Faltam:
para o ENEM

Representação do Espaço: Projeções Cartográficas – Geografia Enem

Quando utilizamos um mapa, o fazemos, pois eles nos auxiliam facilitando a orientação em nosso dia a dia. Mas, na hora de colocá-los no papel, vamos entender como se configuram?

Os mapas são ferramentas que representam o espaço geográfico. São a representação da realidade diminuída inúmeras vezes para caber no papel. Confira a seguir.

Construir mapas não é uma tarefa simples, e hoje, a cartografia se utiliza de técnicas modernas para a elaboração dessas ferramentas tão utilizadas. Assim, as representações que são confeccionadas tem o objetivo de se aproximar cada vez mais da realidade.

Mas será que essas representações ficam realmente fiéis? Vamos analisar algumas delas? É hora de aprender que os mapas diferem entre si, você já percebeu? Então acompanhe!

As representações planas da Terra

As projeções cartográficas constituem a rede de paralelos e meridianos sobre a qual desenhamos as linhas dos mapas. A partir daí, as superfícies curvas são adaptadas para uma superfície plana. Com essa ação teremos sempre distorções, pois não existe um tipo de projeção perfeito, de modo que não se consegue obter ao mesmo tempo dimensões perfeitas de ângulo, distância e formas dos continentes e oceanos.

Dica 1– Você recorda o que é o movimento de Translação? Não?! Então acesse esta super aula, explicando o que é e suas consequências para o planeta e os seres vivos! Acompanhe! https://blogdoenem.com.br/movimento-translacao-terra-geografia/

As projeções podem ser: cilíndricas, cônicas e azimutais.

Projeção Cilíndrica-Neste tipo de projeção, os paralelos e meridianos são representados em um cilindro, que formarão ângulos retos. Porém nas áreas de altas latitudes haverá deformações, pois posteriormente essa projeção será planificada.

Projeções Cartográficas - Geografia Enem
Figura 1
– Projeção Cilíndrica

As Projeções cilíndricas dividem-se em: Projeção de Mercator e Projeção de Peters.

Projeção de Mercator Nela há uma visão eurocentrista da época, onde a Europa é vista mais ao centro. Elaborada pelo geógrafo Gerhard Kremer, que ficou conhecido como Mercator.

Projeção de Peters – Elaborado pelo alemão Arno Peters, na época da Guerra Fria, tinha um objetivo histórico para chamar a atenção para “Um mundo mais solidário”. A projeção apresentada por Peters dá um destaque para os países subdesenvolvidos onde a África e América são “alongadas” ressaltando a ideia de igualdade.

Projeções Cartográficas - Geografia Enem
Figura 2
– Representação cartográfica cilíndrica: Projeção de Mercator e dePeters.

Dica 2– Você já reparou, quando olha para o mapa do nosso planeta? Há mais água do que terra! É isso mesmo! Vamos estudar sobre os oceanos? Cai no Enem e vestibulares!https://blogdoenem.com.br/oceanos-geografia-enem/

As Projeções Cônicas são projetadas em um cone que depois será planificado. Apresenta deformações na base e no vértice do cone. A mais conhecida é a projeção de Lambert.

Projeções Cartográficas - Geografia EnemFigura 3– Projeção cônica de Lambert.

Projeções Azimutais – São aquelas projetadas sobre um plano, geralmente a partir dos polos ou do Equador. O ponto de tangência torna-se o centro do mapa. São utilizados pela aviação e a navegação marítima.  Acompanhe uma aula vídeo sobre Cartografia e as Projeções Cartográficas. Não perca!

Projeções Cartográficas - Geografia Enem
Figura 4
– Projeção Azimutal.

A mais conhecida projeção Azimutal é do emblema da ONU (Organização das Nações Unidas).

Projeções Cartográficas - Geografia Enem
Figura 5
– Emblema da ONU- exemplo de projeção Azimutal.

Exercícios

Vamos resolver um exercício? Exercitar e fixar são fundamentais!

35- (UESPI) Todo mapa é confeccionado num determinado sistema de projeção. Observe o mapa a seguir e assinale o tipo de projeção em que foi desenhado.

Projeções Cartográficas - Geografia Enem

A)Cônica
B)Cilíndrica
C)Policônica
D)Circular
E) Esférica

Resposta correta letra B.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.