Teste seus conhecimentos sobre racismo no Brasil com exercícios do Enem! São 10 questões com gabarito e um resumo para você estudar Sociologia!
A discriminação racial é um tema recorrente nas questões do Enem. O exame cobra dos candidatos conhecimentos tanto da trajetória histórica do racismo no Brasil quanto das demandas atuais do movimento negro. Por isso, trouxemos um resumo sobre o assunto e uma lista de questões sobre racismo para você testar seus conhecimentos.
Resumo sobre racismo no Brasil
O racismo consiste em teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia entre as raças, podendo ser também uma doutrina fundada sobre o “direito” de uma raça (considerada superior) de dominar outra. Infelizmente, apesar de ser um país multirracial, o Brasil é marcado pela forte discriminação e pela desigualdade social entre os vários grupos raciais.
Entre as formas de discriminação, podemos citar o racismo individual, o institucional e o estrutural.
- Racismo individual: proveniente de atitudes individuais, manifestado por meio de estereótipos e interesses pessoais.
- Racismo institucional: praticado cotidianamente por instituições que mantém a hegemonia de um grupo racial no poder. Está relacionado com as dinâmicas e práticas sociais.
- Racismo estrutural: é um processo que resulta na classificação da raça com base em uma hierarquia que considera aspectos culturais, físicos e biológicos.
O racismo estrutural é político e histórico. Isso significa que as instituições só atuam como atuam porque estão condicionadas a uma estrutura social que as precede. Em outras palavras, quando as instituições expressam racismo, expressam algo inerente à estrutura social.
Há várias pesquisas que demonstram manifestações do racismo estrutural no Brasil ao comparar dados da população negra com a branca. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), por exemplo, as taxas de analfabetismo são de 8,3% entre os brancos, 21% negros e 19,6% mulatos. Ou seja, o analfabetismo atinge os negros 2,5 vezes mais do que os brancos.
Também há uma grande diferença salarial. Os negros ganham, em média, 2,43 salários mínimos. Enquanto isso, os brancos ganham cerca de 5,25 salários mínimos. Sendo assim, podemos constatar que a renda média de uma pessoa branca é mais que o dobro de uma pessoa negra.
A taxa de encarceramento é outro dado que expõe as consequências do racismo estrutural em nossa sociedade. Isso porque uma pessoa negra tem 5,4 mais chances de estar na prisão do que uma pessoa branca.
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Para aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, confira o vídeo do canal do Curso Enem Gratuito:
Questões sobre racismo no Brasil
Por fim, confira como o tema é cobrado no Enem com nossa lista de questões sobre racismo:
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(ENEM MEC/2020/2ª Aplicação)
Em escala, o negro é o negro retinto, o mulato já é o pardo e como tal meio branco, e se a pele é um pouco mais clara, já passa a incorporar a comunidade branca. A forma desse racismo no Brasil decorre de uma situação em que a mestiçagem não é punida, mas louvada. Com efeito, as uniões inter-raciais, aqui, nunca foram tidas como crime ou pecado. Nós surgimos, efetivamente, do cruzamento de uns poucos brancos com multidões de mulheres índias e negras.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: formação e sentido do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 2004 (adaptado).
Considerando o argumento apresentado, a discriminação racial no Brasil tem como origem
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(ENEM MEC/2020/2ª Aplicação)
As canções dos escravos tornaram-se espetáculos em eventos sociais e religiosos organizados pelos senhores e chegaram a ser cantadas e representadas, ao longo do século XIX, de forma estereotipada e depreciativa, pelos blackfaces dos Estados Unidos e Cuba, e pelos teatros de revista do Brasil. As canções escravas, sob a forma de cakewalks ou lundus, despontavam frequentemente no promissor mercado de partituras musicais, nos salões, nos teatros e até mesmo na nascente indústria fonográfica — mas não necessariamente seus protagonistas negros. O mundo do entretenimento e dos empresários musicais atlânticos produziu atraentes diversões dançantes com base em gêneros e ritmos identificados com a população negra das Américas.
ABREU, M. O legado das canções escravas nos Estados Unidos e no Brasil: diálogos musicais no pós-abolição. Revista Brasileira de História, n. 69, jan.-jun. 2015.
A absorção de elementos da vivência escrava pela nascente indústria do lazer, como demonstrada no texto, caracteriza-se como
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ENEM MEC/2019)
A maior parte das agressões e manifestações discriminatórias contra as religiões de matrizes africanas ocorrem em locais públicos (57%). É na rua, na via pública, que tiveram lugar mais de 2/3 das agressões, geralmente em locais próximos às casas de culto dessas religiões. O transporte público também é apontado como um local em que os adeptos das religiões de matrizes africanas são discriminados, geralmente quando se encontram paramentados por conta dos preceitos religiosos.
REGO, L. F.; FONSECA, D. P. R.; GIACOMINI, S. M. Cartografia social de terreiros no Rio de Janeiro Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2014.
As práticas descritas no texto são incompatíveis com a dinâmica de uma sociedade laica e democrática porque
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(ENEM MEC/2017)
A luta contra o racismo, no Brasil, tomou um rumo contrário ao imaginário nacional e ao consenso científico, formado a partir dos anos 1930. Por um lado, o Movimento Negro Unificado, assim como as demais organizações negras, priorizaram em sua luta a desmistificação do credo da democracia racial, negando o caráter cordial das relações raciais e afirmando que, no Brasil, o racismo está entranhado nas relações sociais. O movimento aprofundou, por outro lado, sua política de construção de identidade racial, chamando de “negros” todos aqueles com alguma ascendência africana, e não apenas os “pretos”.
GUIMARÃES, A. S. A. Classes, raças e democracia. São Paulo: Editora 34, 2012.
A estratégia utilizada por esse movimento tinha como objetivo
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(ENEM MEC/2017)
TEXTO I
Frantz Fanon publicou pela primeira vez, em 1952, seu estudo sobre colonialismo e racismo, Pele negra, máscaras brancas. Ao dizer que “para o negro, há somente um destino” e que esse destino é branco, Fanon revelou que as aspirações de muitos povos colonizados foram formadas pelo pensamento colonial predominante.
BUCKINGHAM, W. et al. O livro da filosofia. São Paulo: Globo, 2011 (adaptado).
TEXTO II
Mesmo que não queiramos cobrar desses estabelecimentos (salões de beleza) uma eficácia política nos moldes tradicionais da militância, uma vez que são estabelecimentos comerciais e não entidades do movimento negro, o fato é que, ao se autodenominarem “étnicos” e se apregoarem como divulgadores de uma autoimagem positiva do negro em uma sociedade racista, os salões se colocam no cerne de uma luta política e ideológica.
GOMES, N. Corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. Disponível em: http://www.rizoma.ufsc.br. Acesso em: 13 fev. 2013.
Os textos apresentam uma mudança relevante na constituição identitária frente à discriminação racial. No Brasil, o desdobramento dessa mudança revela o(a)
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(ENEM MEC/2017)
O racismo institucional é a negação coletiva de uma organização em prestar serviços adequados para pessoas por causa de sua cor, cultura ou origem étnica. Pode estar associado a formas de preconceito inconsciente, desconsideração e reforço de estereótipos que colocam algumas pessoas em situações de desvantagem.
GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Penso, 2012 (adaptado).
O argumento apresentado no texto permite o questionamento de pressupostos de universalidade e justiça a institucionalização de políticas antirracismo. No Brasil, um exemplo desse tipo de política é a
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(ENEM MEC/2017)
Muitos países se caracterizam por terem populações multiétnicas. Com frequência, evoluíram desse modo ao longo de séculos. Outras sociedades se tornaram multiétnicas mais rapidamente, como resultado de políticas incentivando a migração, ou por conta de legados coloniais e imperiais.
GIDDENS, A. A Sociologia. Porto Alegre: Penso, 2012 (adaptado).
Do ponto de vista do funcionamento das democracias contemporâneas, o modelo de sociedade descrito demanda, simultaneamente,
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
(ENEM MEC/2016)
A demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, no que diz respeito à educação, passou a ser particularmente apoiada com a promulgação da Lei 10.639/2003, que alterou a Lei 9.394/1996, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação, 2005.
A alteração legal no Brasil contemporâneo descrita no texto é resultado do processo de
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
(ENEM MEC/2016)
O Movimento Negro Unificado (MNU) distingue-se do Teatro Experimental do Negro (TEN) por sua crítica ao discurso nacional hegemônico. Isto é, enquanto o TEN defende a plena integração simbólica dos negros na identidade nacional “híbrida”, o MNU condena qualquer tipo de assimilação, fazendo do combate à ideologia da democracia racial uma das suas principais bandeiras de luta, visto que, aos olhos desse movimento, a igualdade formal assegurada pela lei entre negros e brancos e a difusão do mito de que a sociedade brasileira não é racista teriam servido para sustentar, ideologicamente, a opressão racial.
COSTA, S. Dois Atlânticos: teoria social, antirracismo, cosmopolitismo. Belo Horizonte: UFMG, 2006 (adaptado).
No texto, são comparadas duas organizações do movimento negro brasileiro, criadas em diferentes contextos históricos: o TEN, em 1944, e o MNU, em 1978. Ao assumir uma postura divergente da do TEN, o MNU pretendia
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
(ENEM MEC/2015)
A população negra teve que enfrentar sozinha o desafio da ascensão social, e frequentemente procurou fazê-lo por rotas originais, como o esporte, a música e a dança. Esporte, sobretudo o futebol, música, sobretudo o samba, e dança, sobretudo o carnaval, foram os principais canais de ascensão social dos negros até recentemente. A libertação dos escravos não trouxe consigo a igualdade efetiva. Essa igualdade era afirmada nas leis, mas negada na prática. Ainda hoje, apesar das leis, aos privilégios e arrogâncias de poucos correspondem o desfavorecimento e a humilhação de muitos.
CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).
Em relação ao argumento de que no Brasil existe uma democracia racial, o autor demonstra que
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