Prouni e bolsas auxiliam aumento de renda

Prouni  e demais bolsas de acesso ao ensino superior refletem no aumento da renda do formado.

Você ranzinza que reclama que o governo dá bolsas de Prouni, Sisu, reclama da prova do Enem e não gosta das cotas; este post é para você.

Um estudo feito sobre bolsas do Prouni por uma professora da PUC de São Paulo atestou que o Prouni tem um impacto importante na melhoria da renda e na inserção no mercado de trabalho dos bolsistas. Foram entrevistados 150 jovens que se formaram no ensino superior entre 2010 e 2011, a professora doutora Fabiana Costa entrevistou 150 bolsistas do programa para verificar se o investimento do governo com os programas de acesso à universidade chegam a refletir no futuro salário do jovem graduado. E a resposta foi positiva.

A pesquisa sobre bolsas do Prouni foi voltada para a abordagem do mercado trabalho e e a condição sócioeconômica no contexto de São Paulo . Na pesquisa quase 80% dos entrevistados disseram que ao se formar, conseguiram aumentar sua renda antes da faculdade. Os aumentos vão de 70% até dobrarem. Na maioria dos casos, o bolsista é o primeiro membro da família a ter um diploma de ensino superior.

Entre as maiores dificuldades apondadas pelos bolsistas do Prouni estão: falta de assistência estudantil (bolsas para permanecer estudando), excesso de burocracia, medo dos bolsistas na hora de renovar a bolsa semestral pois se há aumento da renda familiar, o bolsista corre o risco de perder o benefício e a falta de opções na hora de escolher o curso e faculdade.

O Prouni (Programa Universidade para Todos) foi criado em 2004 e já atendeu 1.096.359 estudantes — 739.094 com bolsa integral. O Prouni desenvolve ainda ações conjuntas de incentivo à permanência dos universitários nas instituições, como a Bolsa-Permanência. Para os estudantes com bolsas parciais há ainda o acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O bolsista pode recorrer ao fundo para custear os outros 50% da mensalidade, sem a necessidade de apresentação de fiador.

As inscrições para o Prouni 2013 encerraram dia 21. Ente os dias 24 e 31 é o prazo para entrega de documentos. Mais datas você pode ver AQUI

prouni

Conhece nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Passaporte

Google+ : Rede Enem

Fonte: Prouni e G1

 

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Intensivo
gapixel

intensivogapixel