Retas Paralelas e Retas Perpendiculares na Matemática do Enem

O estudo dos ângulos e dos cálculos geométricos a partir de Retas Paralelas ou Retas Perpendiculares cai direto nas provas do Enem. Veja agora o básico sobre Perpendicularismo e Paralelismo para gabaritar no próximo exame.

No estudo analítico da reta não podemos deixar de falar das posições relativas entre retas. Abordaremos aqui o paralelismo e o perpendicularismo entre retas, assunto que sempre intrigou matemáticos de todas as épocas.

Os temas serão apresentados tanto de forma algébrica como também de forma gráfica, afim de visualizar com mais eficiência o assunto em questão. Venha fazer parte desta aula para dar um show em matemática no Enem!

Retas Paralelas e Retas Perpendiculares

Paralelismo: Sabemos que duas retas são paralelas quando são equidistantes durante toda sua extensão, não possuindo nenhum ponto em comum.

Veja como resolver exercícos de Retas Paralelas, com o professor Lucas Borguezan, do canal do Curso Enem Gratuito:

Valeu pra você esse resumo de introdução com o professor Lucas? Bora avançar, que é pra você dominar geral em Retas Paralelas ou Concorrentes.

Veja uma demonstração para você compreender melhor:

Considere duas retas, r e s, no plano cartesiano.

 

Resumo sobre Retas Paralelas e Retas Perpendiculares

Confira com o professor Sérgio Sarkis, do canal do Curso Enem Gratuito, como resolver problemas simples que sempre caem nas provas do Enem e do Encceja. É fácil acertar as questões de Retas Paralelas ou de Retas Perpendiculares..

As dicas do Sarkis na Geometria Plana

  1. A geometria plana é o ramo da matemática que estuda o comportamento das estruturas em um plano, a partir de conceitos básicos bastante primitivos como o ponto, a reta e o próprio plano.
  2. A geometria estuda a construção de figuras planas (como quadriláteros, triângulos e círculos), assim como suas propriedades, tamanhos, formas, áreas e perímetros.

Exercícios sobre Perpendicularismo e Paralelismo entre Retas

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

Os textos e exemplos acima sobre Retas Paralelas e Retas Perpendiculares foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Facebook: https://www.facebook.com/Jacelieccher

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel