Veja os verbos no Particípio no Espanhol – Resumo Enem

Saiba como funciona o Particípio, suas irregularidades e usos. Vem com a gente revisar Espanhol para o Enem!

O Particípio no Espanhol é a forma não pessoal que o verbo toma para funcionar como adjetivo sem perder totalmente sua natureza verbal. A origem do seu nome é justamente por ter esta natureza de participar de ambas as condições.

O Particípio no Espaqnhol varia em gênero e número, concordando com o substantivo. Veja nos exemplos: Exemplo de particípio. Fonte: http://espanolconhumor.tumblr.com/

Acompanhado do verbo auxiliar HABER, como na charge abaixo, forma os tempos compostos e nesse caso o particípio é invariável. Não é possível escrever nada entre o verbo auxiliar e o particípio.Exemplo Haber + particípio. Fonte: http://www.tradutoradeespanhol.com.br/2013_01_01_archive.html

Com o auxiliar SER, forma os tempos da voz passiva. Exemplo: El presidente fue recibido por todo el pueblo. (O presidente foi recebido por todo o povo).

Conheça agora a maneira como o participio é conjugado em suas formas regulares e irregulares:

O Particípio Regular

Os verbos regulares no particípio têm sua terminação em –ADO quando se trata de verbos terminados em –AR (1ª conjugação), e em –IDO nos verbos terminados em –ER e –IR (2ª e 3ª conjugações). Observe estes exemplos: amar – amado / comer – comido / vivir / vivido.

Agora veja a seguinte frase: El alumno se ha quedado con demasiadas dudas. (O aluno ficou com muitas dúvidas)Ilustração do exemplo. Fonte: http://diccionario-empresarial.blogspot.com.br/2012/10/verbos-con-doble-participio.html

O Particípio irregular

A seguir a lista dos irregulares, cada um com sua particularidade:Os verbos no Particípio - espanhol Enem
ATENÇÃO:

Existem particípios com duas formas, como por exemplo, IMPRIMIR. Usa-se a forma regular IMPRIMIDO geralmente quando faz parte de um tempo verbal composto: He imprimido las páginas del libro (Imprimi as páginas do livro).

Já a forma irregular IMPRESO é usada quando o particípio tem função de adjetivo: El libro ha sido impreso. (O livro foi impresso).

Funções do particípio no Espanhol

– Atributo com os verbos SER e ESTAR. Exemplos: Estoy cansado de trabajar (Estou cansado de trabalhar); ¿Eres soltera o casada? (És solteira ou casada?);
– Complemento do substantivo. Exemplo: En el restaurante de la esquina venden pollo asado. (No restaurante da esquina vendem frango assado).

O particípio tem valores ao ser associado com um substantivo. Estes valores podem ser: temporário, modal, concessivo e causal. Veja alguns exemplos:

– TEMPORÁRIO: Terminada la fiesta, todos se fueron. (Quando terminou a festa, todos foram embora);
– MODAL: Tapada la nariz, dejé de estornudar. (Com o nariz coberto, parei de espirrar);
– CONCESSIVO: Dada la solución, no entendía el problema. (Embora tinha solução, não entendia o problema);
– CAUSAL: Averiado el coche, no pudimos usarlo. (Como o carro estava quebrado, não pudemos usá-lo).

Perífrase Verbal de Particípio

Para encerrar nosso assunto por hoje, vamos conhecer algumas perífrases verbais de particípio e o que as mesmas expressam.

– ANDAR + PARTICÍPIO: expressa uma ação duradoura. Exemplo: Andas muy preocupado. (Andas muito preocupado);
– DAR POR + PARTICÍPIO: expressa uma ação considerada como terminada. Exemplo: Doy por concluída la reunión. (Dou por concluída a reunião);

– ESTAR + PARTICÍPIO: expressa uma ação realizada e/ou que pode continuar. Exemplo: Estoy cansado.
– IR + PARTICÍPIO: expressa uma insistência, um reforço. Exemplo: Siempre va muy bien vestido. (Sempre está muito bem vestido);
– TENER + PARTICÍPIO: tem vários sentidos: terminação, duração, repetição, acumulação. Exemplos: Tengo pensado cambiar el piso. (Tenho pensado em trocar de apartamento) / Tengo escritas muchas cartas. (Tenho muitas cartas escritas).

No vídeo a seguir do canal do Youtube “Mais Espanhol”, você terá mais uma ‘palhinha’ sobre o particípio. Aproveite!

Por fim, resolva às questões abaixo:

1 – (FM Petrópolis RJ/2015) El fragmento del texto que presenta una forma verbal que indica acción iniciada en un tiempo pasado que no necesariamente se ha terminado es:

a) “En los últimos meses se han registrado casi una decena de casos por discriminación y violencia contra la comunidad indígena en el país.”
b) “El experto alertó que la discriminación racial está ligada por completo a los prejuicios que sufren las personas por su tono de piel”
c) “El problema no es que los procesos sean discriminatorios, sino que la discriminación tiene lugar desde antes.”
d) “Si no hay acceso a la educación y a otros bienes básicos, no la hay para los espacios de poder”
e) “Los indígenas, añadió, no han accedido a los sistemas de salud, educación y vivienda, así como no han visto resueltos sus problemas de alimentación,”

2 – (ESCS DF/2012) No fragmento “ Esta vez ha vuelto para quedarse..”, a forma verbal sublinhada pode ser substituída, sem que seja alterado o significado da sentença, por:

a) volvió;
b) volvia;
c) vuelva;
d) volverá;
e) volveria.

GABARITO:

1) A
2) A

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Gratuito. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui.

 

Os textos e exemplos acima sobre o Particípio no Idioma Espanhol foram organizados pela professora especialista Marcia Canto Teixeira para o Blog do Enem. Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em estudos linguísticos e literários aplicados ao ensino da língua portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel