Provão Paulista: São Paulo lança nova avaliação para ingresso no ensino superior

Vem saber mais sobre o Provão Paulista, nova forma de avaliação lançada em São Paulo para incentivar os estudos e promover o ingresso no ensino superior.

Em cerimônia realizada no dia 10 de julho, o governo de São Paulo anunciou o lançamento oficial do Provão Paulista. Trata-se de uma nova forma de avaliação para o ingresso de estudantes da rede estadual em universidades públicas paulistas. 

O novo modelo, que terá o formato de vestibular seriado, foi proposto e desenvolvido pelos reitores da USP, Unicamp e Unesp, que defendem que o sistema deve estimular mais os jovens para os estudos e incentivar a frequência às aulas.

A avaliação seguirá os moldes de vestibular, com aplicação presencial nas escolas estaduais, em data única. Todos os estudantes do ensino médio da rede estadual, incluindo os das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), poderão participar do Provão Paulista.

Aproximadamente 400 mil estudantes já poderão participar da primeira edição da prova, em novembro deste ano. As questões das provas serão de múltipla escolha, com conteúdos de todas as disciplinas e redação. O número de perguntas ainda não foi informado. 

As notas darão acesso a cerca de 13 mil vagas em cursos superiores da USP, Unicamp, Unesp, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza já para o ano letivo de 2024.

Neste ano, será considerada apenas a nota dos alunos no último ano. No ano que vem, será considerada a média das notas nos dois anos anteriores. A partir de 2025 em diante, serão considerados os resultados nas provas aplicadas ao longo das três séries.

Além de facilitar a entrada no ensino superior, a Secretaria da Educação avalia que o Provão Paulista servirá para melhorar o desempenho dos estudantes do ensino médio da rede estadual. A iniciativa também é um instrumento de combate ao abandono e à evasão escolar. 

Enem-USP

O Enem-USP é o processo seletivo que oferece vagas na USP por meio das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Foram oferecidas no Enem-USP 2023 um total de 2.917 vagas para quem fez o Enem 2022.

Neste ano ainda não foi divulgada a quantidade de vagas da seletiva via Enem.

Outras iniciativas do Estado 

Além do Provão Paulista, a Secretaria Estadual de Educação anunciou a oferta de bolsas de estudo para auxiliar estudantes de baixa renda. A previsão é de que o auxílio seja de R$ 800 mensais. 

Está prevista também a oportunidade de estágios remunerados para estudantes dos 28 cursos de Licenciatura da USP na rede pública de ensino. O valor da bolsa desse estágio é de R$2.100.

Enem 2023: comece a se preparar agora!

Com a proximidade das provas do Enem 2023, é hora de investir na sua preparação. O Exame Nacional do Ensino Médio é atualmente a principal forma de ingresso no ensino superior para estudantes que desejam conquistar vagas em universidades de todo país através de programas do governo federal, como o Sisu, Prouni e Fies. 

Sabemos que estudar sozinho não é fácil. Mas, existem boas opções para que você possa seguir um cronograma já preparado para contemplar as principais matérias de todas as disciplinas que caem nas provas. 

É o caso do Curso Enem Gratuito, que oferece uma plataforma completa, com aulas escritas, videoaulas, e-books, séries especiais e simulados totalmente online e de graça. 

Já estão em andamento os Planos de Estudos Intensivo e Semiextensivo e, em agosto, abrem as inscrições para o Intensivo. 

Além disso, também estão disponíveis o Curso Redação Enem Começando do Zero e o Curso de Interpretação de Texto para o Enem

Já para as semanas que antecedem a aplicação das provas, estão previstos aulões especiais e revisões dos conteúdos mais cobrados nas últimas edições do Enem.

Vamos estudar juntos? Esperamos você: faça já a sua inscrição!

Melina Zanotto

Melina Zanotto é Jornalista, formada pela Universidade de Caxias do Sul em 2007. De lá para cá, sempre atuou com conteúdo digital em seus mais diversos formatos. Hoje, é redatora da Rede Enem, produzindo textos para o Blog do Enem e Curso Enem Gratuito.
Categorias: Enem, Ensino Médio, Ensino Superior
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel