Como otimizar seu tempo durante a prova do Enem e do Vestibular

Fazer uma prova como a do Enem ou de vestibular exige toda uma preparação por parte do aluno. Estudar é o lema para quem quer entrar na faculdade desejada, seja ela pública ou particular! Veja abaixo como otimizar seu tempo durante a prova.

Além de manter o foco e de muito estudo, alcançar um bom desempenho nas provas do Enem ou do Vestibularexige de você outras competências para ter sucesso. Como, por exemplo, manter o controle emocional na hora de fazer os exames.  Veja no post 7 dicas indispensáveis para detonar no Enem, preparadas pela equipe do www.segredosenem.com.br

tempo durante a prova do Enem

Para fazer uma boa prova o ideal é ter uma estratégia bem traçada para os dias de exame. Pois, de nada adianta você ficar meses estudando e deixar o nervosismo tomar conta bem na hora da prova e estragar todo o seu esforço, não é verdade?

É por isso que, além de estudar para o Enem e de se preparar com antecedência, é preciso também ter uma estratégia para fazer a prova, já que se trata de um exame com muitas questões que, de quebra, são longas e exigem muita leitura por parte do candidato.

Dica do Blog – Veja aqui uma dica do Blog do Enem para você superar o medo e a ansiedade nos dias de prova: https://blogdoenem.com.br/superar-medo-ansiedade-enem-vestibular

Então, se você for fazer a prova e ficar perdendo tempo em uma questão, vai acabar não resolvendo as outras com calma. Você pode se perder no meio do exame e, pior: pode não dar tempo de marcar o gabarito corretamente. Isso leva todo o seu esforço por água abaixo. E já aconteceu com muita gente!

Enem

É comum se ver em sites e blogs que, durante a prova do Enem, você tem uma média de 3 minutos para resolver cada questão. Mas, na prática, o buraco é mais embaixo.

Pense: No domingo (segundo dia de prova), se você fizer a redação em uma hora, vão sobrar quatro horas e meia para resolver as outras 90 questões, além do tempo extra que você irá precisar para passar todas elas corretamente para o gabarito.

Por isso, o ideal é ser mais rápido! Se você diminuir e gastar dois minutos e meio em cada questão, vai conseguir terminar a prova em 3h45 e vão sobrar 45 minutos. Assim, sobra tempo para preencher o gabarito (que leva cerca de 20 minutos) com calma. E, de quebra, dá para tentar resolver aquelas questões que deram duvida e que você pulou para ganhar tempo durante a prova.

Dica do Blog – Revise os temas que mais mais caem nas provas do Enem com a coleção de Apostilas Enem Gratuitas que o Blog separou para você. Dicas para todas as matérias, inclusive Redação: https://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis

Como vou controlar o meu tempo de prova se nem relógio eu posso levar para a sala na prova do Enem?

Simples: os fiscais da prova fazem uma linha do tempo no quadro, que é dividida de meia em meia hora. Seguindo a lógica de 2 minutos e meio em cada questão, em 30 minutos você irá resolver 12 questões. Com 1h de prova, 24 questões, em 2h, 48 questões e assim por diante.

Ou seja, seguindo essa lógica, fica bem mais simples se policiar na hora da prova e não perder tempo, especialmente para que você possa preencher ao final o gabarito sem pressa e sem erros.

Enem

Se você já está estudando firme para a prova do Enem, pode usar essa estratégia tranquilamente para conseguir ir bem e tirar uma boa nota, já que esse esquema impede que o candidato se perca e fique sem saber se está resolvendo as questões rapidamente ou não.

Isso acontece porque, durante uma avaliação tão longa, é comum que a pessoa perca a noção de tempo e acabe chutando várias questões na reta final, por falta de gerenciamento do tempo durante a prova.

Enem

Como consequência, o candidato acaba preenchendo o gabarito depressa demais, o que pode gerar erros e, até mesmo a anulação da questão, o que acontece quando a pessoa marca duas alternativas na mesma pergunta. Esse é um típico deslize de quem está com o tempo contado e marca o gabarito com muita pressa.

Dica do Blog – Já escolheu o curso que você pretende fazer quando entrar para a universidade? Veja aqui as melhores dicas sobre profissões e o mercado de trabalho. Tem tudo no Guia de Cursos e Profissões do Blog do Enem. https://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes

Para treinar a estratégia de fazer cada questão da prova do Enem em dois minutos e meio, a sugestão é que você pegue algumas provas anteriores do Enem e vá resolvendo cada uma delas seguindo essa tática.

Obviamente que não é fácil resolver questões tão longas em apenas dois minutos e meio. Mas, quanto mais você treinar isso com as provas anteriores, melhor vai ser e a pessoa naturalmente vai pegando o jeito e fazendo a prova cada vez mais rápido.

E, quanto mais você treina, conhece a prova, o estilo das questões e coloca em prática a estratégia, maiores serão as suas chances de tirar uma ótima nota na próxima prova do Enem!

Post escrito por Danielle Batista, da equipe do site que oferece o curso Segredos do Enem, como uma colaboração para o Blog do Enem. Conheça o curso Segredos do Enem aqui:  www.segredosenem.com.br.

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel