Pretérito Perfeito – Espanhol Enem

Vamos falar de passado? Mais precisamente de Pretérito Perfeito, este que é composto, causa dúvidas, mas não é um bicho de sete cabeças. Basta ler este post e você ficará fera em mais este tema de Espanhol para o Enem!

Ah não! Ir à escola e não aprender NADA! Ninguém merece… É muita informação para pouco espaço no HD, tem que formatar, menino! Essa é boa para refletir, não?

Uso do Pretérito Perfeito. Fonte: http://espanolconhumor.tumblr.com/page/5

Outra coisa interessante que se pode observar neste quadrinho é a fala da mulher. Perceberam que ela fez a pergunta usando uma junção de dois verbos para representar apenas o ato de aprender? Pois é justamente sobre isso que vamos falar agora: verbos no Pretérito Perfeito ou Pretérito Perfeito Composto, como alguns o chamam.

Em espanhol, o Pretérito Perfeito é formado com o presente do verbo haber e o particípio passado do verbo principal. Por falar nisso, nós já havíamos visto um pouquinho sobre o verbo haber no post sobre particípio. Pois bem, ele é um verbo auxiliar fundamental para a formação do Pretérito Perfeito. Então, vamos conhecer sua conjugação neste caso:


O verbo haber pode ser traduzido por haver. Porém, nesse caso de verbo auxiliar, é possível fazer uma tradução apenas do verbo que está no particípio para um passado simples no português. Exemplo: Hoy he hablado con un amigo en la estación de metro.(Hoje falei com um amigo na estação de metrô).

Utilizamos o pretérito perfeito quando nos referimos a um passado recente e que perdura até o presente, ou se usamos expressões temporais que indicam um período de tempo não determinado (esta semana, este año, etc).

Uso do Pretérito Perfeito. Fonte: http://espanolconhumor.tumblr.com/page/5

Apenas para relembrar…

– O verbo que indica a ação da frase quando se usa o Pretérito Perfeito está no particípio. O particípio é formado pelas desinências –ADO (1ª conjugação) e –IDO (2ª e 3ª conjugação);

– Alguns particípios são irregulares, seguem exemplos:


No vídeo abaixo do Canal do Youtube “Espanhol para brasileiros” você verá um apanhado geral deste tema. Confira!


Em seguida, resolva estas questões para treinar tudo que estudamos hoje. Bons estudos!

1 – (UFLA/2005) En la frase: “Los animales buceadores han resuelto este problema”, la conjungación verbal subrayada puede ser reemplazada por:

a) resolvimos
b) resolviste
c) resolverán
d) resolvieron
e) resolverían

2 – (UFLA/2004) En la frase “Juan ha visitado a su abuela el domingo.”, el verbo visitar en pretérito perfecto puede ser reemplazado por:

a) visitó
b) visita
c) visitará
d) visitarás
e) visitar

GABARITO:

1) D
2) A

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Gratuito. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui.

curso enem gratuito blue fino

Os textos e exemplos acima foram organizados pela professora especialista Marcia Canto Teixeira para o Blog do Enem. Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em estudos linguísticos e literários aplicados ao ensino da língua portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto