem Simulado Enem Online com apenas 10 questões para você testar o que aprendeu!

Substantivos compostos são substantivos formados por duas ou mais palavras. Podem ser palavras separadas, combinadas em uma só palavra ou unidas por hífen. Saber como os substantivos compostos são formados em inglês ajuda muito na hora de interpretar textos no Enem. Então, “bora” estudar?

Os substantivos compostos podem ser criados das seguintes maneiras:

1. SUBSTANTIVO + SUBSTANTIVO

Exemplos: boyfriend (namorado), kitchen table (mesa de cozinha)

2. SUBSTANTIVO + PREPOSIÇÃO + SUBSTANTIVO

Exemplos: mother-in-law (sogra), editor-in-chief (editor chefe)

3. GERÚNDIO + SUBSTANTIVO

Exemplos: waiting list (lista de espera), swimming pool (piscina)

4. SUBSTANTIVO + GERÚNDIO

Exemplos: bird watching (observação de pássaros), air conditioning (ar condicionado)

5. ADJETIVO+ SUBSTANTIVO

Exemplos: greenhouse (estufa), blueberry (mirtilo)

6. PREPOSIÇÃO + VERBO

Exemplos: outcome (resultado), ongoing (em progresso), update (atualização)

7. VERBO + PREPOSIÇÃO

Exemplos: break-in (arrombamento, invasão), take-off (decolagem)

Como fazer o plural dos substantivos

Veja agora com o professor de Inglês Eduardo Asbun, do canal do Curso Enem Gratuito,  as dicas básicas para você acertar nas pegadinhas de singular e de pllural nos substantivos compostos em inglês:

Relação entre as palavras num substantivo composto:

1. A primeira palavra indicando quando ou onde a segunda palavra ocorre.
Exemplos: corner shop (loja na esquina), Sunday paper (jornal de domingo),
morning shift (turno matutino)

2. A primeira palavra indicando a origem da segunda
Exemplos: Harvard student (estudante de Harvard), Brazil nut (castanha-do-Pará)

3. Para substantivos como factory (fábrica), farm (fazenda), mine (mina), agency (agência) a primeira palavra indicando o que é produzido ou o tipo de trabalho feito.
Exemplos: gold mine (mina de ouro), assembly plant (fábrica de montagem), news agency (agência de notícias)

4. A primeira palavra indicando de que tipo é a segunda palavra,
Exemplos: sparkling water (água com gás), opera singer (cantor de ópera),
beauty contest (concurso de beleza)

5. A segunda palavra pertencendo à ou sendo parte da primeira.
Exemplos: garden gate (portão do jardim), mountain top (topo da montanha)

Observações:

a) Palavras que indicam quantidade (como part, piece, slice, etc.) NÃO podem ser usadas desta maneira. Neste caso, dizemos:

a piece of cheese (um pedaço de queijo)
a slice of bread (uma fatia de pão

b) Lembre-se de que se a parte for de pessoa, usamos o genitivo:

the woman’s hair

6. A primeira palavra indicando o material do qual é feita a segunda palavra.
Exemplos: gold watch (relógio de ouro), silk dress (vestido de seda)

Importante para gabaritar nos substantivos

a) certas palavras como wood (madeira) e wool (lã) possuem forma adjetiva – wooden e woolen, respectivamente. Neste caso, temos que usar o adjetivo para indicar o material do qual o objeto é feito: wooden chair (cadeira de madeira) e woolen cardigan (malha de lã).

b) outras palavras como gold, lead, silk e stone possuem também a forma adjetiva – golden, leaden, silken e stony, mas neste caso esta última forma tem um sentido mais metafórico. Observe a diferença em significado:

7. A primeira palavra indicando com o que se relaciona a segunda palavra.
Exemplos: math book (livro de matemática), peace talks (negociações de paz)

8. As duas ou três primeiras palavras indicando a medida com número da segunda palavra.
Exemplos: a ten-year-old girl (uma menina de dez anos), a five-hour flight (um vôo de cinco horas), a ten-kilo weight (um peso de dez quilos)

9. A primeira palavra indicando função da segunda palavra.
Exemplos: coffee cup (xícara para café), bathroom (banheiro), saleswoman (vendedora)

Observação:

Quando falamos de um recipiente e seu conteúdo, duas estruturas são possíveis, mas com significados diferentes. Veja:

a cup of coffee – uma xícara cheia de café
a coffee cup – uma xícara para café

a bottle of milk – uma garrafa cheia de leite
a milk bottle – uma garrafa para leite

O uso de When e de While

Veja os macetes da professora Anais, do canal do Curso Enem Gratuito, para você gabaritar geral nas questões de interpretação de textos onde aparecem “When” e/ou “While”.

Exercícios sobre os Substantivos em Inglês

Faça estes exercícios de interpretação de texto que selecionei para você, e veja como estar por dentro de substantivos compostos ajuda. Boa sorte!

Questão 1 (FUVEST 2010)

Europe’s economic distress could be China’s opportunity. In the past, the country has proved a hesitant investor in the continent, but figures show a 30 percent surge in new Chinese projects in Europe last year. And these days Europe looks ever more tempting. Bargains proliferate as the yuan strengthens and cash strapped governments forget concerns over foreign ownership of key assets. On a recent visit to Greece, Vice Premier Zhang Dejiang sealed 14 deals, reportedly the largest Chinese investment package in Europe, covering a range of sectors from construction to telecoms.

Meanwhile, Irish authorities have opened talks with Chinese promoters to develop a 240-hectare industrial park in central Ireland where Chinese manufacturers could operate inside the European Union free of quotas and costly tariffs. In time, that could bring 10,000 new jobs. “It’s good business,” says Vanessa Rossi, an authority on China at the Royal Institute of International Affairs in London. “There’s big mutual benefit here.” Europe needs money; China needs markets.

Newsweek, July 19, 2010, p. 6. Adaptado.

Segundo o texto, a China

a) aproveitou o momento da crise mundial e fez vários investimentos no próprio país.
b) teve problemas econômicos similares aos dos países europeus, mas conseguiu superá-los.
c) hesitava em investir em países asiáticos e perdeu boas oportunidades na região.
d) aumentou seus investimentos na Europa no ano passado.
e) ressurgiu como potência mundial após vários anos de isolamento.

Questão 2 (FUVEST 2008)

Two in every three people on the planet–some 4 billion in total–are “excluded from the rule of law.” In many cases, this begins with the lack of official recognition of their birth: around 40% of the developing world’s five-year-old children are not registered as even existing.

Later, people will find that the home they live in, the land they farm, or the business that they start, is not protected by legally enforceable property rights. Even in the rare cases when they can afford to go to court, the service is poor. India, for example, has only 11 judges for every 1 million people.

These alarming statistics are contained in a report from a commission on the legal empowerment of the poor, released on June 3rd at the United Nations. It argues that not only are such statistics evidence of grave injustice, they also reflect one of the main reasons why so much of humanity remains mired in poverty. Because they are outside the rule of law, the vast majority of poor people are obliged to work (if they work at all) in the informal economy, which is less productive than the formal, legal part of the economy.

The Economist, June 7th 2008.

O relatório citado no texto observa que

a) a ilegalidade é uma condição combatida em países subdesenvolvidos.
b) os dados estatísticos sobre a pobreza no mundo são incompletos.
c) o fortalecimento do poder legal dos pobres melhoraria sua condição econômica e social.
d) a pobreza só poderia ser combatida com a intervenção das Nações Unidas.
e) a economia informal está em vias de ser abolida.

Gabarito:

1-d
2-c

Nouns

  1. Pergunta 1 de 10

    (UFRGS/2015)

    01 The study of game aesthetics is a very 02 recent practice, spanning less than two 03 decades. Unlike game studies in mathematics 04 or the social sciences, …….. are much older, 05 games became subject to humanistic study 06 only after computer and video games became 07 popular. This lack of persistent interest might 08 seem odd, but only if we see traditional 09 games and computer games as intrinsically 10 similar, …….. they are not. We might try to 11 explain this lack by noting that games are 12 usually seen as trivial and lowbrow by the 13 aesthetic and theoretical elites …….. cultivate 14 the analysis of artistic media objects: 15 literature, the visual arts, theatre, music, etc. 16 But this does not explain the fact that 17 aesthetic studies of games are now not only 18 possible, but even encouraged and supported 19 with funding. What happened to cause this 20 change?

    21 A possible explanation could be that digital 22 games, unlike traditional games or sports, 23 consist of non-ephemeral content (stored 24 words, sounds and images), which places 25 them much closer to the ideal object of the 26 Humanities, the work of art. Thus, they 27 become visible and textualizable for the 28 aesthetic observer, in a way the previous 29 phenomena were not.

    30 However, this sudden visibility, probably 31 also caused by the tremendous economic and 32 cultural success of computer games, produces 33 certain blind spots in the aesthetic observer, 34 especially if he/she is trained in textual/visual 35 analysis, as is usually the case. Instead of 36 treating the new phenomena carefully, and as 37 objects of a study for which no methodology 38 yet exists, they are analyzed with tools that 39 happen to be at hand, such as film or 40 narrative theories. Therefore we need to 41 outline and promote a methodology for the 42 aesthetic study of games, which, given the 43 current nascent state of the field, will 44 doubtlessly give way to more sophisticated 45 approaches in the years to come.

    Adapted from: Aarseth, Espen. Playing Research:
    Methodological approaches to game analysis. Available at: <http://hypertext.rmit.edu.au/dac/ papers/Aarseth.pdf>. Accessed on July 26th, 2014.

    Select the alternative which presents only nouns in their plural forms.

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.

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Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Maria Boggi para o Blog do Enem. Maria é formada em Letras – Inglês e Português – pela Universidade de São Paulo. Morou nos EUA onde por 20 anos deu aulas de Inglês como Segunda Língua e Inglês Acadêmico no Distrito Escolar de Los Angeles. Atualmente dá aulas particulares de inglês por Skype e presencialmente em Florianópolis. Facebook: https://www.facebook.com/vandya.boggi

Martha Ramos

Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs.
Categorias: Apostilas Enem Gratuitas, Curso Enem, Enem, Inglês, Linguagens
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