Paralimpíadas de Paris 2024: guia dos jogos para o Enem

As Paralimpíadas de Paris 2024 começam em 28 de agosto e prometem ser um evento marcante, com 22 modalidades e muitas inovações. Conheça a história dos jogos, as atrações da edição e como esses temas podem ser cobrados no Enem.

Nesta terça, 28 de agosto, começam as Paralimpíadas de Paris 2024, destinada a atletas com algum tipo de deficiência física ou mental. 

Como anda o espírito esportivo por aí? Pronto para torcer e acompanhar a delegação brasileira na competição? 

Hoje, vamos te contar a história, as principais modalidades e, é claro, algumas curiosidades sobre os jogos, já que eles podem ser tema de questões no Enem. Continue lendo!

História dos jogos paralímpicos

A prática de esportes entre pessoas com deficiência começou a ganhar relevância entre o final do século XIX e o início do século XX, segundo documentos históricos.

Esse desenvolvimento se intensificou à medida que a medicina passou a buscar maneiras de melhorar a funcionalidade e a qualidade de vida desses indivíduos.

O marco inicial desse movimento aconteceu em Stoke Mandeville, no Reino Unido, em 1944. Liderado pelo médico alemão, Ludwig Guttmann, o Stoke Mandeville Hospital, especializado no tratamento de soldados feridos na Segunda Guerra Mundial, com foco em lesões medulares, passou a trabalhar a reabilitação por meio do esporte.

Em 1948, Guttmann organizou uma competição esportiva em cadeira de rodas, que ficou conhecida como Stoke Mandeville Games. Dezesseis militares, entre homens e mulheres com algum tipo de lesão, participaram do torneio de tiro com arco. 

Em 1952, militares holandeses aderiram ao movimento e os Jogos de Stoke Mandeville se tornaram internacionais.

Os primeiros Jogos Paralímpicos foram realizados em Roma, na Itália, em 1960, com 400 inscritos, de 23 países. 

Em 1964, os Jogos foram novamente realizados na cidade-sede das Olimpíadas, em Tóquio. No entanto, entre 1968 e 1984, os Jogos Paralímpicos ocorreram em cidades diferentes das que sediaram as Olimpíadas, devido à falta de interesse dos comitês organizadores locais.

Foi a partir dos Jogos de Seul, em 1988, que os Jogos Paralímpicos começaram a ganhar maior destaque. Naquela edição, os atletas paralímpicos puderam utilizar as mesmas instalações dos atletas olímpicos, aumentando a visibilidade do evento. Como consequência, em 1989, foi criado o Comitê Paralímpico Internacional.

Desde então, os Jogos Paralímpicos têm conquistado mais espaço na mídia, maior atenção do público e maior apoio financeiro aos atletas. Além dos Jogos Paralímpicos de Verão, há também edições dos Jogos Paralímpicos de Inverno, desde 1976.

Paralimpíadas de Paris 2024: datas e modalidades

As Paralimpíadas de Paris acontecem de 28 de agosto a 8 de setembro, com a participação de 185 delegações, 4.400 atletas e 22 modalidades.

Todos os eventos serão realizados dentro e ao redor de Paris, incluindo os subúrbios de Saint-Denis e Versalhes, e Vaires-sur-Marne, nos arredores da cidade.

Pela primeira vez, a mascote dos jogos – Phyrge Paralímpica – traz uma representação de deficiência: ela tem uma prótese visível na perna. 

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024 compartilham, também de forma inédita, o mesmo logotipo. O emblema apresenta uma medalha de ouro, uma chama e Marianne – um símbolo da revolução e da França como nação.

Confira quais são as modalidades: 

  • Atletismo paralímpico
  • Badminton paralímpico
  • Basquete em cadeira de rodas
  • Bocha
  • Canoagem paralímpica
  • Ciclismo de estrada paralímpico
  • Ciclismo de pista paralímpico
  • Esgrima em cadeira de rodas
  • Futebol de cegos
  • Goalball
  • Halterofilismo paralímpico
  • Hipismo paralímpico
  • Judô paralímpico
  • Natação paralímpica
  • Remo paralímpica
  • Rugby em cadeira de rodas
  • Taekwondo paralímpico
  • Tênis em cadeira de rodas
  • Tiro com arco paralímpico
  • Tiro esportivo paralímpico
  • Triatlo paralímpico
  • Vôlei sentado

Leia também: Mulheres nas Olimpíadas: evolução histórica da presença feminina

Curiosidades e atrações das Paralimpíadas de Paris 2024

As Paralimpíadas de Paris 2024 prometem ser um marco na história do esporte pela grandiosidade do evento e também pela celebração da inclusão e da diversidade.

Com uma série de inovações, recordes e homenagens, a 17ª edição dos jogos combina a excelência esportiva com o charme dos cenários parisienses, criando uma experiência única para atletas e espectadores. 

Selecionamos uma lista de curiosidades e atrações que fazem das Paralimpíadas de Paris 2024 um evento imperdível: 

  • Cidade anfitriã: Paris se junta a Londres como uma das únicas cidades a sediar três edições dos Jogos Olímpicos, mas essa será a primeira vez que a capital francesa receberá os Jogos Paralímpicos de Verão. O único evento Paralímpico anterior na França foram os Jogos Paralímpicos de Inverno de 1992, em Albertville.
  • Dia Paralímpico: em 8 de outubro de 2022, foi celebrado o primeiro Dia Paralímpico, com a participação de mais de 40.000 pessoas em demonstrações esportivas. Um dos destaques foi uma emocionante competição de salto em distância, com os torcedores assistindo a poucos centímetros dos atletas.
  • Revezamento da tocha paralímpica: após o encerramento dos Jogos Olímpicos, uma nova chama será acesa em Stoke Mandeville, o berço dos Jogos Paralímpicos. 
  • Ingressos acessíveis: Paris 2024 tem ingressos a preços acessíveis, com metade dos 2,8 milhões de entradas custando 25 euros ou menos, e 500 mil disponíveis por apenas 15 euros. Também é possível adquirir o Discovery Pass para assistir a várias competições no mesmo dia.
  • Recorde de participação: é esperado que um número recorde de Comitês Paralímpicos Nacionais (NPC) participe desta edição, refletindo uma maior diversidade, paridade de gênero e variedade de talentos.
  • Cerimônias inovadoras: as cerimônias de abertura e encerramento são dirigidas por Thomas Jolly, especialista em artes cênicas conhecido por quebrar regras e criar uma forte conexão com o público.
  • Igualdade de gênero: Paris 2024 terá um recorde de 236 eventos de medalhas para mulheres e ao menos 1.859 vagas para atletas femininas, o maior número já registrado nos Jogos Paralímpicos.
  • Maratona de participação em massa: os jogos convidam amadores a participar de uma maratona acessível de 10 km, que passará por alguns dos monumentos mais icônicos da cidade.

Estude para o Enem com um cronograma completo e gratuito: Inscrições abertas para o Intensivo Enem Gratuito

Delegação brasileira nas Paralimpíadas de Paris 2024

O Brasil chega às Paralimpíadas de Paris 2024 com uma das maiores delegações da história do país em edições fora de casa. 

Com 280 atletas, de 16 a 64 anos, a delegação é a segunda maior da história do país, abaixo apenas de 2016, quando o Rio de Janeiro sediou o evento. 

Destes, 255 são esportistas com deficiência, enquanto o restante do time é formado por 19 atletas-guia (18 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo. 

As mulheres somam 41% e garantem a maior participação da história.. Esse marco reforça o crescimento e a importância do esporte paralímpico no Brasil, que continua a se destacar no cenário internacional.

A equipe brasileira vai competir em 20 das 22 modalidades disponíveis, com exceção do basquete em cadeira de rodas e do rúgbi em cadeira de rodas. 

A presença do Brasil nas Paralimpíadas de Paris 2024 reforça o compromisso do país com a inclusão e o desenvolvimento do esporte paralímpico, e segue inspirando futuras gerações de atletas.

Bolsa Atleta apoia 98% da delegação brasileira 

Do total de atletas convocados para representar o Brasil nas Paralimpíadas de Paris 2024, 98% recebe apoio direto do programa Bolsa Atleta, evidenciando a importância desse incentivo para o desenvolvimento do esporte paralímpico no país.

Entre as modalidades, o atletismo se destaca como a que mais contribuiu para a formação da equipe brasileira nos jogos. São 70 atletas e 16 atletas-guia convocados. 

O atletismo também é a modalidade em que o Brasil mais conquistou medalhas ao longo da história das Paralimpíadas. Até o momento, o país acumula 170 medalhas, incluindo 48 ouros, 70 pratas e 52 bronzes, resultados que demonstram a força e a tradição nesse esporte.

O apoio contínuo do programa tem sido determinante para que nossos atletas possam se dedicar integralmente à sua preparação, assegurando condições adequadas de treinamento e participação em competições internacionais. 

Esse suporte também fortalece a base do esporte paralímpico no Brasil, criando oportunidades para novos talentos emergirem e manterem o país no topo do cenário mundial.

As Paralimpíadas de Paris 2024 celebram a inclusão e a excelência esportiva, ao mesmo tempo em que são um prato cheio para o Enem. 

Com um evento tão grandioso e repleto de inovações, é importante conhecer a história e as curiosidades que envolvem a competição, já que são temas que podem aparecer em questões de conhecimentos gerais e até na redação do Enem

Aproveite a emoção dos jogos para torcer pelo Brasil enquanto se prepara para as provas! 

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Atualidades Enem, Enem, Redação Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Estrutura da Redaçãogapixel

Estrutura da Redaçãogapixel