Vem com a gente revisar Longitude para gabaritar Geografia no Enem!
Geografia Enem: Como criar um sistema preciso de posicionamento global com apenas a Latitude conhecida?
Até um concurso internacional foi criado para estimular cientistas a criarem uma solução. Então, surgiu a Longitude.
Longitude
Se a latitude foi “descoberta” através do conhecimento científico comprovado que se tinha quanto a esfericidade do planeta Terra, para se obter a outra informação para compor as coordenadas geográficas. Então, a longitude é uma invenção do ser humano? Acompanhe essa revisão para você as coordenadas para um ótimo desempenho em Geografia no Enem!!

A história que levou a “invenção” da Longitude é um misto de tragédia e boas ideias.
A parte da tragédia foi a gota d’água para os britânicos, donos da maior e mais poderosa marinha mercante do século XVIII. Uma frota de 4 navios da esquadra real britânica chocaram-se contra um recife de corais devido ao mau tempo. Morreram em torno de 1.500 marinheiros do referido episódio ocorrido nas ilhas Scily, a sudeste da Irlanda, próximo à costa britância. No entanto, logo chegou-se a conclusão que as condições atmosféricas adversas não foram a principal causa do acidente.
O que se sabe é que houve desorientação da frota causada principalmente pela imprecisão quanto a orientação no sentido Leste-Oeste. A repercussão na época foi bastante grande e reforçou definitivamente a necessidade de haver um sistema realmente preciso e confiável de orientação em águas oceânicas. Até então, houve várias iniciativas no sentido de se obter a Longitude, mas poucas foram além de boas e más ideias.
Vamos ver uma aula para entender mais sobre o assunto?
Como foi estimulado então para que os cientistas se empenhassem?
Diante da urgência de resolver isso, criou-se um prêmio para estimular os cientistas a bolarem uma forma eficiente para resolver o problema. Grandes cientistas da época se debruçaram sobre o caso. Afinal, não era todo dia que tinham a possibilidade de faturar 12 milhões de dólares, na cotação atual.
Mesmo com toda concorrência, o vencedor do prêmio foi o relojoeiro John Harrison que criou um relógio que indicava a longitude em alto mar. Ou seja, a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação ao meridiano 0°.
Cabe aqui salientar que o ponto de referência, o Meridiano de Greenwich (0° de Longitude) já estava traçado (desde 1675), embora, não fosse padronizado como marco divisor entre os hemisfério Ocidental (Oeste) e Oriental (Leste). Somente em 1884 que se convencionou como padrão internacional.
Portanto, com a Longitude determinada e o Meridiano de Greenwich confirmado como marco inicial, estava traçado o sistema de coordenadas geográficas, onde as Latitudes variam, de Norte a Sul, entre 180°, com 90° para cada hemisfério; para as Longitudes, a variação é de 360°, 180° para Leste, 180° para Oeste. O cruzamento entre os paralelos, linhas imaginárias que marcam a Latitude, e os meridianos, linhas imaginárias que marcam as longitudes, fornecem um ponto que possibilita saber a localização na Terra com elevado grau de precisão.
Mas a posição longitudinal influencia em mais alguma coisa?
Diferentemente da posição latitudinal, saber a longitude de uma localidade não ia muito além da informação necessária para se obter as Coordenadas Geográficas, até que, já no final do século XIX, resolveu-se padronizar o estabelecimento das horas em todo mundo, na Conferência Internacional do Primeiro Meridiano. A ideia era estabelecer, a partir do Meridiano de Greenwich, um sistema mundial de horários que utilizariam os meridianos como parâmetro pra definição das horas em cada parte do planeta.
Meridiano de Greenwich

Meridiano de Greenwich: Planisfério com destaque para o Meridiano de Greenwich.
Sistema de Coordenadas Geográficas

Sistema de Coordenadas Geográficas: Mapa Mundi com os paralelos e meridianos traçados e indicativo dos valores das linhas imaginárias que marcam as latitudes e longitudes.
Exercícios
Agora, que tal você testar seus conhecimentos?
1 – (IFPE – 2016) A localização geográfica é uma necessidade do homem desde a Antiguidade. Desse modo, para facilitar e padronizar essa atividade, foram elaboradas as linhas imaginárias chamadas de paralelos e meridianos. A partir do cruzamento dessas linhas, foi criado um sistema de localização, utilizado até a atualidade, chamado (a) de
Disponível em: <http://inct.florabrasil.net/>. Acesso em: 23 set. 2015.
a) cartografia.
b) curvas de nível.
c) fusos horários.
d) coordenadas geográficas.
e) linhas de mercator.
2 – (UNCISAL/AL – 2016) Antípodas são pessoas que se encontram em meridianos e paralelos opostos, ou seja, em relação à outra pessoa, vive do outro lado da Terra, em um ponto diametralmente oposto.
Disponível em: <http://www.freewebs.com/manetsute/meridian.jpg>. Acesso em: 03 nov. 2015.
O antípoda de uma pessoa localizada no ponto A, mostrado no mapa, estará nas coordenadas
a) 20º N e 180º E.
b) 20º S e 140º W.
c) 70º N e 140º E.
d) 70º S e 180º E.
e) 90º S e 180º W.
3 – (ESPCEX) Em um exercício militar, ao planejar um deslocamento, o comandante responsável identificou dois pontos para os quais deverá deslocar sua tropa. Estes pontos apresentam as seguintes coordenadas geográficas:
Ponto “A” – Latitude: 29° 49′ 30″ S – Longitude: 54° 54′ 00″ W
Ponto “B” – Latitude: 29° 45′ 00″ S – Longitude: 54° 55′ 30″ W
Após a chegada ao ponto “A”, um grupo de militares dessa tropa será deslocado para o ponto “B”, tendo que seguir em que direção?
a) leste
b) oeste
c) nordeste
d) sudeste
e) noroeste
GABARITO: 1 – D; 2 – B; 3 – E
Post escrito por Douglas de Barros Oliveira para o Blog do Enem. Douglas é professor de Geografia, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, com 12 anos de experiência na docência e especialista em tecnologia na aprendizagem.