Questões sobre movimentos sociais

Teste seus conhecimentos sobre movimentos sociais com exercícios do Enem e de vestibulares! São 10 questões com gabarito e um resumo para você estudar Sociologia!

As diversas formas de manifestações populares sempre caem no Enem e vestibulares. Por isso, preparamos um resumo e uma lista de questões sobre movimentos sociais para você se preparar para as provas.

Resumo sobre movimentos sociais

Como o próprio nome diz, os movimentos sociais são sobre movimentação, transformação, mudança. São ações coletivas que têm como intenção a transformação social ou a manutenção de determinada ordem social. Alguns movimentos, ainda, reivindicam a volta de modelos de vida que já existiram. Por isso, os movimentos sociais sempre têm um caráter político. Eles têm correlação com o Estado, seja se opondo a ele ou promovendo apoio.

No Enem e vestibulares caem questões tanto sobre os movimentos sociais clássicos quanto os contemporâneos. Os movimentos sociais clássicos são aqueles que surgem no século XIX e XX. Estão relacionados à organização dos trabalhadores diante da instituição do capitalismo e da industrialização. Lutam contra as desigualdades sociais e condições de trabalho.

Nesse momento, as lutas estão travadas entre dois grupos, ou classes sociais: os burgueses e os proletários. Os movimentos sociais dessa época se organizam, principalmente, por meio da greve.

Em 1960, ocorre uma ebulição de movimentos sociais. Nesse período, a sociedade capitalista também passa por mudanças. Outras questões, que não puramente de ordem econômica, emergem de maneira central para disputas, lutas e reivindicações de direitos e espaço.

Movimentos sociais - maio de 1968
Estudantes franceses protestando durante maio de 1968.

São exemplos desses movimentos sociais: movimento feminista, movimentos estudantis, movimento negro, movimento ambientalista, movimento LGBT, etc. Todos eles trazem outras questões para manifestação social. Vale lembrar que, nessa época (anos 1960), a América Latina passava por ditaduras militares. Nesse contexto, os movimentos sociais atuavam contra os regimes vigentes.

A partir de 1990, surgem novas configurações de movimentos sociais que trazem outras questões para debate. Esses movimentos começam a utilizar a internet para promover a conscientização e mudanças sociais.

Vídeo sobre movimentos sociais

Antes de partir para as questões sobre movimentos sociais, confira a videoaula da professora Anna, do canal do Curso Enem Gratuito:

Questões sobre movimentos sociais

  1. (ENEM MEC/2017) 

    Uma área de cerca de 101,7 mil metros quadrados, com um pátio ferroviário e uma série de armazéns de açúcar abandonados pelo poder público. Quem olha de fora vê apenas isso, mas quem conhece a história do Cais José Estelita sabe que o local faz parte da história de Recife, sendo um dos cartões-postais e um dos poucos espaços públicos que restam na capital pernambucana. E é por isso que um grupo está lutando para evitar que as construções sejam demolidas por um consórcio de grandes construtoras para construção de prédios comerciais e residenciais.

    BUENO, C. Ocupe Estelita: movimento social e cultural  defende marco histórico de Recife. Ciência e Cultura, n. 4, 2014.

    A forma de atuação do movimento social relatado evidencia a sua busca pela

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.
  2. (ENEM MEC/2021) 

    O protagonismo indígena vem optando por uma estratégia de “des-invisibilização”, valendo-se da dinâmica das novas tecnologias. Em outubro de 2012, após receberem uma liminar lhes negando o direito a permanecer em suas terras, os Guarani de Pyelito Kue divulgaram uma carta na qual se dispunham a morrer, mas não a sair de suas terras. Esse fato foi amplamente divulgado, gerando uma grande mobilização na internet, que levou milhares de pessoas a escolherem seu lado, divulgando a hashtag “#somostodosGuarani-Kaiowá” ou acrescentando o sobrenome Guarani-Kaiowá a seus nomes nos perfis das principais redes sociais.

    CAPIBERIBE, A; BONILLA, O. A ocupação do Congresso: contra o que lutam os índios? Estudos Avançados, n. 83, 2015 (adaptado).

    A estratégia comunicativa adotada pelos indígenas, no contexto em pauta, teve por efeito.

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.
  3. (ENEM MEC/2018) 

    Figura 1

    Ônibus de Rosa Parks

    Disponível em: http://www.thehenryford.org. Acesso em: 3 maio 2018.

    Rosa Parks

    Disponível em: http://www.abc.net.au. Acesso em: 3 maio 2018.

    Esse ônibus relaciona-se ao ato praticado, em 1955, por Rosa Parks, apresentada em fotografia ao lado de Martin Luther King. O veículo alcançou o estatuto de obra museológica por simbolizar o(a)

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.
  4. (UECE/2020/Janeiro) 

    Leia com atenção o seguinte fragmento a respeito dos movimentos sociais na era da Internet:

    “Os movimentos sociais são produtores de novos valores e objetivos em torno dos quais as instituições da sociedade se transformaram a fim de representar esses valores, criando novas normas para organizar a vida social. Os movimentos sociais exercem o contrapoder construindo-se, em primeiro lugar, mediante um processo de comunicação autônoma, livre do controle dos que detêm o poder institucional. Como os meios de comunicação de massa são amplamente controlados por governos e empresas de mídia, na sociedade em rede, a autonomia de comunicação é basicamente construída nas redes da internet e nas plataformas de comunicação sem fio. As redes sociais digitais oferecem a possibilidade de deliberar sobre e coordenar as ações de forma amplamente desimpedida.

    Entretanto, esse é apenas um componente do processo comunicativo pelo qual os movimentos sociais se relacionam com a sociedade em geral. Eles também precisam construir um espaço público, criando comunidades livres no espaço urbano. Uma vez que o espaço público institucional, o espaço constitucionalmente designado para a deliberação, está ocupado pelos interesses das elites dominantes e suas redes, os movimentos sociais precisam abrir um novo espaço público que não se limite à Internet, mas se torne visível nos lugares da vida social”.

    CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.

    Considerando a compreensão de Castells acerca dos movimentos sociais na “era da Internet”, assinale a afirmação verdadeira.

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
  5. (ENEM MEC/2018) 

    Protesto contra Collor

    Disponível em: http://une.org.br. Acesso em: 30 jul. 2015 (adaptado).

    Considerando o funcionamento do regime democrático, o episódio retratado na imagem está associado ao(à)

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.
  6. (ENEM MEC/2016) 

    Foto de protesto

    Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 9 nov. 2011.

    Para além de objetivos específicos, muitos movimentos sociais interferem no contexto sociopolítico e ultrapassam dimensões imediatas, como foi o caso das mobilizações operárias, ocorridas em 1979 na cidade de São Paulo. Nesse sentido, ao mesmo tempo em que lutavam por seus direitos, essas mobilizações contribuíram com o(a)

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.
  7. (UECE/2019/Janeiro)

    Atente para o enunciado a seguir: “O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST – é um dos mais importantes movimentos sociais do Brasil, tendo como foco as questões do trabalhador do campo, principalmente no tocante à luta pela reforma agrária brasileira”.

    Disponível em: https://brasilescola. uol.com.br/sociologia/mst.htm.

    No que diz respeito ao conceito de “movimentos sociais”, é correto afirmar que são

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
  8. (UFGD MS/2017) 

    “A história social ensina que não existe política social sem um movimento social capaz de impô-la, e que não é o mercado, como se tenta convencer hoje em dia, mas sim o movimento social que ‘civilizou’ a economia de mercado, contribuindo ao mesmo tempo para sua eficiência”.

    (BOURDIEU, Pierre. Contrafogos 2: por um movimento social europeu. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. p. 19) .

    Em diferentes momentos históricos, seja no Brasil ou em outros países do mundo, existiram diversos e distintos movimentos sociais no campo e na cidade. Considerando a dinâmica dos movimentos sociais e a citação de texto, do autor Pierre Bourdieu, extraída do seu livro “Contrafogos 2: por um movimento social europeu”, considera -se que:

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.
  9. (UEG GO/2020/Janeiro) 

    No final dos anos 1960, uma crise na sociedade foi fortalecida por movimentos de contestação social. Entre estes movimentos destaca-se a rebelião de Maio de 1968 na França, em que estudantes se aliaram aos operários na contestação de diversos elementos da sociabilidade e das relações sociais existentes. Esta rebelião se constituiu em um marco para a organização política dos movimentos sociais, pois apresentava tendências

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.
    • 5.
  10. (UEPG PR/2020) 

    Sobre os movimentos sociais no Brasil, assinale o que for correto.

    • 1.
    • 2.
    • 3.
    • 4.

Ana Cristina Peron

Ana Cristina Peron é formada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. É redatora do Curso Enem Gratuito e do Blog do Enem.
Categorias: Simulado Sociologia, Simulados Enem
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.