Prouni – Bolsas e vagas pelo Fies atraem alunos para universidades

Universidades de todo o País destacam chances para alunos de menor renda com programas do MEC. Nota do Enem é critério obrigatório na classificação, tanto pelo Fies como pelo Prouni.

A hora é de quem pretende estudar e não tinha condições de pagar mensalidades nas faculdades e universidades privadas. Agora, praticamente 50% das vagas nas instituições privadas podem ser ocupadas por alunos com bolsas do Prouni ou em vagas com financiamento pelo Fies.  Pode ser a sua chance, não perca a oportunidade.

Bolsas pelo Prouni

A conta de 50% das vagas privadas através de bolsas do Prouni e financiamentos pelo Fies é simples de entender: As faculdades ou universidades que adotam o sistema do Prouni são obrigadas a ceder 10% de todas as suas vagas, em todos os cursos por elas ofertados, medicina inclusive.

As bolsas do Prouni são para alunos que demonstrem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, para 100% de gratuidade, e com renda familiar per capita até 3 salários mínimos para bolsas de 50%. Mas, só vale para quem fez o Ensino Médio e escola pública, ou fez escola particular bom bolsa integral. A classificação no Prouni é sempre pela nota do Enem, não se esqueça disso.

Vagas pelo Fies

E, pelo Fies, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Ministério da Educação anunciaram a garantia de 500 mil novos contratos de financiamento por ano. Este número representa cerca de 40% dos calouros de cada ano no ensino privado.

O funcionamento do Fies é bem simples: Você apresenta o seu cadastro socioeconômico, assina um financiamento e só começa a pagar um ano e meio depois de formado, e com  um prazo que é o de três vezes a duração do curso e mais um ano. Entendeu? Por exemplo, se você fizer Direito, que dura 5 anos, o prazo é de (3 x 5) + 1 ano = 16 anos de prazo. E, durante o curso, você paga apenas R$ 50,00 a cada três meses.

Somando as vagas pelos dois programas, o Prouni e o Fies, portanto, é possível ocupar até 50% das vagas nas instituições particulares. E, o melhor de tudo, se você tem uma boa nota no Enem você pode escolher o curso que vem entender.

Mude sua vida com a nota do Enem

Pelo Enem, você já sabe: A sua nota pode colocar você numa universidade pública e gratuita; Pode classificar você para uma bolsa de 100% ou de 50% pelo Prouni; e, ainda, ter a nota do Enem é critério obrigatório para ter acesso aos financiamentos pelo Fies.

Prouni

Agora que você já sabe mais sobre o Prouni e Fies, que tal conhecer nossa rede de blogs?

– Blog do Fies

– Blog do Prouni

– Blog do Sisu

Gostou do post? Use os botões abaixo e ao lado para espalhar por suas redes sociais (sabemos que o Facebook está aberto ai no cantinho do seu computador). E claro, também usar os espaços para comentários abaixo, deixando sua critica, sugestão e também xingamentos.

Nossas redes sociais são:

Facebook: /RedeEnem (Clique AQUI para saber como receber TUDO sobre o Enem 2013)

Twitter: @RedeEnem

Canal no Youtube: Rede Enem

Google+ : Rede Enem

Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel