Pronomes Interrogativos – Espanhol Enem

Você não sabe usar os pronomes interrogativos em Espanhol? Vamos resolver este problema com mais um espetacular post com enfoque no Enem!

Põe profundo nisso! Estas interrogações (bem como suas respostas) são encantadoras! Mas e aí, percebeu a maneira como se faz perguntas em espanhol?

Exemplo de uso pronome interrogativo. Fonte: http://dicasportesp.blogspot.com.br/2016/06/espanol-los-pronombres-interrogativos.html

(Na vida, temos que ir sempre pra frente, Enriqueta. Por que? O que há pra frente? Mais vida. Profundo, Fellini, Profuuuundo.)

Tem alguns detalhes diferentes do português, não é mesmo? É justamente sobre eles que vamos falar hoje. Vem com a gente deliciar-se com estas questões e com o uso dos pronomes interrogativos em espanhol!

Os pronomes interrogativos substituem o substantivo sobre o qual estamos fazendo a pergunta. É usado em perguntas diretas (com ponto de interrogação) e nas perguntas indiretas (sem ponto de interrogação). Outra particularidade dos pronomes interrogativos é que eles sempre serão acentuados.

No caso das perguntas diretas, é obrigatório o uso do ponto de interrogação no ínicio e no fim da pergunta. Isso facilita muito a vida do leitor, pois ao iniciar a frase, você já sabe que se trata de uma pergunta e pode dar a entonação correta, diferente do português. Às vezes, como é possível observar no exemplo a seguir, a pergunta não está necessariamente no ínicio da frase, e sim no meio.

PENSÉ EN LAS VACACIONES Y LE INDAGUÉ A MI MARIDO, ¿ADÓNDE VAMOS ESTE AÑO?
(Pensei nas férias e indaguei a meu marido, para onde vamos este ano?)

Agora observe na figura a seguir um exemplo de pergunta indireta:

Exemplo de pergunta indireta. Fonte: http://www.guiapraticodeespanhol.com.br/2009/08/las-preguntas-indirectas.html

(Não, não sabemos ainda por quê se extinguiram. Mas estamos perto de descobrir.)

Como é possível notar, a pergunta não vêm com pontuação, mas o pronome é acentuado. Vamos conhecer agora quais são os pronomes interrogativos da língua espanhola, seu uso, exemplos e algumas especificidades.

– ¿Qué? – usado para pessoas e coisas. Exemplo: ¿Qué es eso? (O que é isso?);
– ¿Quién? ¿Quiénes? – usado para pessoas. Diferente do português, em espanhol este pronome varia em número. Exemplo: ¿Quiénes son estas personas? (Quem são estas pessoas?);
– ¿Cuál? ¿Cuáles? – usado para pessoas e coisas. Exemplo: ¿Cuál es tu nombre? (Qual é teu nome?);
– ¿Cómo? – Indica modo. Exemplo: ¿Cómo es tu hermana? (Como é tua irmã?);
– ¿Dónde? ¿Adónde? – Indicam lugar. Geralmente ¿Dónde? é usado com verbos que não indicam movimento, e ¿Adónde? com verbos que indicam movimento. Exemplos: ¿Dónde trabajas? (Onde trabalhas?) / ¿Adónde vas? (Aonde vais?);
– ¿Cuándo? – Indica tempo. Exemplo: ¿Cuándo terminas la casa? (Quando terminas a casa?);
– ¿Cuánto? (a, os, as) – Indica quantidade. Varia em gênero e número. Exemplo: ¿Cuántos libros tienes? (Quantos livros tens?);
– ¿Por qué? – usado para expressar causa, finalidade. Exemplo: ¿Por qué llegaste tarde? (Por que chegaste tarde?).

Finalize seus estudos com esta videoaula do Curso Enem Gratuito:

Resolva as questões a seguir. Bom estudo!

1 – (UFAL/2011) En el fragmento: “qué es ese algo que se crea en el desarrollo del hablante”. Con relación a la forma que aparece destacada, “qué”, es correcto afirmar que:

1) se trata de un pronombre.
2) va acentuada porque es un pronombre.
3) debe pronunciarse con baja intensidad.
4) podría ir acompañada, en este caso, por el signo gráfico de interrogación (¿).
5) introduce un período interrogativo, una pregunta.

Son correctos:

a) 1 y 5 solamente
b) 1, 2 y 5 solamente
c) 1, 2 y 4 solamente
d) 1, 2, 3, 4 y 5
e) 2, 3, 4 y 5 solamente

2 – (UECE/2011) En “no saben cómo murió” el término subrayado lleva acento:

a) por estar en tono interrogativo.
b) porque es grave acabada en vocal.
c) por estar en tono admirativo.
d) para deshacer la ambigüedad.

3 – (PUC RS/2003) La alternativa que presenta tres palabras acentuadas por la misma regla es:

a) qué – cuánto – dónde.
b) quizás – más – además.
c) tía – ciudadanía – época.
d) científico – países – tecnológico.
e) según – además – más.

GABARITO:

1) A
2) A
3) A

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Gratuito. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui.

curso enem gratuito blue fino

Os textos e exemplos acima foram organizados pela professora especialista Marcia Canto Teixeira para o Blog do Enem. Marcia é formada em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialista em estudos linguísticos e literários aplicados ao ensino da língua portuguesa pela Unisul. Dá aulas de espanhol em escolas da grande Florianópolis desde 2003. Facebook: https://www.facebook.com/mcardosocanto