Nouns (Parte 4): Substantivos Compostos – Inglês Enem

Vem com a gente revisar os substantivos compostos para garantir uma boa pontuação em Inglês no Enem!

Substantivos compostos são substantivos formados por duas ou mais palavras. Podem ser palavras separadas, combinadas em uma só palavra ou unidas por hífen. Saber como os substantivos compostos são formados em inglês ajuda muito na hora de interpretar textos no Enem. Então, “bora” estudar?

Os substantivos compostos podem ser criados das seguintes maneiras:

1. SUBSTANTIVO + SUBSTANTIVO

Exemplos: boyfriend (namorado), kitchen table (mesa de cozinha)

2. SUBSTANTIVO + PREPOSIÇÃO + SUBSTANTIVO

Exemplos: mother-in-law (sogra), editor-in-chief (editor chefe)

3. GERÚNDIO + SUBSTANTIVO

Exemplos: waiting list (lista de espera), swimming pool (piscina)

4. SUBSTANTIVO + GERÚNDIO

Exemplos: bird watching (observação de pássaros), air conditioning (ar condicionado)

5. ADJETIVO+ SUBSTANTIVO

Exemplos: greenhouse (estufa), blueberry (mirtilo)

6. PREPOSIÇÃO + VERBO

Exemplos: outcome (resultado), ongoing (em progresso), update (atualização)

7. VERBO + PREPOSIÇÃO

Exemplos: break-in (arrombamento, invasão), take-off (decolagem)

Existem vários tipos de relação entre as duas ou mais palavras de um substantivo composto:

1. A primeira palavra indicando quando ou onde a segunda palavra ocorre.
Exemplos: corner shop (loja na esquina), Sunday paper (jornal de domingo),
morning shift (turno matutino)

2. A primeira palavra indicando a origem da segunda
Exemplos: Harvard student (estudante de Harvard), Brazil nut (castanha-do-Pará)

3. Para substantivos como factory (fábrica), farm (fazenda), mine (mina), agency (agência) a primeira palavra indicando o que é produzido ou o tipo de trabalho feito.
Exemplos: gold mine (mina de ouro), assembly plant (fábrica de montagem), news agency (agência de notícias)

4. A primeira palavra indicando de que tipo é a segunda palavra,
Exemplos: sparkling water (água com gás), opera singer (cantor de ópera),
beauty contest (concurso de beleza)

5. A segunda palavra pertencendo à ou sendo parte da primeira.
Exemplos: garden gate (portão do jardim), mountain top (topo da montanha)

Observações:

a) Palavras que indicam quantidade (como part, piece, slice, etc.) NÃO podem ser usadas desta maneira. Neste caso, dizemos:

a piece of cheese (um pedaço de queijo)
a slice of bread (uma fatia de pão

b) Lembre-se de que se a parte for de pessoa, usamos o genitivo:

the woman’s hair

6. A primeira palavra indicando o material do qual é feita a segunda palavra.
Exemplos: gold watch (relógio de ouro), silk dress (vestido de seda)

Importante:

a) certos palavras como wood (madeira) e wool (lã) possuem forma adjetiva – wooden e woolen, respectivamente. Neste caso, temos que usar o adjetivo para indicar o material do qual o objeto é feito: wooden chair (cadeira de madeira) e woolen cardigan (malha de lã).

b) outras palavras como gold, lead, silk e stone possuem também a forma adjetiva – golden, leaden, silken e stony, mas neste caso esta última forma tem um sentido mais metafórico. Observe a diferença em significado:

7. A primeira palavra indicando com o que se relaciona a segunda palavra.
Exemplos: math book (livro de matemática), peace talks (negociações de paz)

8. As duas ou três primeiras palavras indicando a medida com número da segunda palavra.
Exemplos: a ten-year-old girl (uma menina de dez anos), a five-hour flight (um vôo de cinco horas), a ten-kilo weight (um peso de dez quilos)

9. A primeira palavra indicando função da segunda palavra.
Exemplos: coffee cup (xícara para café), bathroom (banheiro), saleswoman (vendedora)

Observação:

Quando falamos de um recipiente e seu conteúdo, duas estruturas são possíveis, mas com significados diferentes. Veja:

a cup of coffee – uma xícara cheia de café
a coffee cup – uma xícara para café

a bottle of milk – uma garrafa cheia de leite
a milk bottle – uma garrafa para leite

E agora, que tal saber onde colocar a ênfase ao pronunciar os substantivos compostos? Assista esta videoaula!


Faça estes exercícios de interpretação de texto que selecionei para você, e veja como estar por dentro de substantivos compostos ajuda. Boa sorte!

Questão 1 (FUVEST 2010)

Europe’s economic distress could be China’s opportunity. In the past, the country has proved a hesitant investor in the continent, but figures show a 30 percent surge in new Chinese projects in Europe last year. And these days Europe looks ever more tempting. Bargains proliferate as the yuan strengthens and cash strapped governments forget concerns over foreign ownership of key assets. On a recent visit to Greece, Vice Premier Zhang Dejiang sealed 14 deals, reportedly the largest Chinese investment package in Europe, covering a range of sectors from construction to telecoms.

Meanwhile, Irish authorities have opened talks with Chinese promoters to develop a 240-hectare industrial park in central Ireland where Chinese manufacturers could operate inside the European Union free of quotas and costly tariffs. In time, that could bring 10,000 new jobs. “It’s good business,” says Vanessa Rossi, an authority on China at the Royal Institute of International Affairs in London. “There’s big mutual benefit here.” Europe needs money; China needs markets.

Newsweek, July 19, 2010, p. 6. Adaptado.

Segundo o texto, a China

a) aproveitou o momento da crise mundial e fez vários investimentos no próprio país.
b) teve problemas econômicos similares aos dos países europeus, mas conseguiu superá-los.
c) hesitava em investir em países asiáticos e perdeu boas oportunidades na região.
d) aumentou seus investimentos na Europa no ano passado.
e) ressurgiu como potência mundial após vários anos de isolamento.

Questão 2 (FUVEST 2008)

Two in every three people on the planet–some 4 billion in total–are “excluded from the rule of law.” In many cases, this begins with the lack of official recognition of their birth: around 40% of the developing world’s five-year-old children are not registered as even existing.

Later, people will find that the home they live in, the land they farm, or the business that they start, is not protected by legally enforceable property rights. Even in the rare cases when they can afford to go to court, the service is poor. India, for example, has only 11 judges for every 1 million people.

These alarming statistics are contained in a report from a commission on the legal empowerment of the poor, released on June 3rd at the United Nations. It argues that not only are such statistics evidence of grave injustice, they also reflect one of the main reasons why so much of humanity remains mired in poverty. Because they are outside the rule of law, the vast majority of poor people are obliged to work (if they work at all) in the informal economy, which is less productive than the formal, legal part of the economy.

The Economist, June 7th 2008.

O relatório citado no texto observa que

a) a ilegalidade é uma condição combatida em países subdesenvolvidos.
b) os dados estatísticos sobre a pobreza no mundo são incompletos.
c) o fortalecimento do poder legal dos pobres melhoraria sua condição econômica e social.
d) a pobreza só poderia ser combatida com a intervenção das Nações Unidas.
e) a economia informal está em vias de ser abolida.

Gabarito:

1-d
2-c

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Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Maria Boggi para o Blog do Enem. Maria é formada em Letras – Inglês e Português – pela Universidade de São Paulo. Morou nos EUA onde por 20 anos deu aulas de Inglês como Segunda Língua e Inglês Acadêmico no Distrito Escolar de Los Angeles. Atualmente dá aulas particulares de inglês por Skype e presencialmente em Florianópolis. Facebook: https://www.facebook.com/vandya.boggi