Revisão de Química – Biodiesel: O combustível do futuro. Veja.

O Biodiesel é uma das alternativas de combustível 'ecologicamente correto'. Veja um pouco mais sobre um assunto muito discutido hoje em dia, e que pode cair no Enem nas questões de Química, Biologia, Ecologia, ou Atualidades. É isso mesmo, vamos estudar mais sobre o Biodiesel? Veja abaixo.

biodiesel é um biocombustível feito a partir de plantas (óleos vegetais) ou de animais (gordura animal) com a finalidade de substituir o óleo diesel em automóveis pesados como caminhões. Esses óleos (vegetais ou animais) são misturados com etanol (proveniente da cana-de-açúcar) ou metanol (pode ser obtido a partir da biomassa de madeiras). Ou seja, um combustível totalmente limpo, orgânico e renovável.

O Brasil se encontra em uma região geográfica muito privilegiada, pois é um país tropical, com muita luminosidade, com uma temperatura média anual e muitos recursos hídricos que originam as mais variadas espécies vegetais que podem ser usadas para a produção de biodiesel, como o óleo de girassol, de amendoim, de mamona, de soja, de milho, de dendê ou palma, entre outros.

Atualmente, a maior parte do biodiesel produzido pelo Brasil vem da soja. Apesar de a soja possuir um dos menores teores de óleo por peso, ela apresenta outras vantagens para o seu cultivo, como o rápido retorno de investimento, pois o objetivo principal de seu plantio é a obtenção de ração animal. Além disso, ela pode ser armazenada por longos períodos de tempo, tem crescimento relativamente rápido e seu uso não é restrito a climas quentes ou frios.

Se dividirmos as regiões do país teremos que os tipos de matérias-primas mais usadas para a produção do biodiesel em cada uma delas são:
  • Norte: palma (dendê) e babaçu;
  • Sul, sudeste e centro-oeste: soja, girassol e amendoim;
  • Nordeste: mamona.

Biodiesel

Quais são as vantagens e desvantagens do Biodiesel? O blog do Enem separou para você as principais.

Vantagens

Desvantagens

A queima gera baixos índices de poluição, não colaborando para o aquecimento global Se o consumo mundial for em larga escala, serão necessárias plantações em grandes áreas agrícolas.

Gera emprego e renda no campo, diminuindo o êxodo rural

Em países que não fiscalizam adequadamente seus recursos florestais, poderemos ter um alto grau de desmatamento de florestas para dar espaço à plantação de grãos.

Trata-se de uma fonte de energia renovável, dependendo da plantação de grãos oleoginosos no campo

Com o suo de grãos para a produção do biodiesel, poderemos ter o aumento no preço dos produtos derivados deste tipo de matéria-prima ou que os utilizam em alguma fase de produção. Ex: leite de soja, óleos, carne, rações para animais, ovos entre outros.
Deixa a economia dos países menos dependentes dos produtores de petróleo
Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a produção e o consumo de biodiesel pelo Brasil são umas das maiores do mundo, sendo que em 2010 a produção anual foi de 2,4 bilhões de litros e uma capacidade instalada, no mesmo ano, para cerca de 5,8 bilhões de litros.

Dica do Blog do Enem– Reveja também outro assunto de química que cai bastante nas provas dos vestibulares e do Enem que é Efeito estufa. Acesse o nosso blog do Enem e veja um super resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa?https://blogdoenem.com.br/quimica-efeito-estufa/

Saia na frente nas provas dos vestibulares de todo o Brasil e no Enem. Saiba mais sobre o Biodiesel! Assista ao vídeo da Embrapa Agroenergia e saiba tudo sobre esse combustível do futuro. Vai perder essa chance?

Desde 2006, roda pelas ruas do Rio de Janeiro o primeiro ônibus urbano brasileiro movido a biodiesel

Vamos revisar os combustíveis!

Veja esse vídeo da professora Larissa para o Curso Enem Gratuito, disponível no Youtube.

Dica4-Relembre outros assuntos de química acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.bre gabarite as questões de química nas provas dos vestibulares e do Enem
Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .
Encontrou algum erro? Avise-nos para que possamos corrigir.

Sisugapixel

Sisugapixel