Oceania – Revisão de Geografia para o Enem

Você conhece as características geográficas da Oceania? Não? Então veja este post de Geografia e arrebente no Enem!

Sabe aquela paisagem perfeita, dos sonhos, com águas cristalinas, praias paradisíacas? Esse lugar existe e possivelmente está localizado na Oceania. Venha conhecer um pouco mais sobre os aspectos geográficos desse belíssimo continente. É geografia para o Enem!

O continente Oceania é conhecido principalmente pelo seu grande número de ilhas. Algumas delas nem é possível ver nos mapas. Além também de ser conhecida mundialmente pelo seu forte atrativo turístico, que não deixa a desejar com tantas paisagens naturais,daquelas que você até duvida que realmente existe.

Fonte: http://www.blogloveme.com.br/2011/11/ilhas-paradisiacas-para-visitar-conheca.html

A Oceania é um continente e está localizado no hemisfério sul do planeta. É considerado o continente com menor área do mundo, com 8.480.355 Km². Sua população é de aproximadamente 32 milhões de, onde 75% habita na zona urbana e 25% na zona rural.

A Oceania é um continente diferente dos demais pois é composto por um grupo de ilhas (arquipélago) oceânicas, de diversos tamanhos, sua maior porção de terra é a Austrália ( pouco menor do que o Brasil). A língua predominante dessa região do planeta é o inglês, encontrando também o idioma francês e os dialetos nativos.

A Oceania é banhada pelos oceanos Índico e Pacífico. Os países que mais se destacam nesse continente é a Austrália, Nova Zelândia, devido sua economia, a e Papua-Nova Guiné por ter um número expressivo de população.

Mapa – Oceania.
Fonte: https://www.resumoescolar.com.br/wp-content/imagens/Resumo-Oceania.jpg

Antes de ver as divisões do continente, veja esta aula do prof. Carrieri no canal do Curso Enem Gratuito:

Devido ao grande número de Ilhas que possui esse continente, é de costume dividi-los em:

Australásia: onde se encontra a Austrália, Tasmânia, Nova Zelândia e Nova Guiné etc. As maiores cidades da Oceania estão localizadas na Austrália e são: Sidney, Melbourne, Perth e Brisbane.

Melanésia: onde se localiza a Papua-Nova Guiné, Ilhas Salomão, Fiji etc. A maior parte das ilhas são colonizada por britânicos e franceses.

Micronésia: pequenas ilhas como, Ilhas Marshall, Kribati, Palau etc. Onde o Reino Unido e Estados Unidos possuem maior número de territórios.

Polinésia: que significa muitas ilhas , é onde se encontra , além de diversas outras ilhas, o Havaí e a Ilha de Páscoa.
Aspectos Físicos e Ambientais.

Fonte: http://media.escola.britannica.com.br/eb-media/90/92990-050-7ED9082C.jpg

As suas ilhas são, na sua grande maioria, de origem vulcânica, sendo assim a composição de rocha é basáltica. O relevo da Oceania é diverso, possuindo desde grandes porções planas a áreas montanhosas, porém a sua maioria é formada por longas planícies. Possui também uma paisagem bastante diversificada, com desertos, florestas, savanas e muitas zonas litorâneas.

Possui também climas diversos. Os principais climas atuantes são: árido tropical ( em regiões desérticas), subtropical, tropical mediterrânico e equatorial.

A fauna que se destaca no continente é representada pelos cangurus, ornitorrincos e coalas.

Economia

Os países que mais se destacam na economia da Oceania são Austrália e Nova Zelândia, são considerados grandes potências econômicas mundiais, possuindo amplo desenvolvimento no setor primário, na agricultura e na pecuária. A Austrália possui uma moderna produção no cultivo de trigo, uva, tabaco entre outros. Já a Nova Zelândia se destaca no setor metalúrgico, siderúrgico e de alimentos. Ambos também são potenciais produtores de petróleo.

As demais ilhas da Oceania são consideradas subsistentes, e dependem na sua maioria do turismo. No setor turístico todas as ilhas possuem um forte atrativo devido suas mais diversas e belas paisagens, áreas de preservação e seus extensos litorais, propício a práticas de esporte como o surfe.

Quem é que não sonha em conhecer essas belas ilhas da Oceania? Parecem verdadeiros “paraísos perdidos”.

Para finalizar sua revisão, veja esta videoaula do canal Vestibulando Digital:
https://www.youtube.com/watch?v=-R20rPdIEs8

Agora, que tal testar seus conhecimentos?

Questão 1
O mapa-múndi a seguir apresenta todos os continentes destacados em cores diferentes. Marque a alternativa que corresponde à cor da Oceania no referido mapa.


a) Vermelho
b) Amarelo
c) Preto
d) Verde
e) Azul
Resposta: verde.

Questão 2
Analise as afirmativas e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

a) Com 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão, a Oceania é o menor continente terrestre.
b) A Oceania é um continente formado por uma massa continental (Austrália) e por vários grupos de ilhas localizadas no oceano Atlântico.
c) Com exceção da Nova Zelândia e Austrália, a economia dos países da Oceania baseia-se nas atividades primárias.

Respostas:

a) Verdadeiro – A Oceania apresenta extensão territorial de 8,5 milhões de km², sendo o menor continente terrestre. Área dos outros continentes: África (30,1 milhões de km²),América (42 milhões de km²), Antártica (13,2 milhões de km²), Ásia (44,9 milhões de km²) e Europa (10,3 milhões de km²).
b) Falso – A Oceania é formada pela Austrália, que é banhada pelo Oceano Índico (a oeste), e por várias ilhas localizadas no Oceano Pacífico.
c) Verdadeiro – Com exceção da Austrália e Nova Zelândia, a economia dos países da Oceania tem na agricultura a principal atividade. São caracterizadas como subsistentes e dependem, na sua maioria, do turismo.

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino

Acesse aqui os Aulões do Blog do Enem! São videoaulas gratuitas e completas com os conteúdos mais relevantes para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Priscila Colturato para o Blog do Enem. Priscila é formada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel