Primeiro dia do Enem 2023: balanço preliminar, gabaritos e cadernos de provas

Confira o balanço inicial do Enem 2023, com dados de participação e abstenção. Acesse os gabaritos extraoficiais e faça o download dos cadernos de provas para uma revisão completa.

O primeiro dia do Enem 2023 contou com a participação de quase 4 milhões de brasileiros, segundo balanço preliminar divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

O número representa 71,9% dos estudantes inscritos, com abstenção de 28,1%. Os dados são da apuração de 98,3% da quantidade de inscrições, levantados até às 20h do domingo.

Os participantes fizeram provas de linguagens e ciências humanas, junto com a redação, cujo tema foram os “Desafios para combater a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Acompanhe a leitura e confira os dados preliminares, o que fazer em caso de ausência e, ainda, como conferir os gabaritos extraoficiais e calcular a sua nota pela TRI. 

Primeiro dia do Enem 2023: balanço preliminar

Os dados preliminares do Enem 2023 revelam uma participação expressiva de 71,9% dos inscritos no último domingo, 5 de novembro. 

A informação foi compartilhada em uma coletiva de imprensa pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Inep, Manuel Palacios. Até às 20h do mesmo dia, foram coletados 98,3% dos dados totais, oferecendo uma visão preliminar do desempenho . dos participantes.

O processo de coleta de dados é complexo e ainda está em fase de consolidação pela empresa aplicadora. Os números definitivos serão disponibilizados apenas em janeiro de 2024, juntamente com a divulgação dos resultados do exame. 

No total, 9.396 locais de prova e 10.086 coordenações foram mobilizados, abrangendo 132.466 salas de aplicação distribuídas em 1.750 municípios de todas as 27 unidades da Federação.

Os candidatos fizeram provas de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. 

As novidades desta edição do exame incluem as provas com páginas coloridas e o Cartão-Resposta ampliado para pessoas com deficiência visual. 

Foi registrado um notável aumento na participação dos candidatos, revertendo a tendência decrescente dos anos anteriores. 

Comparado a 2022, houve um avanço de 13,1%, e em relação a 2021, o crescimento foi de 14,2%, evidenciando o crescente interesse dos jovens em realizar as provas e alcançar o sonho de ingressar na universidade. 

Ao final do primeiro dia do Enem 2023, destaca-se a baixa incidência de ocorrências, com apenas 4.293 participantes eliminados por infrações. Além disso, 905 pessoas foram afetadas por questões como emergências médicas ou interrupções temporárias de serviços essenciais.

A próxima etapa do Enem 2023 acontece no dia 12 de novembro, com questões de ciências da natureza e matemática.

Reaplicação das provas

Candidatos que, por motivos justificados, tenham perdido o primeiro dia do Enem 2023, têm a possibilidade de solicitar a reaplicação junto ao Inep. 

Essa oportunidade será oferecida nos dias 12 e 13 de dezembro e se aplica a situações como doenças infectocontagiosas, que necessitam de comprovação, ou em casos de problemas logísticos. 

Além disso, aqueles prejudicados pela distância inadequada do local de prova, devido a um erro de organização, também terão o direito de realizar o Enem em dezembro.

Os candidatos que enfrentarem problemas logísticos durante o primeiro dia de aplicação das provas devem comparecer normalmente no segundo dia e poderão solicitar a reaplicação do exame do primeiro dia. 

O edital detalha que situações como desastres naturais que afetem a infraestrutura do local, falta de energia elétrica que prejudique a visibilidade da prova, falha no dispositivo eletrônico para uso de leitor de tela ou erro na execução do procedimento de aplicação que cause prejuízo comprovado ao participante, são consideradas problemas logísticos.

Para requisitar a reaplicação, é preciso acessar a Página do Participante até o dia 17 de novembro.

A análise das solicitações será realizada individualmente pelo Inep. 

Na documentação apresentada, é necessário incluir:

  • Nome completo do participante
  • Diagnóstico com descrição da condição
  • Código correspondente à Classificação Internacional de Doenças (CID 10)
  • Assinatura e identificação do profissional, com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente
  • Data do atendimento

Suposto vazamento da prova de redação do Enem

Durante o primeiro dia do Enem 2023, a circulação de uma imagem que exibe a página 19 do caderno de provas, do tipo 3 (branco), foi disseminada nas redes sociais e grupos do WhatsApp. 

Nela, consta o tema da redação: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, além de instruções para os candidatos, como a quantidade de linhas na folha, a necessidade de usar caneta preta e a advertência de nota zero em caso de desvio do tema proposto. Também são apresentados os quatro textos de apoio relacionados ao tema.

É importante destacar que, entre as normas do Enem, conforme especificado no edital,  o uso de dispositivos eletrônicos no local de prova e a divulgação de fotos do exame durante a aplicação são estritamente proibidos. 

Por isso, o Inep acionou a Polícia Federal, que está investigando o ocorrido para tomar as medidas cabíveis e para identificar qualquer tipo de ilícito. Mas a hipótese de cancelamento do Enem, após esse vazamento, já foi descartada pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

Cadernos de provas e gabarito extraoficial do primeiro dia do Enem 2023 

Os professores do Curso Enem Gratuito fizeram as provas e já saíram de lá com o gabarito na mão. Isso significa que você já pode fazer o download dos cadernos de todas as cores e verificar suas respostas com o nosso gabarito extraoficial.

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Enem, Redação Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel