As questões mais difíceis do Enem 2017. Veja só que pedreira!

Não tinha como 'resolver de primeira' as questões mais complexas das provas de Matemática e Ciências da Natureza. Ou exigiam cálculos complexos, observações demoradas, ou ainda domínio conceitual avançado. Veja a análise dos professores sobre o conteúdo e a resolução.

Faltou tempo e sobrou prova. Essa foi a percepção de uma grande parte dos candidatos do Enem nas provas de Matemática e Ciências da Natureza. Muitos cálculos que lotaram as folhas de rascunho, e faltando tempo para revisar no final da prova e ainda preencher o gabarito.

Não teve moleza. Foram 31 páginas para leitura e buscar a resolução dos problemas. Alguns deles com grau de complexidade que até para os professores acostumados em Cursinhos não dava para ‘matar de primeira’. Algumas destas questões mais difíceis do Enem 2017 tiraram o sossego da galera. Veja se bate para você também.

Se você quiser ter a prova em mãos para te ajudar a encontrar as questões, faça o download gratuito das provas e dos gabaritos. Basta clicar na imagem:download das provas do Enem 2017Veja  os Gabaritos e o Download para os cadernos Rosa, Azul, Cinza e Amarelo de todas as provas.

As Questões Mais Difíceis do Enem 2017:Enem,

Professores do SAS Plataforma de Educação elencaram as cinco questões com maior nível de complexidade. Por exemplo: De acordo com o professor do SAS Flávio Landim, a questão abaixo abordou o fenômeno de mosaicismo relacionado à formação de cromatina sexual em mulheres, o que é um caso bem particular de genética.

Na correção pelo gabarito extraoficial do Blog do Enem a alternativa correta seria a letra ‘D’ – Inativação Aleatória de um dos cromossomos X em fase posterior à divisão que resulta nos dois embriões.

Outra que ficou entre as questões mais difíceis do Enem 2017, e que exigia muita atenção na resolução, de acordo com o professor do SAS Plataforma de Educação Michel Henri, foi a de Eletroquímica.

Para resolver essa  questão era preciso trazer à mente o assunto eletroquímica e o objeto do conhecimento associação de pilhas. Tem um nível bastante elevado e exige do aluno conhecimentos muito específicos e de alta dificuldade, requerendo muito tempo para a resolução. No gabarito extraoficial do Blog do Enem a alternativa correta seria a letra ‘C’.

Prova de Biologia sem muitas surpresas:

Para a coordenadora pedagógica do Blog do Enem e docente de Biologia há 10 anos, Juliana Evelyn dos Santos, o padrão das provas seguiu o esperado, com questões mais fáceis de Biologia, mas com algumas de maior complexidade.

segundo dia das provas do Enem - professores
Professores fizeram a correção das provas em tempo real para o Blog do Enem

“Várias perguntas de Ecologia apareceram novamente na prova, seguindo a tendência do Exame, assim como as questões de biotecnologia que foram recorrentes”.

O professor de Matemática, Eduardo Araújo, dá aula há 7 anos para alunos do Ensino Médio e Pré-Vestibular e avaliou a prova desse ano como “uma prova pesada, com muito cálculo, mas seguindo o padrão do Enem”. Ele disse que foram questões complexas com: logaritmo, gráficos e tabelas, análise combinatória e probabilidade, além de geometria plana e espacial.

“Conversei com os alunos e acharam que o tempo ficou muito apertado, devido a muitos cálculos e a complexidade da parte de Ciências da Natureza”, comentou Lima.

Os professores do Sistema SAS Plataforma de Ensino (Sitema Ari de Sá) fizeram avaliações em vídeo para comentar as provas de Matemática e de Ciências da Natureza. Veja aqui o comentário do professor Thiago Pacífico, sobre a prova de Matemática:

O candidato João Victor Lima, de 18 anos, fez o Enem pelo segundo ano consecutivo e achou a prova de Matemática fácil, pois tem mais facilidade com o cálculo. questões mais difíceis do Enem 2017“O que estava mais difícil era a parte de Ciências da Natureza, com questões mais complexas”, opinou.

A Prova de Química – Veja também o comentário do Professor do SAS Michel Henri, que analisou as questões de Química da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, deste segundo dia de prova do ENEM 2017:

Gabarito Enem 2017

Você já conferiu as suas respostas do primeiro dia? O Blog do Enem colocou no ar o download gratuito das provas e também um Gabarito da correção extraoficial. Confira na imagem:  Gabarito Enem 2017

Venha para o Curso Enem Gratuito:

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Simulados com Gabarito na mesma hora. Veja aqui: Simulado Enem Gratuito

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

João Vianney dos Valles Santos

Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. É consultor de EaD da Hoper Educação.
Categorias: Enem Tags:
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel