Treine para o Enem e vestibulares com a lista de Questões sobre Proclamação da República. O gabarito sai na hora para você conferir o seu desempenho.
As questões sobre Proclamação da República sempre aparecem na prova do Enem e dos vestibulares, sendo um tópico muito importante na História do nosso país. Portanto, é de suma importância que você revise o tema e finalize a nossa lista de questões sobre Proclamação da República, bem no final deste post. Mas, antes de começar, que tal um resumo?
Resumo sobre Proclamação da República
A campanha Republicana teve início quando as ideias republicanas começaram a ter um impacto na sociedade e espalhar entre as cidades. Esse fato se deu na década de 1870, principalmente pela criação dos Clubes Republicanos. Nesses, os participantes eram sobretudo profissionais liberais e membros da aristocracia, que se reuniam para discutir como aplicar a República no Brasil.
Uma das maneiras desses Clubes Republicanos expressarem a sua posição política era pela criação de jornais. Inclusive, o marco inicial da campanha Republicana no Brasil foi justamente um manifesto publicado no jornal “A República”, em dezembro de 1870.
Em 1873, surgiu o Partido Republicano em São Paulo, como forma de oficializar todos os pensamentos pró-república da época. Mas quem eram as pessoas que queriam a República no Brasil? Elas, de fato, não formavam um grupo homogêneo e, por isso, se dividiam em 3 fatias diversas:
Os moderados e liberais: representados principalmente pela Oligarquia Paulista e a Mineira, ou seja, os grandes produtores de café. Desejavam um Estado mais Liberal, onde o mercado poderia atuar de forma autônoma;
E os revolucionários: Reunia camadas médias urbanas como jornalistas, intelectuais e estudantes. Era um grupo que desejava a participação popular nas tomadas de decisão.
Os membros desses 3 grupos perceberam que, sem unir forças, seria muito difícil conquistar a República no Brasil. Portanto, a união de civis com militares fez com que essa forma de governo fosse instaurada no país.
Aula sobre Proclamação da República
Antes de partir para as questões sobre a Proclamação da República, que tal conferir toda a aula da professora Ana sobre o tema?
Questões sobre Proclamação da República
Limite de tempo: 0
Sumário do Quiz
0 de 10 questões completadas
Perguntas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Information
.
Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.
Quiz is loading...
You must sign in or sign up to start the quiz.
Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:
Resultados
Seu tempo:
Acabou o tempo
Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)
Pontuação média
Sua pontuação
Categorias
Sem categoria0%
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Respondido
Revisão
Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
1 pontos
(UECE/2020)
A queda do império no Brasil não se deu apenas por uma causa, mas por um acúmulo de fatores. Analise os fatos apresentados a seguir e assinale o que NÃO corresponde a uma causa para o fim da monarquia no Brasil.
Correto
Parabéns! Avance para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Continue as questões para terminar os seus estudos!
Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
1 pontos
(Unifenas MG/2020)
Leia este trecho de reportagem publicado no jornal “Corsário”, de 28 de outubro de 1882.
Corre como certo a notícia da abdicação do nosso vovô na pessoa de sua filha, a Sra. Princesa D. Isabel. O nosso vovô, depois de ver que o povo brasileiro está farto de aturá-lo, quer bater asas e ir-se embora. Pois que vá! Mas não nos deixe aqui com o conde D’Eu. Pode levá-lo também. Ide, senhor, que cá rezarei por vós e bradarei: Viva a República!!!
Podemos considerar como fatores importantes para a crise do Império brasileiro e a proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, exceto
Correto
Parabéns! Avance para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Continue as questões para terminar os seus estudos!
Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
1 pontos
(PUC Campinas SP/2019)
Anda esquecido um forte romance, “Dona Guidinha do Poço”, de Manuel de Oliveira Paiva (1861-1892). O autor, jornalista cearense e combativo republicano, aluno que foi de Benjamin Constant na Escola Militar da Praia Vermelha, morreu cedo e seu romance teve um destino ingrato: publicados apenas seus primeiros capítulos numa revista do século XIX, só alcançou edição completa em livro em meados do século XX – já completamente desgarrado do Naturalismo que tão bem representou. Seu interesse hoje está, a meu ver, na singularidade da fazendeira Dona Guidinha, mulher de poder e empoderada, dona de personalidade acachapante e protagonista da história política de sua região cearense, qualidades que assumiu com radical coerência até o fim.
(Valdércio Coimbra, inédito)
A Escola Militar da Praia Vermelha foi um importante centro de difusão do republicanismo, ainda sob o regime monarquista, dada a influência de Benjamin Constant. Muitos alunos se converteram ao positivismo, doutrina filosófica importante no século XIX, caracterizada pela
Correto
Parabéns! Avance para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Continue as questões para terminar os seus estudos!
Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
1 pontos
(Unifenas MG/2019)
Em 1870 teve início a estruturação do movimento republicano no Brasil de uma forma vigorosa e organizada. O Manifesto Republicano declarava: “Somos a América e queremos ser americanos”. Em 1873 foi fundado o Partido Republicano, na Convenção de Itu, em São Paulo.
Podem ser considerados fatores importantes do movimento que levou à proclamação da República em 15 de novembro de 1889, exceto:
Correto
Parabéns! Avance para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Continue as questões para terminar os seus estudos!
Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
1 pontos
(Fac. Guanambi BA/2018)
Em 1889, mudou-se a forma de governo do Brasil. Essa mudança deveu-se mais às contradições vividas pelo governo do Império do que a um trabalho consciente dos apoiadores do regime republicano.
Com base na afirmação e nos conhecimentos sobre a crise do Império brasileiro e a implantação da República, é correto afirmar:
Correto
Parabéns! Avance para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Continue as questões para terminar os seus estudos!
Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
1 pontos
(UPE/2018)
Durante a segunda metade do século XIX, o Brasil viveu um período extremamente turbulento em sua História. Novos ideais emergiam diante de uma estrutura política, que não atendia aos interesses de um grupo, a nova burguesia urbana, que ascendia no cenário político da época, buscando representação e participação na vida política brasileira. Contudo, não encontravam espaço no sistema, que vigorava até então. A base de sustentação do Império – a monarquia monocultora e escravista – via-se, então, em processo de desestruturação, sendo alvo de pesadas críticas.
CARVALHO, Mariana Nunes de. Intelectuais, imprensa e a contestação ao regime monárquico. Fonte: http://www.encontro2008.rj.anpuh.org/resources/content/anais/1212976674_ARQUIVO_MARIANA-ANPUH-2008.pdf
Esse momento relatado propiciou várias contestações do sistema político brasileiro, as quais tinham entre suas bandeiras
Correto
Parabéns! Avance para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Continue as questões para terminar os seus estudos!
Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
1 pontos
(Fuvest SP/2017)
No Brasil, do mesmo modo que em muitos outros países latino-americanos, as décadas de 1870 e 1880 foram um período de reforma e de compromisso com as mudanças. De maneira geral, podemos dizer que tal movimento foi uma reação às novas realidades econômicas e sociais resultantes do desenvolvimento capitalista não só como fenômeno mundial mas também em suas manifestações especificamente brasileiras.
Emília Viotti da Costa, “Brasil: a era da reforma, 18701889”. In: Leslie Bethell, História da América Latina, v.5. São Paulo: Edusp, 2002. Adaptado.
A respeito das mudanças ocorridas na última década do Império do Brasil, cabe destacar a reforma
Correto
Parabéns! Avance para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Continue as questões para terminar os seus estudos!
Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
1 pontos
(ENEM MEC/2017)
O instituto popular, de acordo com o exame da razão, fez da figura do alferes Xavier o principal dos inconfidentes, e colocou os seus parceiros a meia ração de glória. Merecem, decerto, a nossa estima aqueles outros; eram patriotas. Mas o que se ofereceu a carregar com os pecadores de Israel, o que chorou de alegria quando viu comutada a pena de morte dos seus companheiros, pena que só ia ser executada nele, o enforcado, o esquartejado, o decapitado, esse tem de receber o prêmio na proporção do martírio, e ganhar por todos, visto que pagou por todos.
W ASSIS, M. Gazeta de Notícias, n. 114, 24 abr. 1892.
No processo de transição para a República, a narrativa machadiana sobre a Inconfidência Mineira associa
Correto
Parabéns! Avance para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Continue as questões para terminar os seus estudos!
Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
1 pontos
(UEL PR/2016)
O Positivismo desenvolveu-se no Brasil durante o II Império e foi defendido por políticos ilustres como Benjamin Constant, Júlio de Castilho, Teixeira Mendes, marcando fortemente os ideais republicanos que culminaram com a Proclamação da República, em 1889.
Com base nos conhecimentos sobre as influências positivistas no processo de transição do regime imperial para o republicano, considere as afirmativas a seguir.
I. Como expressão mais forte dessas mudanças, o pavilhão imperial adotou o lema positivista.
II. A ideia de uma democracia representativa levou à adoção do sistema do voto universal, o que permitia a acomodação das classes sociais.
III. A presença do ideário positivista destacou-se no setor militar, sobretudo entre os oficiais de alta patente.
IV. A formação de um governo de cunho autoritário caracterizou-se pela imposição da ordem através da força militar, na chamada República de Espadas.
Assinale a alternativa correta.
Correto
Parabéns! Avance para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Continue as questões para terminar os seus estudos!
Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
1 pontos
(UCS RS/2016)
Sobre o Movimento Republicano no Brasil, é correto afirmar que
Correto
Parabéns! Avance para a próxima questão.
Incorreto
Resposta incorreta. Continue as questões para terminar os seus estudos!
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.
Blog do Enem - Dicas e conteúdos gratuitos sobre Enem, Fies, Prouni, Sisu, Pronatec e Vestibular.
O Blog do Enem tem Apostilas Enem Gratuitas, Notas de Corte no Sisu, Critérios para Financiamentos pelo Fies, para Bolsas de Estudo pelo Prouni e pelo Pronatec, e ainda traz Dicas sobre o que mais cai nas provas e na Redação do Enem e no Vestibular.