Potenciação: eleve seu nível de conhecimento na Matemática Enem

Nesta aula serão abordados conceitos como a definição de potenciação e suas propriedades, assim como a aplicação e reconhecimento destas propriedades em exercícios

Da mesma forma que a adição e a subtração, a multiplicação e a divisão, a potenciação e a radiciação são operações inversas na Matemática, de forma que aplicando uma delas em um determinado número, pode-se voltar ao mesmo número (teoricamente), aplicando a operação inversa correspondente à primeira.

 

1

Definição de Potenciação

definição de potenciação

Introdução à Potência de Base 10

Aprenda agora com o professor Sérgio Sarkis como você pode dominar rapidamente a Potenciação. Comece pelo resumo de Potência de Base 10, do canal do Curso Enem Gratuito. Veja:

As dicas do professor Sarkis:

  1. Você sabia que o uso a potência de base 10 é muito usada em várias áreas de conhecimento? Vem estudar com a gente sobre a potência de dez para acertar as questões de Matemática do Enem e dos vestibulares!
  2. Veja com o professor a explicação dos conceitos básicos de potência de base 10.
  3. A potenciação é uma operação matemática, e quando você efetua uma potenciação você tem um número que é posicionado na base: o 10.
  4. Este número pode ser elevado a diferentes expoentes (n), incluindo números positivos ou negativos.
  5. Todas as vezes que o expoente for positivo, ele vai indicar a quantidade de algarismos 0 que você deve adicionar a direita do número.
  6. Já quando trabalhamos com expoentes negativos, você deve acrescentar um 0 na esquerda, representando números menores (já que representa quantos zeros terá após a vírgula).
  7. Acompanhe com o professor a resolução de diversos exemplos dentro de operações matemáticas.

 

Confira como lidar com os diferentes sinais nos cálculos de Potenciação.

o uso de sinais na Potenciação

Acompanheo resumo dos sinais, para você não se confundir.

4

5

6

Acompanhe nos exemplos a resolução agora

7

8

9

10

Observação:

É importante colocar que nos três exemplos acima o sinal negativo do expoente não interferiu no sinal do resultado final, pois esta não é a sua função.

Para finalizar sua revisão e ficar fera em potenciação, veja essa videoaula do canal Mais Matemática, do Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=vA8j9nqBlBM

Agora, que tal testar seus conhecimentos? Veja os exercícios que selecionei para você:

11

Os textos e exemplos acima sobre Potenciação foram preparados pela professora Jaceli Eccher para o Blog do Enem. Jaceli é formada em Matemática habilitação Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina com Especialização no ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Facebook: https://www.facebook.com/Jacelieccher
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel