Pretérito Indefinido Regulares e Irregulares – Espanhol Enem

Neste post vamos falar um pouco sobre o pretérito indefinido do espanhol e como usá-lo. Fique ligado nas dicas para se dar bem no Enem!

Viver tudo isso e ainda ter sete vidas? Aí sim, sonho de consumo! Mas, como isso é para gatos, vamos viver intensamente a nosso única vida, não é mesmo? Falando em viver coisas, como fazemos para dizer que algo nos aconteceu? É simples: utilizando o pretérito!

Um dos queridinhos da língua, e que usamos bastante, tanto no português quanto no espanhol, é o Pretérito Indefinido. Então, bora conhecê-lo rapidinho para dar tempo de viver muitas outras coisas mais!

Pretérito Indefinido. Fonte: http://dicasprofessoresespanhol.blogspot.com.br/2013/07/atividades-preterito-indefinido-verbos.html

O pretérito indefinido é usado para ações já concluídas ou para uma ação que aconteceu na metade de outra. Exemplo: El año pasado llegó una chica nueva en la clase. Pero cuando empezábamos a ser amigos, tuvo que macharse. (Ano passado chegou uma menina nova na turma. Mas quando começávamos a ser amigos, ela teve que ir embora).

Formação – Verbos regulares

Para a formação dos verbos regulares o pretérito indefinido se comporta da seguinte maneira:


ATENÇÃO:

– Observe que para a 2ª e 3ª conjugação a terminação é a mesma;
– Existem outros verbos que se comportam da mesma maneira. Alguns exemplos são: amar, trabajar, estudiar, cantar, beber, deber, comer, vender, partir, subir, abrir, entre outros;
– Costuma vir acompanhado de marcadores temporais, tais como: ayer (ontem), anteayer (antes de ontem), el año pasado (ano passado), hace mucho tempo (faz muito tempo), etc.

Marcadores temporais. Fonte: http://tudorocha.blogspot.com.br/2016/06/espanol-intermediario-uno-leccion-dos.html?m=1

Formação – Verbos irregulares

Há em espanhol uma variedade de irregularidades no pretérito indefinido. Seguem abaixo os principais verbos irregulares da língua espanhola:

Lista de verbos irregulares. Fonte: https://espanol.lingolia.com/es/gramatica/tiempos/preterito-indefinido

Atenção para algumas outras irregularidades:

– Por razões ortográficas às vezes é necessário mudar a consoante da raiz na primeira pessoa do singular dos verbos de 1ª conjugação. Exemplos: de C para QU > atracar – atraqué / de G para GU > colgar – colgué (pendurar) / de GU para GÜ > averiguar – averigüé / de Z para C > empezar – empecé (começar);
– Nos verbos que acabam em vogal + ER/IR o I final muda para Y na terceira pessoa do singular e do plural. Exemplo: LEER > Leí, leíste, leyó, leímos, leísteis, leyeron;
– Nos verbos que acabam em LL/Ñ + ER/IR, não haverá I na terceira pessoa do singular e do plural. Exemplo: TAÑER > tañó, tañeron (tocar instrumento musical de cordas ou percussão) / BULLIR > bulló, bulleron (ferver, agitar);
– Verbos terminados em –UCIR recebem a terminação irregular –UJE. Exemplo: traducir: traduje, tradujiste, tradujo, tradujimos, tradujisteis, tradujeron.

Verbos irregulares. Fonte: http://www.cintiagasques.com.br/estudar-na-espanha-de-graca/

* A figura acima é apenas uma piadinha com o verbo conjugado vino (veio) e o substantivo vino (vinho). Não leve a sério…

A seguir, um vídeo do Canal do Youtube “Mais Espanhol” para fixar o conteúdo:


Por fim, vamos exercitar o aprendizado. Boa sorte!

1 – (ESCS DF/2012) No fragmento “Esta vez ha vuelto para quedarse..”, a forma verbal sublinhada pode ser substituída, sem que seja alterado o significado da sentença, por:

a) volvió;
b) volvia;
c) vuelva;
d) volverá;
e) volveria.

2 – (ESCS DF/2015) La expresión ‘me enteré de’ puede ser sustituida sin prejuicios de sentido por:

a) hice parte de.
b) soñé con.
c) supe de.
d) me sorprendí con.

3 – (UFLA/2005) En la frase “las contracciones pronto causan dolor”, el verbo en pasado puede ser sustituido por:

a) causaron
b) causarán
c) causará
d) causaré
e) causariamos

GABARITO:

1 – A
2 – C
3 – A

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

curso enem gratuito blue fino

Acesse aqui os Aulões do Blog do Enem! São videoaulas gratuitas e completas com os conteúdos mais relevantes para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Os textos e exemplos acima foram organizados pela professora especialista Marcia Canto Teixeira para o Blog do Enem. Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em estudos linguísticos e literários aplicados ao ensino da língua portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel